sexta-feira, 30 de setembro de 2011

1165 - UMA FAMÍLIA AMERICANA

UMA FAMÍLIA AMERICANA (CINEMA VERITE, USA 2011) - A história mostra os bastidores de An American Family, série-documentário de 12 episódios, exibida pelo canal PBS em 1973. Precursora dos reality shows que temos atualmente, An American Family narrava as experiências da família Loud ao lidar com divórcio dos pais e a orientação sexual de seu filho mais velho, Lance Loud, que é considerado o primeiro personagem gay da TV dos EUA.

1159 - O CASTELO ASSOMBRADO

1158 - LUZES DA RIBALTA


LUZES DA RIBALTA (LIMELIGHT, USA) - O filme passa-se em Londres, no ano de 1914, às vésperas da I Guerra Mundial. Este foi o ano em que Chaplin realizara seu primeiro filme. Calvero (Chaplin), um palhaço de teatro bastante famoso, mas agora um bêbedo contumaz, salva de tentativa de suicídio uma jovem dançarina chamada Thereza, mas de nome artístico Terry (Bloom).Servindo-lhe de enfermeiro até recobrar a saúde, Calvero ajuda Terry também a recuperar seu amor-próprio e retomar a carreira. Ao fazer isto, também ele retoma sua auto-confiança, mas suas tentativas em novamente atuar são fracassadas. Terry declara que deseja casar-se com Calvero, apesar da diferença de idade entre ambos. Entretanto, ela tinha ajudado um jovem compositor, Neville, que Calvero acredita ser um melhor companheiro para ela. A fim de permitir que o romance entre ambos ocorra, Calvero sai de casa e torna-se uma artista de rua. Terry agora estrela seu próprio espetáculo e, por acaso, encontra Calvero, persuadindo-o a voltar aos palcos para uma apresentação beneficente. Junto ao seu antigo parceiro (Keaton), Calvero realiza uma volta triunfante, mas sofre um ataque cardíaco e morre, a poucos passos de Terry que, no segundo ato da peça, dança no palco.

1157 - LUZES DA CIDADE


LUZES DA CIDADE (CITY LIGHTS, USA) - O enredo gira em torno do Vagabundo, novamente sem dinheiro e sem onde morar, e de uma jovem e pobre florista cega pela qual ele se apaixona. A garota o confunde com um milionário e, para não desapontá-la, o vagabundo finge ser rico. Posteriormente, ele impede um milionário bêbado de suicidar-se e, devido ao seu ato heróico, tornam-se grandes amigos, mas sempre quando o milionário fica sóbrio ele não se lembra mais do vagabundo nem do que ocorreu enquanto estava bêbado. O vagabundo descobre que o aluguel da garota está atrasado e que ela e sua avó correm o risco de serem despejadas de seu apartamento. Com o objetivo de conseguir dinheiro para a moça, ele começa a trabalhar como varredor de ruas e até mesmo como pugilista em uma cômica competição de boxe. Eventualmente, o milionário, novamente bêbado, dá mil dólares ao vagabundo que pagará não só o aluguel, mas também uma operação para os olhos da garota. Infelizmente, o vagabundo é injustamente acusado de roubar o dinheiro quando o milionário ficou sóbrio. O vagabundo consegue fugir com o dinheiro e, ao dá-lo para a garota, ele diz que irá embora e que se ausentará durante alguns meses. Logo depois, ele é capturado e enviado ao presídio. Vários meses depois, o vagabundo é libertado da prisão e acaba na mesma esquina onde a moça, agora com a visão restaurada, abriu uma floricultura com sua avó; cada vez que um homem rico entra na loja, a menina fica imaginando se ele é o seu misterioso benfeitor. Quando o vagabundo vê uma flor na calçada, ele se abaixa para pegá-la e é chutado por dois garotos jornaleiros. A moça ri da situação e quando o vagabundo olha para ela e fica paralisado, ela fala ironicamente para sua avó: "Eu fiz uma conquista." Vendo a flor se despedaçando na mão do vagabundo, ela lhe oferece uma outra flor e uma moeda, e ao pegar a mão dele, ela percebe algo familiar. "Você?", diz a moça, e ele afirma balançando nervosamente a cabeça. Em seguida, ele pergunta: "Você pode ver agora?" Ela aperta a mão do vagabundo e responde: "Sim, eu posso ver agora", segurando suas lágrimas e aparentando estar confusa sobre como se sente naquele momento.

1156 - O VENCEDOR

O VENCEDOR (THE FIGHTER, 2010) - O filme O Vencedor  traz em seu enredo conflitos entre carreira, família e a namorada do personagem Micky, interpretado por Mark Walhberg. No filme Micky trabalha pavimentando as ruas da cidade, enquanto isso treina com um sargento da polícia (Mickey O’Keefe, interpretando a si mesmo) e com o meio-irmão, Dicky Eklund (Christian Bale). Dicky Ecklund (Christian Bale) é uma lenda do boxe que desperdiçou o seu talento e a sua grande chance. Agora, o seu meio-irmão Micky Ward tentará se tornar uma nova esperança de campeão e superar as conquistas de Dicky. Micky Ward é um coitado. Ele vive à sombra da verdadeira lenda local que seu irmão se tornou e ninguém o leva a sério. Sua carreira é gerenciada a mão de ferro pela sua mãe – uma maluca que, como bem disse a crítica Isabela Boscov na Veja, vê seus filhos como figurantes num enorme filme em tributo a ela mesma. Seu irmão mais velho se encarrega dos terinos e vive sonhando acordado com sua “grande volta” no mundo do boxe. Suas performances e suas opções são julgadas por sete irmãs solteironas e obesas. E o cara lá, internalizando todos aqueles mandos e desmandos, vendo sua opinião não valer nada, sendo exposto a lutas desiguais e ao escárnio da cidade.

1155 - REDE DE INTRIGAS

REDE DE INTRIGAS (LIES AND ILLUSIONS, USA) - não se deixe levar pelo título em português, que nos remete ao excelente "Network", de Sidney Lumet, com William Holden e Peter Finch. Este é o oposto, tudo o que se pode chamar de cinema de baixíssima qualidade, piorado com atuações pífias de atores que perderam o rumo de suas carreiras, como Christian Slater e Cuba Gooding Jr. Slater é um escritor que acaba se vendo dentro de uma perseguição, sem entender nada do que está acontecendo. Os diálogos são horripilantes de ruins e nada se salva.

1154 - A ORIGEM

A ORIGEM (INCEPTION, USA 2010) - de Christopher Nolan. O filme é excelente, mas, claro, tem que ser visto algumas vezes para termos a noção mais exata do que Nolan quis mostrar com este excepcional exercício de cinematografia. Entender o feito arquitetônico do roteiro de Nolan não é fácil. Também temos que descer, assim como os personagens, a níveis cada vez mais profundos para que a percepção de tempo e ação se amplie.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

1153 - A CASA DE USHER

A CASA DE USHER (HOUSE OF USHER, USA 1960) – de Roger Corman. Esta primeira adaptação de um conto de Edgard Allan Poe por Roger Corman traz Vicent Price obcecado pela maldição que acredita estar na casa onde ele e sua irmã mais nova moram. Com a chegada do noivo desta, ele tenta de tudo para que o tormento se acabe. Claro que Price é a alma do filme: a forma com que quase recita suas falas acabam magnetizando o espectador e contribuindo para a atmosfera lúgubre da história.