quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

2870 - O MENSAGEIRO TRAPALHÃO

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O MENSAGEIRO TRAPALHÃO (THE BELLBOY, USA, 1960) – Neste primeiro filme dirigido e estrelado por Jerry Lewis, os grandes destaques são a exímia fotografia em preto e branco de Haskell B. Boggs e a locação do já então impressionante Fontainebleau Miami Beach Hotel, por onde Lewis desfila uma série de gags aparentemente desconexas que, ao fim, são uma homenagem ao cinema mudo e a Stan Laurel, grande ídolo de Lewis, em especial. Numa taxonomia mais simplificada do universo da comédia no cinema, que vai de Chaplin e Harold Lloyd a Buster Keaton, Jerry Lewis é, de fato, um gênio do humor corporal, saudavelmente “sem noção” que, intencionalmente ou não, revela em seus filmes um pouco dos absurdos do “american way of life”. Em THE BELLBOY, muito antes do boom das (questionáveis) celebridades midiáticas de hoje, ele cutuca o endeusamento dos famosos (quando interpreta ele mesmo chegando ao hotel, com uma horda de puxa-sacos em volta) e leva o próprio corpo a um paroxismo tão próximo da abstração e da incompreensão, juntamente com esquetes diretamente inspirados nos desenhos animados (o voo das borboletas supostamente mortas num quadro é um dos exemplos disso).