terça-feira, 31 de março de 2009

768 - JORNADA NAS ESTRELAS, SEXTA TEMPORADA, DISCO 2


JORNADA NAS ESTRELAS, SEXTA TEMPORADA, DISCO 2 – há dois episódios legais: “Segunda infância”, no qual Picard, Ro e Guinan são transformados em crianças de 12 anos de idade, durante um mal funcionamento do transporte da Enterprise; e “Por um punhado de Datas”, sobre uma aventura no holodeck com Worf e seu filho Alexander.

767 - JORNADA NAS ESTRELAS, A NOVA GERAÇÃO, SEXTA TEMPORADA, DISCO 1


JORNADA NAS ESTRELAS, SEXTA TEMPORADA, DISCO 1 – dos quatro episódios, o mais interessante é o quarto, “Relíquias”, no qual a tripulação da Enterprise descobre Scotty (James Doohan, 03 de março de 1920 – 20 de julho de 2005), o engenheiro-chefe do Capitão Kirk. Scotty relembra os velhos tempos com Kirk e faz comparações com os avanços tecnológicos da Enterprise atual.

quinta-feira, 26 de março de 2009

766 - COISAS QUE PERDEMOS PELO CAMINHO


coisas que perdemos pelo caminho (things we lost in the fire, usa 2007) – drama com Hale Berry e Benicio Del Toro. Depois da morte de Bryan (David Duchovny), sua viúva, Aldrey (Berry, 14 de agosto de 1966), passa a conviver com o melhor amigo dele (De Toro, 19 de fevereiro de 1967, Porto Rico), cujo estilo de vida desregrado, totalmente diferente de Dan, provoca profundas modificações na vida da família que, assim, aprende a conviver melhor com a perda. História um pouco arrastada demais que acaba prejudicando a atuação de Hale Berry, mas que dá chance a Del Toro mostrar razoáveis recursos dramáticos. O título, em português, foi o que me chamou a atenção para o filme, embora o em inglês faça mais sentido depois que se conhece a história. Direção de Susane Bier.

quarta-feira, 25 de março de 2009

765 - ESPÍRITOS 2


ESPÍRITOS 2 (ALONE, TAILÂNDIA 2006) - Pim mudou-se para Coréia e espera dar início a uma nova vida ao lado de seu marido. Entretanto, a doença de sua mãe faz com que ela tenha de voltar à Tailândia. Lá ela passa a ter estranhas sensações e a ser aterrorizada pelo espírito de sua irmã siamesa, já morta. Apesar do título brasileiro, a única referência deste filme com Espíritos - A Morte Está ao seu Lado (2004) é que ambos tiveram os mesmos diretores. No mais, é aquilo que já se sabe: menininha morta volta do além para dar sustos numa pessoa em quem ninguém acredita. No entanto, este filme mostra um twist que faz valer a pena.

segunda-feira, 9 de março de 2009

764 - O ASSASSINO


O ASSASSINO (BLIND HORIZON, USA 2003) – Frank (Val Kilmer) aparece, no início do filme, ferido à bala e sem memória, perto de uma cidadezinha no interior dos EUA. A única pista é a suspeita que Frank tem de que o presidente dos EUA vai sofrer um atentado quando passar pela cidade. Faye Dunaway tem um papel pequeno. A história não tem muita originalidade. No elenco, Sam Shepard, Neve Campbel e Amy Smart.

domingo, 8 de março de 2009

763 - DE VENTO EM POPA


DE VENTO EM POPA (BRASIL, 1957) – de Carlos Manga. Oscarito e Sonia Mamede estão num navio que chega ao Brasil com Cyl Farney, rapaz rico mandado para o exterior para estudar energia atômica. No entanto, ele só queria saber de música e de abrir uma boate quando chegasse ao Brasil, coisa que contrariaria o desejo de seu pai. Confusões típicas das chanchadas que, neste filme em especial, ganham um molho diferente em função das antológicas cenas de Oscarito, particularmente a que ele interpreta Elvis Presley. Dóris Monteiro faz o par romântico de Farney com surpreendente atuação.

762 - A OUTRA FACE DA RAIVA


A OUTRA FACE DA RAIVA (THE UPSIDE OF ANGER, USA/INGLATERRA, 2005) – Terry (Joan Allen) acabou de ser largada pelo marido e está furiosa. A raiva a vai consumindo lentamente, acompanhada com generosas doses de vodca. Mãe de quatro filhas e sem saber qual rumo tomar na vida, ela acaba se aproximando de Denny (Kevin Costner), outro amigo da garrafa por absoluta falta do que fazer. Unidos a princípio pelo álcool, e depois por empatia, eles acabam descobrindo serem muito mais do que companheiros de carraspana. O final arrumadinho demais quebra um pouco o ineditismo da história, mas vale a pena conferir.

sexta-feira, 6 de março de 2009

761 - AWAKE - A VIDA POR UM FIO


AWAKE, A VIDA POR UM FIO (AWAKE, USA 2007) – quem vê cara não vê coração. Aí está um filme que mexe com o coração da gente: jovem milionário (Hayden Christensen) vai ser operado por seu melhor amigo
(Terrence Howard), na noite em que casa com a namorada (Jéssica Alba), contra a vontade de sua mãe (Lena Olin). Bem, a partir daí, espere o inesperado. Nada de excepcional – apenas um ótimo filme para se ver numa sexta-feira à noite, repleto de sustos, surpresas, reviravoltas e, claro, a beleza de Jéssica Alba. Por outro lado, a história, muito bem engendrada, aponta para várias direções, sendo as mais interessantes, na minha opinião, a influência da dramaturgia de Shakespeare e a abordagem bíblica do personagem principal, Clay, que, em inglês, quer dizer barro, matéria-prima da humanidade, segundo os livros.