terça-feira, 30 de junho de 2015

2647 - CORAÇÃO DE LEÃO - O AMOR NÃO TEM TAMANHO


CORAÇÃO DE LEÃO – O AMOR NÃO TEM TAMANHO (ARGENTINA/BRASIL, 2013) – Uma comédia romântica que tenha como trama básica um casal que se apaixona apesar das diferenças pode sugerir uma fórmula vista repetidas vezes em outras produções do gênero. Mas o diretor argentino Marcos Carnevale leva esta prescrição ao extremo, ao mostrar como o amor nasce entre a bela Ivana (Julieta Díaz) e León Godoy (Guillermo Francella) – sendo que ele é um arquiteto de 1,36m, cujos encantos são inversamente proporcionais à sua pouca altura. Ivana, apesar do choque inicial, diante de um homem com estatura fora do normal, logo percebe que encontrou coprotagonista da história de sua vida. O filme é lindo, delicado, suave e, coisa rara, é também uma comédia romântica que faz pensar nos preconceitos que tanto impedem que a verdadeira felicidade aconteça. E ainda há Elvis, cantando “You’re Always on my mind”. A sequência inicial é primorosa. Atenção para Julieta Díaz. Há mulheres por quem as câmaras se apaixonam. É exatamente o caso aqui. Uma sensualidade clara, límpida, solar como a de poucas, no cinema e na vida. A câmara se derrete diante dela. E nós também...

2646 - AMOR À TODA PROVA

AMOR À TODA PROVA (CRAZY, STUPIDY, LOVE, USA 2011) – Comédia dramática envolvendo vários casais em situações de encontro e desencontro. Cal (Steve Carell, na distância perfeita entre o estar e o não estar) é deixado pela esposa (Julianne Moore) e, perdido, tem a ajuda de um sedutor profissional (Ryan Gosling), para recuperar uma certa alegria com o sexo oposto. A partir daí, outras histórias se cruzam, sendo que a mais cativante delas é a corte do pré-adolescente Robbie, filho de Cal, à quase mulher Jessica (Analeigh Tippton, com olhos lindos), que retrata bem a torturante paixão juvenil, a que parece mais verdadeira de todas as que o filme mostra.   

2645 - NELSON 70

NELSON 70 (BRASIL, 2014) – Documentário sobre os 70 anos de Nelson Motta, ressaltando sua grande importância no cenário da música popular brasileiras nas últimas décadas. Testemunha ocular e auricular dos principais movimentos musicais do país, Nelson Motta é, antes de tudo, o protótipo do “gente-boa”, invenção nacional que amalgama tudo de legal que uma pessoa pode ter em si e nos entrega com satisfação máxima dos sentidos. O documentário acompanha as gravações de seus hits por um “cast” mais novo, mas quem se destaca mesmo, nas novas versões, é o grande Ed Motta.   

sábado, 27 de junho de 2015

2644 - MAGNÍFICA 70

MAGNÍFICA 70 (BRASIL, 2015) – A premissa desta série da HBO é extremamente original: um censor de filmes, na época da ditadura, se apaixona pelo cinema underground realizado na Boca do Lixo, região paulistana de onde saíam aqueles filmes eróticos de quinta categoria que abundavam (pun intended) nos anos 70, e se converte em diretor. Vicente (Marcos Winter), o censor, vai se deixando contaminar pelo ambiente bas-fond dos sets improvisados, até se apaixonar por Dora (Simone Spoladore, em ótima atuação) e ver sua vida transformada em uma pornochanchada dentro de um thriller de terror. No entanto, o grande destaque vai para Adriano Garib, como Manolo, ex-caminhoneiro que que comanda a empresa de filmes pornô soft do título. A direção de arte faz um trabalho primoroso.   

2643 - O PROTETOR

O PROTETOR (THE EQUALIZER, USA 2014) – Na minha opinião, Denzel Washington é um dos maiores atores do cinema contemporâneo. Ele mostra, mais uma vez, que isso é totalmente verdadeiro neste thriller sensacional. Embora o roteiro não seja lá muito original, Denzel consegue nos fazer entrar na história de uma forma tão intensa, que a gente acaba se esquecendo do botão “pause” do controle remoto. Aqui, ele é Robert McCall, aparentemente um pacato funcionário de uma grande loja, que quer que seu passado não reapareça. Mas quando conhece Teri (Chloë Grace Moretz), uma jovem que está ligada a uma máfia russa de tráfico de mulheres e prostituição, ele retoma uma rotina de justiça, usando suas habilidades específicas. Para dizer a verdade, todo filme que trata de uma pessoa misteriosa que se vê obrigada a retomar seu estilo de vida, em função de um acontecimento que provoca o desequilíbrio da hibris grega, tem um apelo irresistível. A única coisa a lamentar é a Chloë não ter mais tempo em cena – além de graciosa, tem talento e um magnetismo raro em jovens atrizes.   

2642 - VIAGEM DO MEDO

VIAGEM DO MEDO (AND SOON THE DARKNESS, USA 2010) – vamos, primeiramente, aos aspectos positivos: boa fotografia, ressaltando paisagens campestres do interior da Argentina, e a belíssima Amber Heard, um pouco antes da fama. Aspectos negativos: roteiro paupérrimo, sem originalidade e totalmente previsível. Duvida? Veja só: duas garotas bonitas vão para um lugarejo na Argentina, sozinhas, e lá flanam, de um lado para o outro, de bicicleta e sempre com o mínimo de roupa. Claro que uma delas ia ser raptada, e a outra a procuraria até encontrá-la, mesmo sem o apoio da polícia local. Pois e´, VIAGEM DO MEDO é isso aí e pronto. Se você está muito feliz e quiser perder duas horas de sua vida, só para ficar um pouquinho deprimido, não perca a chance. Refilmagem de uma produção francesa de 1970.

2641 - MELHOR É IMPOSSÍVEL

MELHOR É IMPOSSÍVEL (AS GOOD AS IT GETS, USA 1997) – O filme trata da misantropia de Melvin (Jack Nicholson, a um passo do “overacting”) e da sua aproximação da garçonete Carol (Helen Hunt, seca e sem a leveza necessária para o papel). Revendo hoje, percebo que o grande destaque é Greg Kinnear, como Simon, vizinho gay de Melvin e sempre alvo de suas implicâncias. Tendo que tomar conta do cãozinho de Simon, Melvin começa um processo de humanização, digamos, que se completa com a descoberta de sentimentos por Carol. Helen Hunt continua, a meu ver, uma atriz sem grande empatia com o público – de fato, aqui, é difícil não lembrar da Jamie de MAD ABOUT YOU, sempre dura com o marido amoroso Paul (Paul Reiser), além de não ter qualquer química com Nicholson. Pior impossível. O filme acabou ficando um pouco longo demais, no entanto, é sempre bom ver Jack Nicholson interpretando mais um de seus tipos esquisitos, sempre muito parecidos com um lado nosso que a gente costuma esconder.   

terça-feira, 23 de junho de 2015

2640 - ISOLADOS

ISOLADOS (BRASIL, 2014) Desta vez, o cinema brasileiro tentou fugir da mesmice das comédias sem graça, com atores ruins e direção pífia. Resolveu partir para um cinema “mais sério”, com este ISOLADOS, mas acabou repetindo o mesmo padrão de incompetência. O roteiro fraco procura emular os thrillers de suspenses americanos, usando as mesmas marcações dramáticas – um crime misterioso na primeira sequência, um casal aparentemente inocente indo passar uns dias numa casa no meio do mato, ruídos suspeitos no meio da noite, música incidental meio óbvia. Para piorar, os protagonistas não ajudam: Bruno Gagliasso, limitadíssimo, e Regiane Alves, perdida, como seu personagem. Só vale por registrar o último trabalho em cinema de José Wilker, devidamente homenageado durante os créditos finais.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

2639 - PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO

PLANETA DOS MACACOS, O CONFRONTO (DAWN OF THE PLANET OF THE APES, USA 2014) – Nenhum dos filmes recentes que revisitam o universo do planeta dos macacos teve a carga dramática dos três primeiros filmes das décadas de 60 e 70. Esta nova edição comprova isso: o filme é ruim, o roteiro fraco e nem a presença de Gary Oldman salva a história. Os CGIs, bem fraquinhos, estão muito aquém das expectativas dos fãs da série. O único destaque é, de fato, a atuação de Andy Serkis, como o líder dos símios. No entanto isso não é suficiente para manter a atenção até o fim – a ação se passa num cenário com fotografia escura demais, justamente para esconder a fragilidade do roteiro. No fim, temos de volta a visão maniqueísta deste futuro distópico.   

domingo, 21 de junho de 2015

2638 - MATOU A FAMÍLIA E FOI AO CINEMA



   
   MATOU A FAMÍLIA E FOI AO CINEMA (BRASIL, 1969) – Um dos clássicos do cinema marginal brasileiro, dirigido por Júlio Bressane, já traz, no título, a sua proposta original (à época): evidenciar as manchetes surreais dos jornais sensacionalistas que expunham, em poucas palavras, o absurdo de crimes sem sentido. Juntamente com o BANDIDO DA LUZ VERMELHA, de Sganzerla, de 1968, o filme surge como uma contraproposta, em tema e estética, ao Cinema Novo. Vale ver pela beleza de Márcia Rodrigues e Renata Sorrah, em cenas bem ousadas para os tempos pesados de então. 

sábado, 20 de junho de 2015

2637 - BOA SORTE

BOA SORTE (BRASIL, 2014) – Primeiro longa de Carolina Jabor. Com um roteiro facilmente previsível, o filme logo chama a atenção pelos estereótipos que conhecemos numa clínica de reabilitação: personagens com maneirismos exagerados, o enfermeiro corrupto, pais ausentes que querem se livrar da culpa da internação dos filhos. O uso de remédios leva o adolescente João (João Pedro Zappa) à clínica, onde conhece Judite (Deborah Secco, que ainda não convence como atriz), que tem HIV. A partir daí, a história aponta para uma pouco original “jornada de autodescoberta”, pontificada pelo surgimento do amor entre os dois protagonistas. Há uma tentativa de mostrar uma metáfora de “invisibilidade” dos “excluídos”, em função do preconceito com os que se perdem (ou se acham) no universo das drogas e da depressão. O filme também peca ao se estender além da cena em que João resgata o diário de Judite, na casa da avó dela (Fernanda Montenegro, sem brilho e repetitiva). As boas questões que o filme poderia levantar – relação ruim entre pais e filhos, uso e drogas ilícitas, compra e venda de remédios sem receita, a precária realidades das clínicas de reabilitação – se perdem no foco de um romance raso, com um desfecho nada original e uma sequência final que derruba as possíveis boas intenções do roteiro. 

terça-feira, 16 de junho de 2015

2636 - O JOGO DA IMITAÇÃO

O JOGO DA IMITAÇÃO (THE IMITATION GAME, USA/INGLATERRA 2014) – Após estudar em Cambridge e Princeton, o matemático e prodígio Alan Turing (Benedict Cumberbatch, soberbo, mas muito parecido com Sheldon) foi chamado para, junto com um grupo de criptógrafos, decifrar um código nazista durante a II Grande Guerra. Ao chegar à instalação militar secreta Bletchley Park, Turing, uma pessoa tão tímida quanto arrogante, foi rechaçado pelos colegas, mas sua inteligência, aliada à prepotência, foi decisiva para que seus chefes o colocassem na posição de líder. Assim, o diretor Morten Tyldon descortina para o mundo a figura notável de Turing, considerado o precursor da ciência da computação. Apesar do tom um pouco didático demais (que, às vezes, compromete a carga dramática da história), O JOGO DA IMITAÇÃO é um louvável produto daquela fornada anual de filmes britânicos feitos sob encomenda para concorrer a prêmios e emocionar o espectador até o seu último minuto de projeção, graças à magistral atuação de Cumberbatch, juntamente com trabalho intenso da mesmerizante Keira Knightley, como Joan Clarke, a pessoa que mais se aproximou do vasto universo interior de um homem tão valorizado quanto desprezado pelas pessoas do seu tempo. 

2635 - FRANKIE E JOHNNY


FRANKIE E JOHNNY (USA, 1991) – Este é um dos poucos filmes (o outro, coincidentemente, é JOHNNY E JUNE) que, na minha opinião, mostra a relação amorável como ela deve ser realmente, sem ênfase na dependência afetiva, ou na percepção do outro como remédio para o desamparo. E, claro, tem Al Pacino, ator que faz quase qualquer filme em que esteja obrigatório. Ele é Johnny, um ex - presidiário que arranja um emprego como cozinheiro no restaurante em que trabalha Frankie (Michelle Pfeiffer, tão linda como talentosa), uma garçonete cheia de traumas e reservas com o amor e seus desdobramentos. Claro que Johnny logo se apaixona por ela, mas Frankie o rejeita a princípio, descartando qualquer aproximação, sempre cética e arredia com namoros e envolvimentos. A partir daí, temos momentos inolvidáveis de Pacino e Pfeiffer, como quando ele, falando para ela do seu amor, diz: “Tudo que eu preciso está neste quarto...”. Outro momento marcante é ver como Michelle Pfeiffer pode ser tão encantadora apenas escovando os dentes. O gente-boa, Hector Eliozondo (de PRETTY WOMAN) está no elenco. O roteiro também aborda a vida das pessoas pobres e solitárias, sem glamour, numa Nova Iorque feita de vielas e sarjetas. É um filme delicado, para pessoas sensíveis e que, de uma forma ou de outra, perderam, em algum momento da vida, o caminho que leva ao amor.









segunda-feira, 15 de junho de 2015

2634 - CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL

CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL (CAPITAIN AMERICA: THE WINTER SOLDIER, USA 2014) – Há uma diretriz incontornável no universo cinematográfico, pelo menos, para mim: qualquer filme com Scarlett Johansson deve ser visto e revisto ad nauseam. É o caso deste CAPITÃO AMÉRICA, em que ela é, mais uma vez, a Viúva Negra, ou Natasha Romanoff. O filme, em si, não é lá essas coisas, com CGIs meio óbvios e, em alguns momentos, bem fraquinhos. Há tantos buracos no roteiro que, quando vemos o filme pela segunda vez, como foi o caso agora, percebe-se que é o tipo de história que não faz sentido, mesmo numa produção tapa-buraco entre dois AVENGERS. Ou seja, depois que todos os super-heróis se reúnem num mesmo filme, que sentido há num filme onde apenas um tem que lutar sozinho, sem a ajuda dos companheiros? O destaque dramático fica a cargo do sempre competente Samuel L. Jackson, como Nick Fury. O personagem de Robert Redford, Alexander Pierce, fica meio perdido na trama. Scarlett é, de fato, a única razão de ter revisto o filme.


domingo, 14 de junho de 2015

2633 - UMA NOITE ALUCINANTE 2


UMA NOITE ALUCINANTE 2 (EVIL DEAD II, USA, 1987) – Outro clássico dos anos 80, sequência do também exitoso EVIL DEAD (1981). O diretor Sam Raimi realizou uma das mais imaginativas comédias de horror de todos os tempos, influenciando todas as produções posteriores do gênero. O trabalho de câmera, associado aos efeitos sonoros, assume um ritmo pulsante, e o timing é perfeito. Apesar de algumas cenas sanguinolentas, Raimi faz o caminho inverso do horror tradicional: em vez de medo, acabamos rindo das possessões demoníacas que possuem um efeito denso, graças aos intrépidos ângulos da câmera de um diretor que, de fato, foi longe demais, sem, no entanto, perder a mão da sua história. 

2632 - VIAGEM INSÓLITA

  VIAGEM INSÓLITA (INNERSPACE, USA 1987) – Clássico dos anos 80, VIAGEM INSÓLITA pega, em tom de comédia rasgada, carona no sensacional VIAGEM FANTÁSTICA (1966), de Richard Fleischer, e entrega o que promete. Num ritmo acelerado, a ação literalmente entra no nosso corpo, assim como a cápsula pilotada por Dennis Quaid é injetada num insopitável Martin Short (no seu melhor papel em todos os tempos), que passa a fugir dos vilões que querem roubar a fórmula do processo reverso à miniaturização. Tudo bem no clima dos anos 80: personagens insólitos, bandidos estereotipados, direção de Joe Dante e, claro, uma pletora de ombreiras. Ah, e Meg Ryan começava a carreira, ainda sem ter deformado o rosto com Botox.


2631 - MAGIA AO LUAR



    
  MAGIA AO LUAR (MAGIC IN THE MOONLIGHT, USA 2014) – Neste filme de Woody Allen, Colin Firth é um mágico, nos anos 30, que se dedica a desmascarar videntes e outras picaretagens do ramo. Até que conhece Sophie (Emma Stone), uma moça que diz prever o futuro. A princípio, disposto a pôr às claras o charlantanismo, ele vai se deixando seduzir pela cativante jovem, até abandonar o rigor e passar a acreditar nos fabulosos efeitos do otimismo, ao menos por alguns instantes. Woody Allen tenta colocar frente a frente a ciência moderna e a crença no além e tudo que envolve o ocultismo. Ele estabelece uma tensão entre uma visão materialista de mundo e a tendência (humana, vá lá) de acomodar suas alegrias e angústias nos mistérios do mundo espiritual. Os personagens de Firth e Stone representam estas visões pessimistas e otimistas da vida. De certa maneira, Allen encontra um jeito de costurar as questões materialistas e espirituais com a possibilidade do amor e a metáfora da mágica, o que torna esta comédia romântica muito mais profunda do que as produções similares. Ao término do filme, ficamos pensando, sim, se há realmente mágica no mundo e se a vida é mais do que nossos olhos podem vem. 



2630 - MAD ABOUT YOU

   
MAD ABOUT YOU (USA 1992) – A sexta temporada é marcada pelo nascimento de Mabel, filha de Jamie (Helen Hunt) e Paul (Paul Reiser). Vê-se que os roteiristas ainda tinham fôlego para manter o bom nível do show – as situações, agora com a chegada do bebê, ainda são engraçadas, principalmente quando Ira (John Pankow), primo de Paul, está envolvido. Suas cenas com Paul são as mais hilariantes: em um dos episódios da quinta temporada (The Touching Game), os dois começam um conversa, num bar, com uma mulher que eles acham estar grávida, para, depois, constatar que estavam enganados. Um clássico. O episódio pode ser visto aqui embaixo Continuo achando que Helen Hunt (ou o seu personagem, sei lá) continua destoando do clima da série: acho-a dura demais com Paul, sempre com a expressão fechada, como se estivesse achando tudo muito chato. Anos mais tarde, ela se redimiu aos meus olhos, tendo uma ótima atuação no comovente AS SESSÕES. Ah, claro, ainda há Murray, o cachorro que todos gostariam de ter. E Lisa Kudrow, como Úrsula, garçonete e irmã de Phoebe, de FRIENDS.



quarta-feira, 10 de junho de 2015

2629 - TERAPIA DE RISCO

TERAPIA DE RISCO (SIDE EFFECTS, USA 2013) – Continuo admirador do cinema de Steven Soderbergh. No ótimo TERAPIA DE RISCO, ele é um modelo de imparcialidade – todos os personagens acabam, num momento ou em outro, revelando que a natureza humana nunca é 100% sem jaça. Na história envolvente, Emily (Rooney Mara, razoável) é uma mulher mergulhada numa depressão profunda. Orientada pelo doutor Banks (Jude Law, em grande trabalho), toma um medicamento recém lançado no mercado e, finalmente, reencontra a alegria, a empatia, a libido, embora com o efeito colateral do sonambulismo. A euforia a leva a cometer um crime terrível. Aí, o diretor mostra seu talento: de quem é a culpa? Dela? Da medicação? Do médico que a receitou? Nos filmes de Soderbergh, o porquê mora em uma das múltiplas variações do materialismo, que leva todos os personagens a uma confrontação sem meias palavras: todos ganham e todos perdem, numa ciranda repleta de surpresas que vão fascinar o espectador, muito mais que qualquer euforizante sintético.   

terça-feira, 9 de junho de 2015

2628 - TRAÍDOS PELO DESTINO

    TRAÍDOS PELO DESTINO (RESERVATION ROAD, USA 2007) A vida de duas famílias muda drasticamente depois que um acidente de trânsito causa a morte do filho de 10 anos de Ethan e Grace (Joaquin Phoenix e Jennifer Connely). Mark Ruffalo é o advogado Dwight, o motorista que mata a criança e depois foge, sem dar assistência. Como todos moram numa cidade pequena, Ethan, sem, a princípio, desconfiar que Dwight é o responsável por seu sofrimento, o procura para dar início à investigação e encontrar o culpado. Daí o título meio óbvio em português. Mais uma vez, Joaquin Phoenix comprova que é um dos maiores atores da atualidade, numa atuação soberba como pai revoltado pela morte estúpida do filho. Ruffalo também está ótimo como um homem atormentado pela culpa, enquanto procura aprofundar a sua relação com o filho também de 10 anos. Excelente filme.  

domingo, 7 de junho de 2015

2627 - A ILHA


A ILHA (THE ISLAND, USA 2005) – Ficção científica de ótimo nível, com uma história não muito original (remete-nos a BLADE RUNNER), mas com bons efeitos visuais e, claro, com Scarlett Johansson, mesmerizante. Lincoln e Jordan (Ewan McGregor e Scarlett), confinados numa espécie de laboratório, descobrem que são clones criados para suprir órgãos para os ricos. Diante disso, fogem e são perseguidos pelos que não querem que este segredo seja revelado. O filme lida com uma ideia que vem migrando progressivamente da ficção científica para a esfera do dia a dia – o conceito do “pós-humano”. Esta fascinação com o poder da criação, aquilo que se convencionou chamar de “brincar de Deus” já se fez presente nas medonhas combinações entre humanos e animais de A ILHA DO DR. MOREAU, livro de H.G. Wells, em 1896, e na separação dos organismos humanos em categorias superiores e inferiores no ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley, de 1932. O resultado sempre foi catastrófico. De certa forma, é o que acontece em A ILHA. Contudo, aspecto mais relevante do filme é, sem dúvida, a presença de Scarlett – como pode ser tão linda?