domingo, 31 de outubro de 2010

957 - INIMIGO OCULTO

INIMIGO OCULTO (SAFE HOUSE, USA 1999) – inesperado thriller com Patrick Stewart no papel de um ex-agente da CIA que vive enclausurado em casa, com medo de um suposto atentado. Soma-se a isso, a ameaça do Mal de Alzheimer, que começa a se manifestar, e a desconfiança que sua filha em relação a sua sanidade mental. Há alguns momentos engraçados, que deixam o espectador na dúvida do que se trata o filme, e alguns twists que ajudam a manter o interesse. Kimberly Williams-Paisley, que fez “O Pai da Noiva”, com Steve Martin, tem uma boa atuação.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

956 - ÚLTIMA PARADA 174


ÚLTIMA PARADA 174 (BRASIL, 2009) – de Bruno Barreto. Vendo o documentário de José Padilha e, logo em seguida, este “Última Parada 174”, pode-se dizer que, sim, é um bom filme, repleto de proezas técnicas e narrativas dignas de um cineasta veterano, que domina bem o seu ofício. Os méritos são muitos: o elenco desconhecido (e semi-amador) alcança desempenhos brilhantes, fotografia e direção de arte dão ao filme o tom urgente e abrasador que ele necessita para funcionar em um nível emocional alto, o roteiro escrito por Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”, entre outros) capta o vocabulário coloquial e o jeito “pode-ser-ou-tá-difícil” das favelas cariocas. De quebra, a câmera de Bruno Barreto filma com franqueza desconcertante a sexualidade vulcânica de uma juventude sem perspectivas, que transa furiosamente como se não houvesse amanhã. “Última Parada 174” só perde o rumo no terceiro ato, quando flerta desastradamente com toques de melodrama ausentes até então. Ao contrário de José Padilha, que tratou o caso com rigor jornalístico, Bruno Barreto ficcionaliza livremente a trajetória de Sandro (Michel Gomes), inserindo personagens fictícios e tomando diversas licenças poéticas. O resultado é interessante. Uma das boas idéias é a inclusão do briguento Alê Monstro (Marcello Melo Jr), que nunca existiu na realidade. O jovem, que inicia o filme como adversário e termina como melhor amigo do protagonista, parece uma versão endiabrada e com menos cabelo de Zé Pequeno (“Cidade de Deus”), semelhança realçada pela interpretação agressiva e cheia de gírias do ator iniciante que lhe dá vida. A amizade que surge entre os dois é cheia de verdade e paixão, e é desenvolvida com muita densidade e senso de realidade pelo roteiro, assim como a relação afetiva que Sandro mantém com uma prostituta (Gabriela Luiz). A fotografia suja, escura, que valoriza a luz natural e põe os becos estreitos e os barracos imundos das favelas cariocas na tela sem retoques, remete aos filmes do gênero, mas funciona ao longo da narrativa.

Veja: http://www.youtube.com/watch?v=2zfRRlr44Wo

955 - ÔNIBUS 174


ÔNIBUS 174 (BRASIL, 2002) – de José Padilha. Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, Sandro Nascimento, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento. Claro que se percebe uma certa tendência em não deixar dúvidas sobre a relativa boa índole de Sandro, sufocada por anos e anos de opressão e convívio com a marginalidade.

Veja o JN do dia:http://www.youtube.com/watch?v=MLMkBq--M_A

terça-feira, 12 de outubro de 2010

954 - CÓDIGO DE CONDUTA


CÓDIGO DE CONDUTA (LAW ABIDING CITIZEN, USA 2009) - Clyde (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Anos depois o assassino é encontrado morto e Clyde é preso mesmo sem provas contra ele. Seu único objetivo, é denunciar o corrupto sistema judicial nem que para isso tenha que matar um a um, todos os envolvidos. Mas, se Clyde já está na cadeia, como o promotor poderá impedi-lo se ele está sempre um passo a frente de todos? Muito bom thriller de ação e suspense, exagerando um pouquinho na violência, mas com ótimas atuações de Foxx e Butler.

Veja: http://www.youtube.com/watch?v=rA10RDU9quU

953 - O SILÊNCIO DO LAGO


O SILÊNCIO DO LAGO (THE VANISHING, USA 1993) – com uma ainda pouco badalada Sandra Bullock, o filme conta a história de Jeff (Kiefer Sutherland) e Diane (Sandra Bullock), um casal de namorados que decide passar as férias juntos, mas repentinamente ela desaparece em um posto de gasolina. Jeff a procura por três anos, a ponto de ficar obcecado. Após este período Rita (Nancy Travis), a atual namorada de Jeff, decide ajudá-lo a descobrir o que aconteceu, pois deste jeito a relação deles está ficando insustentável. É quando surgem indícios do paradeiro de Diane que, já sabemos, foi sequestrada por Barney (Jeff Bridges, num de seus tipos malucos). Apesar de alguns furos no roteiro, que deixam a história muito inverossímil no final, deu para ver por causa, principalmente, da bela Nancy Travis.

Veja:http://www.youtube.com/watch?v=AmXPYfHAMf4