sábado, 21 de junho de 2025

4735 - UM HOMEM DIFERENTE (2024)

 


UM HOMEM DIFERENTE (A DIFFERENT MAN, USA, 2024) – O filme de Aaron Schimberg é um estudo sobre estética e autoconfiança, porque propõe uma reflexão sobre como lidamos mal com nossas imperfeições, enquanto há pessoas vivendo em perfeita harmonia com elas. A partir daí, o diretor e roteirista aponta um paradoxo interessante: mudar o lado externo não necessariamente altera os sentimentos dentro de nós, como mostra a personagem de Sebastian Stan, Edward, um ator sofrível, com uma deformidade facial para ele limitadora de sua felicidade. Filmado em 16mm por Wyatt Garfield, o filme tem a cor e a textura dos anos 70, e sua temática está ligada à SUBSTÂNCIA, com Demi Moore e à ETERNAL SUNSHINE OF A SPOTLESS MIND, quando a Edward é dado um presente impossível: um procedimento cirúrgico capaz de transformar sua aparência. O problema? Ele permanece sendo Edward por dentro. Isso é mostrado, sem disfarce, quando Oswald (Adam Pearson) entra em cena para revelar que os defeitos de Edward não estão na superfície da pele. Misturando comédia e cinismo, o filme explora o que acontece conosco quando nos vemos livres daquilo que acreditamos limitar nosso potencial. Além disso, o filme sublinha o peso da comparação com os outros através dos parâmetros do que entendemos como limitação física/psicológica: podemos tanto tentar mudar para nos encaixarmos nas expectativas, ou abraçar o que nos faz únicos e ser feliz, apesar dos possíveis obstáculos.  Aaron Schimberg's film is a study on aesthetics and self-confidence, because it proposes a reflection on how badly we deal with our imperfections, while there are people living in perfect harmony with them. From there, the director (and screenwriter) points out an interesting paradox: changing the external side does not necessarily change the feelings inside us, as shown by Sebastian Stan's character, Edward, a suffering actor, with a facial deformity that limits his happiness. Shot in 16mm by Wyatt Garfield, the film has the color and texture of the 70s, and its theme is linked to SUBSTANCE, with Demi Moore and ETERNAL SUNSHINE OF A SPOTLESS MIND, when Edward is given an impossible gift: a surgical procedure capable of transforming his appearance. The problem? He remains Edward on the inside. This is shown, undisguised, when Oswald (Adam Pearson) enters the scene to reveal that Edward's flaws are not merely skin deep. Mixing comedy and cynicism, the film explores what happens to us when we find ourselves free of what we choose to believe limits our potential. In addition, the film highlights the burden of comparison to others through the parameters of what we understand as physical/psychological limitation: we can either try to change ourselves for the sake of fitting in, or embrace what makes us unique and be happy, despite possible obstacles.