terça-feira, 31 de agosto de 2010

943 - AUSTIN POWERS E O HOMEM DO MEMBRO DE OURO


AUSTIN POWERS E O HOMEM DO MEMBRO DE OURO (AUSTIN POWERS AND GOLDMEMBER, USA) – depois de 3 anos desde o último confronto entre Austin Powers (Mike Myers) e seu arquiinimigo Dr. Evil (Mike Myers), que fez com que Evil e seu comparsa Mini-Me (Verne Troyer) fossem levados à prisão, a dupla consegue escapar da penitenciária e, juntamente com Goldmember (Mike Myers), elabora mais um arrojado plano de dominação mundial, que envolve uma viagem no tempo e ainda o sequestro de Nigel Powers (Michael Caine), pai de Austin e o mais renomado espião de todos os tempos. Austin também viaja no tempo para deter os planos do trio de vilões, reencontrando em 1975 uma antiga namorada, Foxxy Cleopatra (Beyoncé Knowles), que o ajudará em seus planos. Destaque para a sequência de abertura, com Tom Cruise no papel de Austin.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

942 - ANO UM


ANO UM (YEAR ONE, USA 2009) – de Harold Ramis. A única boa razão para ser assistir a esta produção é a presença da linda Olivia Wilde, como a princesa Inana, incrivelmente magnética quando aparece na tela (é só olhar aí do lado). O resto é mais uma chance para Jack Black repetir o tipo que vem fazendo em diversos filmes: o do gordinho tarado. Pois bem, quando Zed (Jack Black) e Oh (Michael Cera), dois caçadores preguiçosos, são banidos de sua aldeia, eles partem para uma jornada épica pelo mundo antigo, visitando fatos históricos e, claro, arrumando confusões. Há um destaque para Oliver Platt, impagável no papel de um rei tirano, cheio caras e bocas.

941 - AGENTES SECRETOS


AGENTES SECRETOS (FRANÇA, 2006) - O filme está inevitavelmente inserido no gênero suspense, utilizando-se de elementos que preferem a sugestão de um ambiente carregado de constante tensão à apresentação explícita de cenas chocantes, comum em filmes do gênero. O argumento é sucinto: agentes são convocados para uma missão que visa interceptar um comércio de armas que abastece a guerra civil angolana e para isso devem explodir um navio. Apesar de ser uma produção francesa, não passa de um filme norte-americano falado em francês. Os bons atores Mônica Bellucci(Bárbara / Lisa) e Vincent Cassel(Capitão Brisseau) se encarregam de carimbar o filme com o star-system. Eles fisgam o peixe-audiência. É possível, contudo, identificar características peculiares ao cinema francês, como a sutileza dos diálogos e, em outros momentos, a opção pelo não-diálogo, além da relativa simplicidade percebida no conjunto fílmico, aspecto que em nada atrapalha o filme. Monica Bellucci tem o personagem mais complexo (talvez de fato o único complexo) e por essa razão mais interessante, o que contribui para que sua atuação tenha sido a mais verdadeira. A direção de Frédéric Schoendoerffer é pouco ousada e não "aparece" tanto assim no filme, como na leve inclinação do enquadramento na cena da boate. Tamanha é a padronização das possibilidades de câmera no cinema atual, fato que se verifica na maior parte das produções comerciais, que o trabalho de direção poderia ser substituído sem muitos danos por um software desenvolvido para executar as atividades de decupagem de roteiro e organização dos movimentos de câmera. Ao que se propõe - possibilitar o mergulho do espectador nas luzes da tela e envolve-lo com o suspense - Agentes Secretos cumpre seu objetivo, valendo-se para isso de um ritmo cadenciado que se encarrega de criar a atmosfera para o suspense. A iminência de um novo acontecimento está sempre rondando os fatos, tensão que mantém o espectador atento à trama que se desenrola. Um suspense que satisfaz o público atraído pelo gênero, apesar do final chocho e impreciso.

940 - O SENTINELA


SENTINELA (THE SENTINEL, USA 2006) – para quem já fez o papel de presidente dos EUA, no bom Meu Querido Presidente, Michael Douglas desceu um degrau neste filme, ao interpretar um guarda-costas do próprio, que tem na sua ficha o fato de ter sido o agente que, anos antes, havia levado aquele tiro endereçado a Reagan. Bem, este poderia ter sido seu único erro, mas, agora, ele está de caso com a primeira-dama (Kim Bassinger) e tem que provar que não faz parte de um plano para matar o presidente. Enredo frouxo e sem consistência, em que Douglas parece apático, mesmo nas cenas supostamente “calientes” com Bassinger. Kiefer Sutherland também no elenco, e a bela Eva Longoria Parker chama a atenção como sua assistente.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

939 - O PREDADOR 2


O PREDADOR 2 ( predator 2, USA 1990) – de Stephen Hopkins. Claramente inferior ao primeiro Predador, que já não era grande coisa, este aqui traz a criatura alienígena para o centro dos conflitos étnicos de Los Angeles, onde vai enfrentar o tenente Mike Harrigan (Danny Glover), depois que este suspeita que um órgão do governo está observando os movimentos do caçador espacial. Muita violência grátis e um enredo sem consistência ajudam a dar um tom constrangedoramente cômico ao que devia ser supostamente uma abordagem mais séria. Numa das cenas no interior da nave do predador, vê-se o crânio da criatura de Aliens. A cubana Maria Conchita Alonso (29 de junho de 1957) aparece, sem o devido sex-appeal. Bill Paxton faz um papel bobo.

domingo, 22 de agosto de 2010

938 - SEQUESTRO DO METRÔ 123


O SEQUESTRO NO METRÔ 123 (THE TAKING OF PELHAM 123, USA 2009) – de Tony Scott. Neste filme, Denzel Washington estrela como Walter Garber, um controlador de tráfego do metrô da cidade de Nova York, que tem seu dia transformado em caos por um crime audacioso: o sequestro de um dos carros do metrô. John Travolta estrela como Ryder, a mente criminosa, que como líder de uma gangue de bandidos fortemente armados, ameaça executar os passageiros do carro, a menos que um enorme resgate seja pago no prazo de uma hora. Enquanto a tensão aumenta sob seus pés, Garber aplica seu amplo conhecimento do sistema metroviário numa batalha para enganar Ryder e salvar os reféns. Travolta engole um Denzel Washington um tanto perdido no papel. Vale notar o uso homeopático, quase tímido, da violência, ressaltando o perfil psicológico dos personagens.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

937 -O MÁSCARA


O MÁSCARA (THE MASK, USA 1994) – revendo o filme, agora, depois de tantos anos, comprovo que O Máscara é uma diversão da melhor qualidade, com uma história baseada nos cartoons e efeitos especiais excelentes. Jim Carrey faz um dos seus poucos bons papéis e consegue a proeza de ser expressivo (mesmo com as caretas) atrás da máscara verde do herói. Vendo hoje, percebi que há um personagem chamado Dorian, o que nos remete imediatamente à obra de Wilde. Outra coisa que chama a atenção é como Cameron Diaz estava bonita no filme e como está menos atraente hoje em dia. No geral, O Máscara é um grande filme para entreter e explorar a magia da combinação perfeita com as gags das histórias em quadrinhos.

Aqui, a sensacional cena do Cuba Pete: http://www.youtube.com/watch?v=3v4GHqyU8bs

936 - O VAMPIRO DA NOITE


O VAMPIRO DA NOITE (HORROR OF DRACULA, UK 1958) – de Terence Fisher. Obra capital do universo draculiano no cinema, com Christopher Lee no papel que lhe deu fama mundial, juntamente com Peter Cushing, o destemido Dr. Van Helsing. Aliás, Cushing, com seu nariz adunco e expressão minimalista também entra para a história como o mais eficaz matador de vampiros de todos os tempos. Uma curiosidade é a presença de Michael Gough, no papel de Arthur, e que viria, décadas depois, viver o mordomo Alfred, nos filmes de Batman, dirigidos por Tim Burton e Joel Schumacher. A Hammer, produtora deste e de outros filmes do gênero, resolvera, na época, refilmar os clássicos de horror da Universal, produzidos nos anos 30, e adaptou a história de Stoker com algumas licenças: The film takes numerous liberties with the story of Bram Stoker's novel, including (SPOILERS FOLLOW): In the novel Dracula can transform into a bat, a wolf, a horde of rats, and a mist, while in the film he does not have these abilities. Dracula is an old man at the beginning of the story in the novel and becomes younger as he feeds on blood, while in the film he stays the same age throughout. Dracula has only one bride in the film and is killed by Jonathan Harker, while in the novel Dracula has three brides and they are killed by Van Helsing. In the film Mina is Arthur's wife and Lucy is Arthur's sister and Jonathan's fiance, while in the novel Mina is Jonathan's fiance and unrelated to Arthur, and Lucy is Arthur's fiance. Dr. Seward, a major character in the novel, appears only briefly in the film. Dracula is killed in the film by Van Helsing, who exposes him to sunlight, while in the novel Dracula is killed by Jonathan Harker and Quincey Morris (a character not included in the film), who cut his throat and impale his heart simultaneously with knives. Sunlight is lethal to vampires in the film, while in the novel it merely reduces their supernatural powers. In the novel Jonathan Harker visits Dracula's castle to sell him real estate, unaware that he is a vampire, while in the film he visits Dracula's castle with the knowledge of his vampire nature and the intention to kill him, posing as a librarian. In the novel Jonathan Harker survives the events of the story, while in the film he is turned into a vampire and killed by Van Helsing. In the novel Dracula's castle is in Transylvania and Jonathan, Mina, Lucy, and Arthur live in England, while in the film Dracula's castle is in Klausenburg and only a short distance from the city in which Jonathan, Mina, Lucy, and Arthur live. In the novel Dracula hides in England in Carfax Abbey, a property he purchased from Jonathan Harker, while in the film he hides in the cellar of Arthur's home. In the novel he transports a large number of crates of his native soil to England via ship, and in the film transports only a single coffin filled with his native soil to Arthur's home via carriage.
Este é o primeiro filme colorido com o conde Drácula e o primeiro protagonizado pelo ator inglês Christopher Lee, que, durante os anos 60 e 70 encarnaria o personagem mais sete vezes —um recorde. O filme se baseia vagamente no livro de Stoker, e a direção de arte parece mais interessada em produzir manchas de sangue, cenários e roupas extremamente coloridos do que em fazer uma reconstrução plausível do século 19. Este é um dos títulos mais famosos dos estúdios Hammer, empresa inglesa de horror responsável por criar um estilo próprio de produções baratas porém visualmente atraentes e com bons atores. O maior destaque do filme são as atuações de Peter Cushing, como o doutor Van Helsing, e de Lee, como um sanguinário implacável, de olhos vermelhos. Se em "Nosferatu" o vampirirsmo é uma metáfora da peste, neste filme ele é comparado a um vício e tratado medicamente, com direito a uma transfusão de sangue caseira. O Van Helsing de Cushing é provavelmente o médico mais heterodoxo do mundo. Depois da transfusão, aconselha a seu aparvalhado paciente: "Tome uma taça de vinho". Outros filmes da Hammer com Lee se seguiram, mas nenhum se compara a este primeiro. "O Conde Drácula" ("Scars of Dracula", 1970) ainda chega a ser interessante por misturar elementos eróticos (e involuntariamente cômicos) que fazem com que se pareça a uma pornochanchada.

Veja o topete despenteado de Christopher Lee: http://www.youtube.com/watch?v=_ICNmswcK0I

domingo, 15 de agosto de 2010

935 - MONSTROS VS ALIENÍGENAS


MONSTROS VS. ALIENÍGENAS (USA, 2009) – a DreamWorks quis dar um afago às mulheres, quando pôs uma no protagonismo desta que é a primeira animação inteiramente em 3-D. No caso, a mocinha é Susan Murphy (voz de Reese Witherspoon), que se transforma em uma gigante, após a queda de um meteoro bem na véspera de seu casamento. Capturada pelo governo, ela vai para uma instalação secreta, onde são mantidos monstros coletados pelas autoridades nos últimos 50 anos: um anfíbio de 20 mil anos, um inseto gigante transformado por radiação, um monstro gelatinoso indestrutível e uma barata superinteligente. Eles se juntam para combater uma invasão alienígena, tirando um sarro com antigos filmes de ficção científica. Atenção para a engraçadíssima performance do presidente dos EUA.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

934 - BAGUNCEIRO ARRUMADINHO


BAGUNCEIRO ARRUMADINHO (DISORDELY ORDELY, USA 1964) - Jerome Littlefield (Jerry Lewis) é um jovem com excelente coração, que trabalha como atendente em um hospital. Entretanto, Jerome não consegue estudar Medicina, pois é afetado por todos os males que atingem os pacientes. Com esse pingo de argumento, o diretor Frank Tashlin fez uma pequena obra-prima da comédia americana da década de 60. Lewis está no seu auge, sem caretas em excesso e calibrando o personagem com a mistura exata de doçura, ingenuidade e pastelão. É hilária e memorável a cena em que insiste em escovar os dentes de um paciente idoso, só percebendo depois que a dentadura do coitado estava num copo à cabeceira da cama. Outra atração é Alice Pierce, que faz a paciente falastrona, que vive se queixando de suas dores nos rins e fazendo Jerome se contorcer por causa de sua empatia. Ela foi também a engraçadíssima Sra. Kravitz, a vizinha fofoqueira de A Feiticeira. Um clássico.

Delicie-se com a cena da escovação de dentes: http://www.youtube.com/watch?v=v7R0V2UQyEU