sábado, 31 de janeiro de 2009

754 - STAR TREK, A NOVA GERAÇÃO, 5A TEMPORADA DISCO 3


STAR TREK, A NOVA GERAÇÃO, QUINTA TEMPORADA, DISCO 3 (STAR TREK, THE NEXT GENERATION, SEASON 5, 1991/1992) – o disco 3 tem dois episódios razoáveis: “Uma questão de tempo” e “Meu Herói”. No primeiro, um suposto viajante do futuro chega à Enterprise e levanta suspeitas entre a tripulação. No segundo, um menino sobrevivente de uma nave danificada estabelece uma relação simbiótica com Data. Num outro, os pais adotivos de Worf o convencem a ficar com seu filho Alexander, que tem vários problemas de adaptação à rotina da nave.

753 - STAR TREK, A NOVA GERAÇÃO, 5A. TEMPORADA, DISCO 2


STAR TREK, A NOVA GERAÇÃO, QUINTA TEMPORADA, DISCO 2 (STAR TREK, THE NEXT GENERATION, SEASON 5, 1991/1992) – esse segundo disco tem como ponto alto um episódio (“Unificação”) em duas partes com a participação de Spock, que resolve desertar para o Império Romulano, o que obriga Picard e Data a viajar disfarçados de Volcanos a Romulus para descobrir o que aconteceu. No primeiro episódio, “Desastre”, uma fatalidade com a Enterprise, coloca Troi no comando da nave. Essa situação inesperada rende uma boa história. O outro episódio, “Jogo”, é um dos piores da série.

752 - STAR TREK, A NOVA GERAÇÃO, QUINTA TEMPORADA, DISCO 1 (STAR TREK, THE NEXT GENERATION, SEASON 5,


STAR TREK, A NOVA GERAÇÃO, QUINTA TEMPORADA, DISCO 1 (STAR TREK, THE NEXT GENERATION, SEASON 5, 1991/1992) – dos quatro discos da quinta temporada, esse me pareceu o menos interessante. O melhor, talvez, seja o segundo episódio, Darmok, no qual Picard vai a um planeta hostil para duelar com um alienígena cuja língua parece ser uma barreira impossível de transpor. A história apresenta aspectos lingüísticos, com ênfase no discurso metafórico.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

751 - AEONFLUX


AEONFLUX (USA 2005) - Aeon Flux é a história de uma bela assassina (Charlize Theron, 07 de agosto de 1975) enviada para matar o líder de uma sociedade distópica que contém o que restou da humanidade no futuro. Apesar de o roteiro ser um derivado de muitos outros filmes de ficção científica, o filme é bem razoável, principalmente por causa de Charlize (está linda, como sempre) e pela inusitada fotografia psicodélica e pelo ritmo intenso. No mais, Aeonflux é mais uma fantasia futurística do que um exercício de ficção científica cinematográfica, justamente porque se leva a sério demais. A produção havia, primeiramente, planejado usar Brasília como locação, mas desistiu por causa de problemas logísticos.

750 - O TIRO QUE NÃO SAIU PELA CULATRA


O TIRO QUE NÃO SAIU PELA CULATRA (PARENTHOOD, USA 1989) – de Ron Howard. Eis um filme que vai se tornando um clássico, na medida em que você vai ficando mais velho. Ou seja: dependendo da sua fase de vida, você pode ter várias leituras da história. É uma comédia, mas também pode ser vista como um drama envolvendo os diversos estágios existenciais, através das relações familiares. O elenco é excepcional: Steve Martin, Mary Steenburgen, Jason Robards, o sumido Tom Hulce, Dianne Wiest, Keanu Reeves, e Joaquin Phoenix, ainda menino. Atenção para o personagem da talentosíssima Dianne Wiest, um primor de dramaticidade. Acredito que não há como não nos reconhecermos em muitas situações do filme, mesmo que indiretamente.O título em português é um equívoco inexplicável.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

749 - BRASÍLIA 18%


BRASÍLIA 18% (BRASIL, 2005) – de Nelson Pereira dos Santos. Olavo Bilac (Carlos Alberto Riccelli) é um renomado médico legista, que trabalha em Los Angeles. Bilac é convidado pelo Instituto Médico Legal de Brasília a dar seu parecer na perícia de identificação de uma ossada, que supostamente pertence à jovem economista Eugênia Câmara (Karine Carvalho), desaparecida há meses. A decisão de Bilac é cercada de expectativa, já que se for constatado que a ossada é de Eugênia isto significa que ela foi morta por seu namorado, o cineasta Augusto dos Anjos (Michel Melamed), que foi a última pessoa a vê-la antes de seu desaparecimento. Entretanto há interesses para que Augusto permaneça na cadeia, devido a acusações por ele feitas a políticos. É quando, em meio às pesquisas através de fotos, vídeos e de comentários contraditórios, Bilac termina se apaixonando por Eugênia. O título Brasília 18% é uma referência à baixa taxa de umidade da cidade e também ao número de filmes de ficção feitos pelo diretor Nélson Pereira dos Santos.

748 - UM MUNDO PERFEITO


UM MUNDO PERFEITO (A PERFECT WORLD, USA 1993) – de Clint Eastwood. Um garoto de oito anos, Philip (T.J. Lowther) desenvolve profunda amizade com seu seqüestrador, Butch Haynes (Kevin Costner), um perigoso criminoso perseguido pelo chefe de polícia do Texas, Chefe Red Garnett (Clint Eastwood). A partir daí, a direção de Clint Eastwood constrói um delicado resgate de valores e emoções, numa relação que vai além dos clichês que se esperaria de um filme com essas características. É também um road movie, durante o qual Butch se encarrega de dar liberdade às emoções de Philip que, por sua vez, apenas reage com expressões faciais. Grande exemplo de ótima atuação dos dois atores. Possivelmente, o melhor elemento do filme. Especialmente interessante é o fato de o menino sonhar com uma fantasia de Gasparzinho, que ele eventualmente consegue durante a viagem, num claro contraponto com a dramaticidade da situação.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

747 - PERGUNTE AO PÓ


PERGUNTE AO PÓ (ASK THE DUST, USA 2006) – eis um belo filme que teve menos prestígio do que realmente merecia. Roteirista de Uma Rajada de Balas e de Chinatown, Robert Towne dirige essa história baseada no livro homônimo do escritor John Fante (1909 – 1983): o jovem Arturo Bandini (Colin Farrel), com aspirações literárias, que começa a enfrentar dificuldades ao se apaixonar a bela e problemática Camilla (Salma Hayek). No entanto, o principal personagem dessa história é a empoeirada e hostil cidade de Los Angeles dos anos 30, que dá o tom “noir” desta atração que não recebeu a devida atenção quando exibida nos cinemas.

746 - UM LUGAR PARA RECOMEÇAR


UM LUGAR PARA RECOMEÇAR (AN UNFINISHED LIFE, USA/ALEMANHA 2005) – este filme do sueco Lasse Hallström proporciona uma parceria inédita entre Morgan Freeman – no seu habitual papel de amigo e conselheiro – e Robert Redford, como um rancheiro amargo e taciturno, que não diferiu a morte do único filho num acidente de carro e que se vê obrigado a dar abrigo à nora (Jennifer Lopez) e à neta (a promissora Becca Gardner). Redford está magistral, assim como Freeman, e os dois fazem o filme valer a pena. Claro que Jennifer se esforça, mas seus poucos recursos dramáticos ficam evidentes diante desses dois gigantes.

745 - BORAT


BORAT: O SEGUNDO MELHOR REPÓRTER DO GLORIOSO PAÍS CAZAQUISTÃO VIAJA À AMÉRICA (BORAT..., USA 2006) – Borat Sagdiyev (Sasha Baron Cohen), um jornalista de TV da ex-URSS, vai aos Estados Unidos para fazer um documentário, mas abandona a obrigação quando assiste a um episódio de Baywatch e se apaixonar pela, acha ele, virginal Pámela Anderson. A partir daí, o que temos é uma longa pegadinha, com americanos revelando as entranhas de seus preconceitos, através de câmeras escondidas. Este falso documentário mistura humor gastrintestinal e cenas autênticas que, como espetáculo cinematográfico, valem muito pouco. No entanto, as imagens e a cara de pau de Sasha contribuem para uma olhada crítica em comportamentos universalmente incômodos.

744 - CAVALEIROS DO AR


CAVALEIROS DO AR (CHEVALIERS DU CIEL, FRANÇA 2005) – com geniais cenas de ação, esta produção francesa é muito melhor do que qualquer outro filme do gênero. As espetaculares cenas aéreas, todas feitas na raça, sem ajuda de computação gráfica, são acentuadas pelo ótimo uso do cenário natural europeu. O título meio brega não atrapalha a história empolgante dos dois pilotos da força aérea francesa que acabam descobrindo um plano terrorista que implica a graduação de pilotos da aviação civil para a militar. Belos aviões (incluindo aí as pilotas, claro), cenas vertiginosas, surpresas e umas pitadas de humor fazem desta versão francesa de Top Gun um filmaço que não se pode perder.

743 - ANTES DE PARTIR


ANTES DE PARTIR (THE BUCKET’S LIST, USA 2007) – com Jack Nicholson e Morgan Freeman. A fórmula é infalível: dois excelentes atores, boas deixas para situações cômicas e chances para lágrimas, além de um diretor tarimbado, Rob Reiner. Assim como se tem filmes de autor, aqui temos um filme de atores, as feras em questão: Nicholson e Freeman. Por mais inverossímil que o roteiro possa ser, não há desculpa para não se emocionar com a história de dois doentes terminais que, ao se tornarem amigos no hospital, se lançam numa viagem pelo mundo, como se não houvesse amanhã, conforme dizem os americanos.

742 - NOVA YORK SITIADA


NOVA YORK SITIADA (THE SIEGE, USA 1998) – revisto agora, depois dos atentados de 11 de setembro, o filme se reveste de um tom profético, pois trata exatamente de ameaças de terrorismo em Nova York, que provocam paranóia e extremismo. Denzel Washington é o detetive que procura investigar as ações com bom senso e prudência. Acaba batendo de frente com um oficial graúdo do exército (Bruce Willis), mais chegado a medidas violentas e radicais. Papel pequeno para o talento de Annette Bening.

741 - O CAVALEIRO DAS TREVAS


O CAVALEIRO DAS TREVAS (THE DARK KNIGHT, USA 2008) – de Christopher Nolan. Esta seqüência de Batman Begins se caracteriza muito mais pelas atuações do excelente elenco do que pela frenética pirotecnia dos efeitos especiais. O clima pesa nesta produção tragicamente marcada pela morte de Heath Ledger, em janeiro deste ano. Seu Coringa tem toda a amargura e crueldade que se espera de um vilão enlouquecido e Ledger se esmera ao compor o personagem com uma voz angustiante e trejeitos esquizofrênicos. Christian Bale continua sendo o melhor Batman do cinema, mas a dupla romântica com Maggie Gyllenhaal não funciona. Excepcionais continuam Michael Caine, como Alfred, e Morgan Freeman, como Lucius Fox e Gary Oldman, como o Comissário Gordon.

740 - WALL.E


WALL.E (USA, 2008) – direção de Andrew Stanton. Essa animação da Pixar mistura Woody Allen, Chaplin e Buster Keaton, num movimento nervoso de câmera que dá vida às imagens geradas por computador. Wall.E é um robô inventado pelos homens para compactar o lixo produzido pelos humanos. Acontece que, há 700 anos, a Terra virou um lixão inabitável por causa de uma hecatombe ecológica. Em função disso, a população fugiu para o espaço numa espaçonave gigantesca, filosoficamente chamada de Axiom. Por aqui, só restou ferro-velho, uma barata e Wall.E, que cumpre sua rotina de recolher lixo até a chegada de Eve, uma robô charmosa e inteiramente focada na sua missão de descobrir se os homens já podem voltar à Terra. Então, Wall.E se apaixona por ela, numa das seqüências mais delicadas do filme que, apesar de sua mensagem ecológica e politicamente correta, possui uma leveza que galvaniza a atenção de crianças e adultos.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

739 - OS FUGITIVOS


OS FUGITIVOS (LONELY HEARTS, USA 2006) – John Travolta e James Gandolfini são dois detetives que procuram um casal (Jared Leto e Salma Hayek) que dão golpes em viúvas de guerra que receberam indenizações e mulheres solteiras com dinheiro na poupança. Leto é Raymond Fernandez, que se apresenta como um latin lover, seduzindo as mulheres até roubá-las e matá-las impiedosamente, com a ajuda de Martha (Hayek, 02 de setembro de 1966), que se passa como sua irmã. Excelente atuação de Travolta, assim como de Gandolfini, mas o destaque vai mesmo para Salma Hayek e sua assustadora femme fatale perfeitamente ajustada neste filme noir – provavelmente sua melhor atuação em sua carreira nos EUA. Leto não convence muito como sedutor, mas como o filme é muito bom (roteiro, trilha sonora, direção), seu personagem evolui naturalmente.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

738 - ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA


ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA (MEET THE FOCKERS, USA 2004) – desta vez, os pais de Pam vão conhecer os de Greg (Ben Stiller, 30 de novembro de 1965), depois de uma viagem de motorhome até Miami. Quem viu o primeiro filme já pode esperar o que acontece neste aqui: o choque de comportamento entre a família da noiva, conservadora e quadrada e a do noivo, desinibida e liberal. No meio disso tudo, um confronto de dois dos melhores atores de todos os tempos: Robert De Niro (17 de agosto de 1943) e Dustin Hoffman (08 de agosto de 1937). Este último se sai melhor no clima de comédia e é responsável pelas melhores cenas do filme, juntamente com Barbra Streisand (24 de abril de 1942), os pais bicho-grilo do noivo.

737 - STAR TREK, A NOVA GERAÇÃO, QUINTA TEMPORADA


STAR TREK, A NOVA GERAÇÃO, QUINTA TEMPORADA, DISCO 4 (STAR TREK, THE NEXT GENERATION, SEASON 5, 1991/1992) – quatro episódios muito bons: Perfeição – uma sociedade planejada geneticamente para ser perfeita é ameaçada pela missão da Enterprise; Esquecimento – após ser sondada por uma nave alienígena, a tripulação da Enterprise descobre que suas memórias foram apagadas e que rumam em uma rota de colisão para uma guerra genocida; Jogo de Poder – Troi, Data e O’Brien são possuídos por espíritos de uma nave da Frota Estelar que desapareceu naquela região do espaço há 200 anos; Ética – paralisado da cintura para baixo, Worf recusa tratamento médico e reivindica seu direito ao suicídio, comprometendo sua amizade com Riker (Jonathan Frakes, 19 de agosto de 1952). A série continua tendo como seu ponto forte a discussão de idéias, a preservação de valores e da ética, a valorização da vida, humana ou alienígena, o entendimento entre os povos e o desenvolvimento do caráter juntamente com o científico. Patrick Stewart (13 de julho de 1940) está perfeito como o sensato Capitão Jean-Luc Picard e é a cara da nova série. Marina Sirtis (29 de março de 1955), a Conselheira Deanna Troi, é a sensitiva do grupo, o que é interessante numa série com fundo tecnológico. Brent Spiner (02 de fevereiro de 1949), o andróide Data, e Michael Dorn (09 de dezembro de 1952), o Tenente Worf, também têm papéis de destaque em todas as temporadas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

736 - MARCELLO, DOCE VIDA


MARCELLO, DOCE VIDA (MARCELLO, UNA VITA DOLCE, ITÁLIA 2006) – documentário sobre a vida e a obra de Marcello Mastroianni (28 de setembro de 1924 – 19 de dezembro de 1996), através de depoimentos dele próprio, de amigos, atores e diretores. Ficamos sabendo, depois de assistir ao filme, da fascinação que Marcello tinha por sapatos. Emocionantes os depoimentos de suas filhas, Bárbara e Chiara, a última extremamente parecida com o pai.

735 - FILHOS DA ESPERANÇA


FILHOS DA ESPERANÇA (CHILDREN OF MEN, USA 2006) – de Alfonso Cuarón, que já dirigiu um filme de Harry Potter (O Prisioneiro de Azkaban, 2004. em 2027, num mundo caótico no qual os humanos não mais podem procriar, um ex-ativista, Theo (Clive Owen, 03 de outubro de 1962) concorda em ajudar uma mulher miraculosamente grávida a um santuário no mar, onde o nascimento de seu filho pode ajudar os cientistas a salvar o futuro da humanidade. Há diversas referências bíblicas, a começar pelo título em inglês: o nome do personagem de Owen (teo, em grego, significa “Deus”), a chegada de um recém-nascido que pode salvar o mundo da desgraça, o conflito entre povos, etc. Owen, mais uma vez, está estupendo no papel. Com a ação se passando na Grã-Bretanha, o diretor expõe um futuro distópico, no qual quase duas décadas de infertilidade humana fez o mundo ter menos de 100 anos de vida. O colapso social, o terrorismo e a destruição ambiental corroboram o final trágico que se aproxima. Em meio a esse caos, a Inglaterra – talvez o último governo atuante – enfrenta uma luta contra a invasão de imigrantes ilegais que lá procuram um santuário. Julianne Moore e Michael Caine também no elenco.

domingo, 11 de janeiro de 2009

734 - PSICOPATA AMERICANO


PSICOPATA AMERICANO (AMERICAN PSYCHO, USA 2000) – Patrick Bateman (Christian Bale, 30 de janeiro de 1974) é um jovem e rico executivo da Wall Street, vaidoso ao extremo, materialista e bem sucedido, que se transforma num cruel assassino à noite. Uma das pistas que o filme dá é o metódico processo de maquiagem a que Bateman se submete antes de sair de casa, à guisa de cuidar da aparência. Essa “máscara” cosmética se repete nas expressões faciais de Bateman ao cometer seus crimes ou ao ser extremamente cruel e rude com as pessoas que o cercam, inclusive com sua noiva (Reese Whiterspoon, 22 de março de 1976) e com a secretária particular (Chloë Sevigny, 18 de novembro de 1974). Portanto, “Psicopata Americano” não é um filme só sobre a violência física, mas, sobretudo, sobre a brutalidade do conflito interno daqueles que têm múltiplas personalidades.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

733 - ALIENS VS PREDADOR 2


ALIENS VS PREDADOR 2 (ALIENS VS PREDATOR 2, USA) – esse filme conseguiu ser muito pior do que o primeiro. Para começar, a ação se passa quase sempre no escuro, a ponto de não sabermos o que está acontecendo. Maurice tinha razão – só fugindo mesmo. Um roteiro que concebe uma criatura híbrida entre Aliens e Predador, à solta numa cidadezinha do Colorado, caçada por um Predador-exterminador só pode ter saído de uma mente gravemente enferma, convenhamos. Tudo muito ruim, mal dá para comentar. Melhor arrancar as próprias amígdalas com um garfo enferrujado.

732 - VIAGEM AO CENTRO DA TERRA


VIAGEM AO CENTRO DA TERRA (JOURNEY TO THE CENTER OF THE EARTH, USA 2008) – canoa furada. Na tentativa de encontrar o irmão, uma cientista (Brendan Fraser, 03 de dezembro de 1968), seu sobrinho e uma guia de montanhas acabam encontrando o caminho para o centro da Terra. Pois bem, o filme é péssimo, uma agressão ao livro de Julio Verne. Não bastasse o pífio roteiro adaptado, os efeitos são constrangedores – muito melhor ficar com o original de 1959, com Pat Boone e James Mason.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

731 - CORPO EM EVIDÊNCIA


CORPO EM EVIDÊNCIA (BODY OF EVIDENCE, USA 1992) - o diretor alemão Uli Edel parece ter usado como parâmetro clássicos de filmes de tribunal, como Anatomia de um Crime (de Otto Preminger) e Testemunha de Acusação (de Billy Wilder), para dar corpo a esta história, no mínimo, provocativa: a proprietária de uma galeria (Madonna) é acusada de matar o amante milionário usando sua energia sexual como arma. Cardíaco, ele é encontrado morto com resíduos de cocaína no corpo. No meio disso tudo, aparece uma fita de vídeo contendo cenas de sexo selvagem do casal. Um famoso advogado (Williem Dafoe), até então fiel à esposa (Julianne Moore), é contratado para defendê-la. A boa atuação de Madonna, além da dos pesos pesados Dafoe, Anne Archer, Moore e Joe Mantegna conferem ao filme um interesse razoável

730 - FLASH GORDON E OS SOLDADOS DO ESPAÇO - VOLUME 2


FLASH GORDON – SOLDADOS DO ESPAÇO, VOLUME 2 (USA, 1936) - Buster Crabbe (17 de fevereiro de 1907 – 23 de abril de 1983) was a big, good-looking guy who could act. The Flash Gordon serials of the 1930s used several big guys (most of whom really weren't actors) to bring to life the characters of a serialized cartoon. This is the first series, and, some of the experts believe it is the best. I am not an expert on Flash Gordon or serials, but I know what I like, and this serial was more entertaining and enjoyable than other classics like Radar Men on the Moon and The Phantom Creeps. Flash starts out as a young man on a plane who is preoccupied about the planet which is about to slam into the earth, destroying everything, and the very pretty girl sitting next to him (Jean Rogers). The passengers bail out and the plane crashes. Flash saves the girl and lands near a rocket ship designed to solve the interplanetary problem by a seemingly deranged but very brilliant scientist (Frank Shannon). And the adventures have just begun. As the serial progresses, we meet Ming the Merciless - self-proclaimed Emperor of the Universe; an enormous jovial winged king with the attention span of a chickadee; an honorable and huge prince clad in Roman armor with a sword and a fleet of rocket ships; a conniving princess who wants to possess Flash, a despicable high priest, and a tribe of enslaved space hippies who Flash will eventually inspire to great deeds. Some of the dialog is predictably corny, but overall, the stories are cleverly plotted, well edited and very well directed. The special effects are good for their time, and the costuming is terrific. There is a lot of action and a lot of dialog. Most of the acting is surprisingly good, but there are a few glaringly bad exceptions. These little problems don't really reduce the entertainment value of the films however. There are no great philosophical points you can take home from these films, but they do exactly what they were intended to do quite well - they entertain and stimulate the imagination.

729 - THE CURSE OF THE DRAGON


CURSE OF THE DRAGON (USA, 1993) – documentário sobre Bruce Lee, com excelentes depoimentos de seus ex-alunos famosos, como Kareem Abdul-Jabbar, Chuck Norris, James Coburn, entre outros. A carreira meteórica de Lee, seus filmes, o auto-exílio para Hong Kong, o sonho de ser um astro internacional até sua morte prematura – está tudo lá, numa formato enxuto e direto que vale a pena ver e rever.