segunda-feira, 31 de agosto de 2009

802 - A ÚLTIMA LEGIÃO


A ÚLTIM A LEGIÃO (THE LAST LEGION, UK, ITÁLIA, FRANÇA, TUNÍSIA, 2007) – o filme conta a origem de Excalibur (a espada, não o restaurante), a partir da infância de Romulus (Thomas Sangster, o menino órfão de “Simplesmente Amor”) que, depois do assassinato de seus pais, junta-se a uma legião de romanos, liderados por Aurelius (Colin Firth). Não é um grande filme, mas a fotografia se salva, apesar de algumas escolhas equivocadas para os personagens-chave. Por exemplo, Colin Firth está claramente desconfortável como Aurelius, e Ben Kingsley faz um Ambrosious/Merlin que parece perdido na história. A estrela bollywoodiana, Aishwarya Raí Bachchan, apenas enfeita o cenário, como se vê claramente na foto aí do lado (clique em cima).

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

801 - FOG CITY MAVERICKS


Fog city mavericks (USA 2007) - documentário sobre os cineastas radicados em São Francisco, onde criaram um movimento independente dos padrões de Hollywood. Francis Ford Coppola, George Lucas, Clint Estwood, Philip Kaufman, entre outros, falam sobre a sua insatisfação com o controle que os estúdios de Hollywood querem exercer sobre os diretores e de como conseguiram ter voz própria, longe das engrenagens da indústria do cinemão clássico. Há uma parte sobre a produção de O Poderoso Chefão, na qual Coppola confessa que estava individado e, por isso, aceitou dirigir o filme. Em outra sequência, George Lucas fala da sua união com Steve Jobs para criar a Pixar. Ainda podemos ver uma ótima entrevista com Clint Eastwood.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

800 - GARRINCHA, A ALEGRIA DO POVO


GARRINCHA, A ALEGRIA DO POVO (BRASIL, 1962) – de Joaquim Pedro de Andrade. Documentário com a trajetória de Garrincha, com imagens raras dos treinos e de jogos da seleção. É curioso ouvir as narrações esportivas da época. O filme alterna imagens de Garrincha em ação no Botafogo e na Seleção Brasileira, com algumas cenas do cotidiano, a rotina de treinos no Botafogo e a preparação do time para entrar em campo (com aparições dos jogadores da época, como Zagallo, Jairzinho e o goleiro Manga). Garrincha aparece comprando discos na cidade do Rio e depois dançando ao som deles com algumas das suas sete filhas na época ou passeando na sua terra natal, em Pau Grande, distrito de Magé (RJ). Acompanhando as imagens, o narrador Heron Domingues conta fatos sobre a vida do jogador, como o dele morar em uma casa cedida pela industria de tecidos no qual Garrincha e toda a comunidade de Pau-Grande trabalhara ou trabalha. Garrincha é descrito como tendo sido um mau operário, que conseguia dormir mesmo com o barulho das máquinas, mas que não era despedido porque nos fins-de-semana era o destaque nos jogos do time de futebol da fábrica. A narração enfatiza também a história de que Garrincha só soube que suas pernas eram tortas ao ler sobre isso nos jornais. Com rápidos depoimentos de Garrincha sobre a fama que conquistou, e do médico que descreve a anormalidade no seu joelho, o grande destaque do documentário são as cenas clássicas do craque em campo, seus dribles desconcertantes e seus belos gols defendendo o Botafogo e a Seleção Brasileira de Futebol nos Mundiais. Foi o primeiro documentário brasileiro sobre um esportista.

799 - A CAÇADA


A CAÇADA(THE HUNTING PARTY, USA 2008) – Richard Gere é Simon Hunt, um desacreditado correspondente de guerra que, junto com um cameramen e um repórter iniciante, vai atrás do maior criminoso de guerra da Bósnia, por causa de uma recompensa de 5 milhões de dólares. O grupo acaba sendo confundido com agentes da CIA. Algumas reflexões sobre o papel do jornalismo e a interferência militar americana no centro-leste europeu.

798 - OS MAIORAIS


OS MAIORAIS (THE MOGULS, USA 2005) – não dá para perder um filme em que Ted Danson (29 de dezembro de 1947) faz um gay. Por isso, assisti ao filme que também tem Jeff Bridges (04 de dezembro de 1949) liderando um grupo de meia-idade que, em virtude da lastimável situação financeira, decide fazer um filme pornô só com amadores, na pequena cidade em que vivem. A comédia tem bons momentos e só. Atenção a Joe Pantoliano e William Fichtner.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

797 - AGENTE 86


AGENTE 86 (GET SMART, USA 2008) – é claro que ninguém mais do que Steve Carell (16 de agosto de 1962) para fazer o Maxwell Smart de Don Adams, pelo menos aparentemente. Carell tem o physique de role do personagem, a mesma voz fina e aquele ar apalermado do agente 86. Acontece que a versão aqui não funciona. O filme fica a meio caminho da sátira aos agentes secretos e bem longe da comédia. O Smart de Carell é apenas uma repetição dos personagens que ele tem feito ultimamente: uma contrafação do humor a que se propõe. O que é uma pena, pois Steve Carell é excelente, como se pode constatar no papel de âncora de um telejornal em “O Todo-Poderoso”, com Jim Carrey. Anne Hathaway faz uma bela 99, mas não consegue dar o contraponto necessário para que as gags funcionem, como acontecia com Bárbara Feldon. Quem não viveu a série original pode até gostar.

796 - AS DUAS FACES DE UM CRIME


AS DUAS FACES DE UM CRIME (PRIMAL FEAR, USA 1996) – de Gregory Hoblit. Richard Gere (31 de agosto de 1949) faz, aqui, um advogado cheio de si que, em cobrar honorários, decide defender um rapaz (o ótimo Edward Norton, na sua estreia no cinema) acusado de assassinar um padre sob cuja custódia vivia, em Chicago. O caso fica ainda mais complicado quando o rapaz revela que poderia ter havido uma terceira pessoa na cena do crime. Bom thriller de tribunal, com excelentes atuações de Gere e do supracitado Norton (18 de agosto de 1969). Laura Linney é uma advogada, caso antigo do personagem de Gere. Miranda deve gostar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

795 - A CASA DA MÃE JOANA


A CASA DA MÃE JOANA (BRASIL, 2008) – de Hugo Carvana. Três amigos que nunca trabalharam na vida têm agora que se virar para pagar a hipoteca do apartamento em que moram, em Copacabana. A intenção, creio, era fazer uma comédia de costumes, ao estilo daquelas que fizeram fama na década de 60 e 70, mas o resultado aqui chega a ser constrangedor, comprometendo atores com carreira consolidada, como Paulo Betti, José Wilker, Pedro Cardoso e Antonio Pedro, além do respeitado diretor. Carvana apelou para cenas de fácil consumo, com nudez ou pouca roupa de Juliana Paes, que dispensa maiores comentários, e a belíssma Fernanda de Freitas que, ao final, parece ser a única boa surpresa da casa. Até mesmo a atuação de Agildo Ribeiro, como um travesti da terceira idade – papel imaginado para ser memorável – fracassa inapelavelmente. Só vale por Juliana e Fernanda.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

794 - O GAROTO DO FUTURO


O GAROTO DO FUTURO (THE TEEN WOLF, USA 1985) – um adolescente (Michael J. Fox, 09 de junho de 1961) descobre que pode se transformar num lobisomem e, a partir daí, passa a ser o garoto mais popular entre seus amigos e o melhor jogador de basquete do time da escola. Típica comédia dos anos 80, enfatizando os imutáveis valores tradicionalmente americanos como a rivalidade do basquete, o brilhantismo acadêmico, o sucesso com as garotas e a certeza de que é melhor vencer sendo você mesmo do que apelar para poderes especiais. O filme, revisto agora depois de tanto tempo, ficou datado, o que ressalta ainda mais o roteiro simplório e as atuações pífias de quase todo o elenco, à exceção, é claro de Fox. Como o filme foi lançado no Brasil depois de “De Volta para o Futuro”, acabou recebendo esse título que em nada tem a ver com o original.