quarta-feira, 30 de setembro de 2015

2690 - WHIPLASH - EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

WHIPLASH EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (WHIPLASH, USA, 2014) – Enxuto, tenso, angustiante, libertador, perfeito na sua proposta, WHIPLASH consegue fazer com que tudo – atores, roteiro, música – atinja, ao mesmo tempo, o máximo de potência e precisão. J.K. Simmons, no papel de Terence Fletcher, professor do mais prestigiado conservatório musical americano, tem um desempenho arrasador – o Oscar de ator coadjuvante que levou é mais que merecido. Sua performance, composta de inteligência e gestos minimalistas, misturando uma aparente suavidade com detonações imprevistas, nos leva a entrar no torvelinho emocional que vive o jovem protagonista (o também excepcional Miles Teller, no papel de Andrew Neiman). Um dos acertos do diretor e roteirista estreante Damien Chazelle é colocar a bateria no centro da história, sem se deixar seduzir pela sinuosidade sonora dos metais, por exemplo. Sentimos, então que ela é mesmo o motor de propulsão verdadeiro das bandas, ao mesmo tempo uma metáfora do coração pulsante, uma usina de força catalisando os sons e a atenção da plateia. Combinação singular de fúria e precisão, WHIPLASH nos envolve desde a primeira cena, em que Andrew detona o instrumento ao estilo do lendário Buddy Rich. Na vulcânica sequência final do filme, temos a certeza de que, entre muitas interpretações, a perfeição pode estar até mesmo no processo de obtê-la.


 

terça-feira, 29 de setembro de 2015

2689 - SABOTAGEM

SABOTAGEM (SABOTAGE, USA 2014) – Filme tosco, com Arnold Schwarzenegger, e roteiro sem qualquer originalidade. Um grupo de agentes especiais, renegados depois de passarem como suspeitos de terem roubado 10 milhões de dólares, volta à cena liderados por Schwarzenegger, para provar que são inocentes. Já sabemos como isso acaba, não? Para piorar, a sequência final, num lugarejo no México, é de uma pobreza cinematográfica imperdoável.

domingo, 27 de setembro de 2015

2688 - LUCY


LUCY (LUCY, USA 2014) – Ver Scarlett Johansson em cena é sempre um prazer, mesmo que o roteiro deste filme de Luc Besson a vá transformando gradativamente num computador, ideia que se aproxima de ELA, de Spike Jonze, em que ela faz a voz do sistema operacional que seduz um indefeso Joaquin Phoenix e, claro, todos nós. Em LUCY, que acabo de rever, ela é uma periguete perdida em Honk Kong, que acaba virando mula de traficantes que querem mandar uma droga poderosíssima para a Europa. A história é mais que conhecida: o pacote, inserido cirurgicamente no seu abdômen, se rompe, e ela começa a fazer uso total da sua capacidade cerebral. Ela está linda, de início com a cara de assustada mais encantadora do planeta e, depois, tirando partido do seu olhar enviesado (veja aí do lado...), especialmente quando diz que consegue sentir a rotação da Terra e o fluxo de sangue nas suas veias – imagino que também poderia sentir o meu, pulsando, quando a vejo.  

terça-feira, 15 de setembro de 2015

2687 - TRUE BLOOD - 4.a TEMPORADA

TRUE BLOOD – 4.a TEMPORADA (TRUE BLOOD, 4TH SEASON, USA 2012) - Sookie se vê envolvida em um triângulo amoroso - dividida entre o vingativo Bill, o novo Rei Vampiro do Mississippi, e Eric, que não é mais o ex-viking que costumava ser. Liderado por uma carismática bruxa chamada Marnie, que ameaça impedir que qualquer pessoa, viva ou morta, fique em seu caminho, um grupo de poderosas bruxas procura seduzir Lafayette, Tara e Jesus com poderes do outro mundo. Jessica tenta se adaptar a uma vida doméstica, enquanto Jason se vê sozinho no território dos were-panthers, os lobisomens locais. Arlene e Terry chegam a um acordo sobre seu incomum bebê, e Alcide é pego pelas garras de uma antiga paixão. Esta temporada ficou mais centrada nas maldades de Marnie (Fiona Shaw, a Petunia, de Harry Potter).

2686 - NO OLHO DO TORNADO

NO OLHO DO TORNADO (INTO THE STORM, USA 2014) – Apesar dos efeitos razoáveis, o filme sobre a devastação provocada por um tornado F5 em uma região do interior dos EUA, sem querer fazer blague, é um desastre quase total. É sempre interessante constatar que existem pessoas que dedicam a vida a perseguir tornados e furacões e registrar seus efeitos destrutivos. TWISTER, de 1996, com a mesma temática, é um filme excelente, com bons diálogos e um roteiro bem amarrado, além de contar com a presença luxuosa de Philip Seymour Hoffman. Este INTO THE STORM tem diálogos sofríveis, além de um elenco que simplesmente não sabe atuar.  

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

2685 - SANGUE E VINHO

SANGUE E VINHO (BLOOD AND WINE, USA 1996) – Dois grandes atores – Jack Nicholson e Michael Caine – juntos numa espécie de noir moderno, envolvendo dois ladrões de joias. Ao roubarem um valioso colar de diamantes, a esposa traída de Alex Gates (Nicholson) entra na história e muda os planos da dupla. A notar: a presença de Jennifer Lopez, devidamente meio vestida de shortinhos durante a maior parte de suas cenas. Não é um grande filme, mas Caine dá um show.