quinta-feira, 24 de abril de 2025

4707 - DEJA VU (2006)

 


DEJA VU (USA, 2006) – Denzel Washington é obrigatório. New Orleans, feriado, festa na cidade. Uma explosão no ferry-boat mata centenas de pessoas. A conclusão: atentado terrorista. Denzel, um agente federal, vai investigar e se apaixona por Paula Patton, coisa perfeitamente compreensível, convenhamos. Tony Scott usa muito bem filtros coloridos, juntamente com uma fotografia caprichadas, a cargo de Paul Cameron, para mostrar uma New Orleans sob uma luz feérica e fazer um filme sensacional, misturando thriller policial com ficção científica e uma atmosfera de romance inevitável. Em relação à parte tecnológica mostrada no filme, faltou um aprofundamento mais detalhado sobre o processo relativo a uma viagem no tempo. É exatamente esse aspecto o grande trunfo da história – ele é uma solução original aos desdobramentos da trama. Denzel Washington is a must. New Orleans, holiday, party in the city. An explosion on the ferry kills hundreds of people. The conclusion: terrorist attack. Denzel, a federal agent, goes to investigate and falls in love with Paula Patton, which is perfectly understandable, let's face it. Tony Scott uses colored filters very well, along with neat photography, by Paul Cameron, to show a New Orleans under a fairy light and make a sensational film, mixing crime thriller with science fiction and an atmosphere of inevitable romance. Regarding the technological part shown in the film, there was a lack of a more detailed depth on the process related to time travel. It is exactly this aspect that is the great asset of the story – it is an original solution to the unfolding of the plot.



quarta-feira, 23 de abril de 2025

4706 - AGENTE C: DUPLA IDENTIDADE (2012)

 


AGENTE C: DUPLA IDENTIDADE (SHADOW DANCER, UK, 2012) – Clive Owen é obrigatório, embora, neste filme, pareça estar um pouco fora de lugar. Quem brilha realmente é Andrea Riseborough (de OBLIVION), como uma integrante do IRA que se torna uma informante do MI-5, para proteger seu filho. A história é sombria e, de fato, só faz sentido para quem conhece a história política da Irlanda. No entanto, a angústia e a determinação de Andrea fazem valer a pena constatar a semelhança entre o Serviço Secreto Britânico e o IRA, em relação à batalha de egos dentro do primeiro escalão. Fique atento para o twist final. Clive Owen is a must, although, in this film, he seems to be a little out of place. The one who really shines is Andrea Riseborough (from OBLIVION), as an IRA member who becomes an MI-5 informant, to protect her son. The story is bleak and, in fact, only makes sense to those who know the political history of Ireland. However, Andrea’s anguish and determination make it worth noting the similarity between the British Secret Service and the IRA, in relation to the battle of egos within the first echelon. Prime.



terça-feira, 22 de abril de 2025

4705 - REAPRENDENDO A AMAR (2015)


REAPRENDENDO A AMAR (I’LL SEE YOU IN MY DREAMS, USA, 2015) – Sam Elliot é obrigatório. Isso posto, vamos ao filme: Carol (Blythe Danner) é uma viúva sem grandes problemas com sua atual condição meio solitária, divindindo seu tempo jogando cartas com as amigas (Rhea Perlman entre elas) e cuidando do seu cachorro. Um dia, ela conhece Bill (Sam Elliot) e, claro, os dois se apaixonam. O roteiro segue uma linha meio previsível, mas lida com aspectos interessantes, embora pouco aprofundados: o romance entre pessoas mais velhas e seu involuntário isolamento social, as inesperadas amizades, como a do limpador de piscinas, a necessidade de aproveitar as oportunidades nesta fase da vida, reconhecendo a ocorrência do imponderável, quando menos se espera. Sam Elliot is  mandatory. That said, let's go to the movie: Carol (Blythe Danner) is a widow with no major problems with her current somewhat lonely condition, spending her time playing cards with her friends (Rhea Perlman among them) and taking care of her dog. One day, she meets Bill (Sam Elliot) and, of course, the two fall in love. The script follows a somewhat predictable line, but deals with interesting aspects, although little deepened: the romance between older people and their involuntary social isolation, the unexpected friendships, such as that of the pool cleaner, the need to take advantage of opportunities at this stage of life, recognizing the occurrence of the imponderable, when you least expect it. Netflix. 



segunda-feira, 21 de abril de 2025

4704 - ACOMPANHANTE PERFEITA (2025)


 ACOMPANHANTE PERFEITA (COMPANION, USA, 2025) – A premissa dessa comédia de humor satírico não é nova, mas sua execução é tão charmosa quanto perturbadora. Um jovem casal, Josh e Iris (Jack Quaid – com os mesmos maneirismos de seu personagem em THE BOYS) e a delicada Sophie Thatcher, de HEREGE) vão passar um fim de semana na casa de campo de uns amigos. Em certo ponto, ficamos sabendo de duas informações essenciais para a história: Iris é um humanoide bot encomendada por Josh para ser a companhia perfeita, e Josh tem um plano inconfessável até esse momento. A trama, bem ao estilo de BLACK MIRROR, aponta para a seguinte reflexão: com a possibilidade de adquirir um robô para se relacionar afetivamente, a humanidade vai perdendo a capacidade de estabelecer laços sem o processo natural de conhecimento e identificação, evitando as possíveis dores e frustrações advindas da aproximação sem a mediação tecnológica. COMPANION vai muito mais além do mostrado na tela, apontando para as consequências de uma misoginia mecanizada e as implicações de uma cultura leniente com o não consentimento em vários níveis. O roteiro lembra o ótimo ELA, com Scarlett. Mas, bem diferente do filme de Spike Jonze, COMPANION não tem como foco a realização do amor romântico através do plano diegético envolvendo um questionamento existencialista num mundo repleto de dimensões solitárias. Íris não é Samantha, no sentido de se colocar fisicamente nas ações, sem o distanciamento seguro de uma interface de um sistema operacional. Ao contrário, ela interfere na narrativa de modo incisivo e sofre as consequências – físicas e emocionais – destes atos, quando, na sua inocência cibernética, descobre o pior da natureza humana: a hipocrisia disfarçada de boas intenções. The premise of this satirical comedy is not new, but its execution is as charming as it is disturbing. A young couple, Josh and Iris (Jack Quaid – with the same mannerisms as his character in THE BOYS) and the delicate Sophie Thatcher, from HERETIC - are going to spend a weekend at a friend's country house. At one point, we learn two essential pieces of information for the story: Iris is a humanoid bot commissioned by Josh to be the perfect companion, and Josh has an unspeakable  plan until that moment. The plot, very much in the style of BLACK MIRROR, points to the following reflection: with the possibility of acquiring a robot to relate affectively, humanity is losing the ability to establish bonds without the natural process of knowledge and identification, avoiding the possible pains and frustrations arising from the approximation without technological mediation. COMPANION goes much further than what is shown on screen, pointing to the consequences of mechanized misogyny and the implications of a lenient culture with non-consent on multiple levels. The script is reminiscent of the great HER, with Scarlett. But unlike Spike Jonze's film, COMPANION does not focus on the realization of romantic love through the diegetic plane involving an existentialist questioning in a world full of lonely dimensions. Iris is not Samantha, in the sense of physically putting herself in the actions, without the safe distance of an operating system interface. On the contrary, she interferes in the narrative in an incisive way and suffers the consequences – physical and emotional – of these acts, when, in her cybernetic innocence, she discovers the worst of human nature: hypocrisy disguised as good intentions. Prime.



sábado, 19 de abril de 2025

4703 - AMOR SEM ESCALAS (2009)

 


AMOR SEM ESCALAS (UP IN THE AIR, USA, 2009) Ryan Bingham (George Clooney) é um solteiro convicto, totalmente averso ao casamento e compromissos sentimentais. Ele ganha a vida despedindo funcionários de companhias cujos donos não querem lidar com o desconforto de comunicar seu desligamento. O filme de Jason Reitman aproveita essa premissa para fazer uma sátira sobre a recessão então recente nos Estados Unidos (seria também atual com o desgoverno trágico de Trump), principalmente quando entra em cena uma nova (na época) tecnologia, tornando desnecessária a atividade profissional tão apreciada por Ryan e por ele transformada em sua filosofia de vida: as demissões serão agora feitas por vídeo conferência, medida visando a cortar custos de todo esse processo de demissões. No entanto, o roteiro reserva um importante sub-plot: numa dessas viagens, Ryan se apaixona por Alex (Vera Farmiga, talvez nunca tão bela quanto neste filme), outra executiva vivendo praticamente de aeroporto em aeroporto. Neste encontro, aparentemente perfeito, com os respectivos valores e entendimentos sobre a natureza de um relacionamento maduro, a ruptura se insinua, surpreendentemente, ao deslocar as convicções de Ryan sobre uma vida sem aprofundamento de suas relações afetivas, quando ele se vê realmente apaixonado por Alex. Temos aí o que Foucault apontava como a transitoriedade do poder, algo nunca possuído e, sim, exercido. Sendo o poder uma relação, é sempre exercido de modo assimétrico, como resultado de relações desequilibradas. Sob a ótica foucaultiana, ninguém detém completamente o monopólio do poder o tempo inteiro. Ryan se vê em completo domínio sobre sua vida profissional e afetiva, lembrando um pouco o übermensch de Nietzsche. Quando se vê diante de um rebaixamento no seu trabalho e se descobre, de certa forma, fragilizado ao abrir seu coração para Alex, a relação de controle exercida por ele se inverte, confirmando a transitoriedade do poder na esfera relacional, em searas distintas da vida. O filme também discute o poder disciplinar do trabalho no mundo moderno, no qual se transformou no principal vetor da construção da riqueza social. A biopolítica de Foucault se aplica também ao roteiro, pois as demissões em massa retratadas no filme implicam na desconstrução de um corpo produtivo, sem moradia, plano de saúde e, emocionalmente, sem valorização. Ryan Bingham (George Clooney) is a convinced bachelor, totally averse to marriage and sentimental commitments. He makes a living by laying off employees of companies whose owners do not want to deal with the discomfort of communicating their dismissal. Jason Reitman's film takes advantage of this premise to make a satire about the then recent recession in the United States (it would also be current with Trump's tragic administration), especially when a new (at the time) technology enters the scene, making unnecessary the professional activity so appreciated by Ryan and transformed by him into his philosophy of life: The dismissals will now be made by video conference, a measure aimed at cutting costs of this entire process of dismissals. However, the script reserves an important sub-plot: on one of these trips, Ryan falls in love with Alex (Vera Farmiga, perhaps never as beautiful as in this film), another executive practically living from airport to airport. In this apparently perfect encounter, with the respective values and understandings about the nature of a mature relationship, the rupture insinuates itself, surprisingly, by displacing Ryan's convictions about a life without deepening his affective relationships, when he finds himself really in love with Alex. Here we have what Foucault pointed out as the transience of power, something never possessed but exercised. Since power is a relation, it is always exercised asymmetrically, as a result of unbalanced relations. From Foucault's point of view, no one completely holds a monopoly on power all the time. Ryan sees himself in complete control over his professional and affective life, somewhat reminiscent of Nietzsche's übermensch. When he is faced with a demotion in his work and discovers himself, in a way, weakened when he opens his heart to Alex, the power relationship exercised by him is inverted, confirming the transience of power in the relational sphere in different fields of life. The film also discusses the disciplinary power of work in the modern world, in which it has become the main vector for the construction of social wealth. Foucault's biopolitics also applies to the script, as the mass layoffs portrayed in the film imply the deconstruction of a productive body, without housing, health insurance and, emotionally, without appreciation. DVD.



sexta-feira, 18 de abril de 2025

4702 - A REDE (1995)


A REDE (THE NET, USA, 1995) – Trinta anos depois, é interessante ver como os primeiros tempos da internet começavam a impactar o mundo de então: podia-se pedir uma pizza online e ai de quem perdesse um disquete com informações valiosas – se isso acontecesse, era uma tragédia sem volta. Sandra Bullock nunca foi uma atriz impactante – apesar do Oscar por UM SONHO POSSÍVEL – mas fica clara a sua presença agradável em cena, especialmente num filme com muitas cenas de perseguição (ela esteve muito bem também em VELOCIDADE MÁXIMA), como é o caso de A REDE. O roteiro, premonitoriamente, mostra como o mundo já estava à mercê do controle digital e a importância redimensionada da manipulação de informações pessoais. É um thriller eficiente, apesar de algumas soluções dramáticas, inevitáveis no caso, para transformar a personagem de Sandra Bullock em heroína, por mais improvável que fosse. Thirty years later, it is interesting to see how the early days of the internet began to impact the world of that time: you could order a pizza online and if anyone lost a floppy disk with valuable information, it was a tragedy with no return. Sandra Bullock has never been an impactful actress – despite the Oscar for THE BLIND SIDE – but her pleasant presence on screen is clear, especially in a film with many chase scenes (she was also very good in SPEED), as is the case of THE NET. The script, premonitorily, shows how the world was already at the mercy of digital control and the resized importance of the manipulation of personal information. It is an efficient thriller, despite some dramatic solutions, inevitable in this case, to turn Sandra Bullock's character into a heroine, as unlikely as it was. Prime. 



4701 - LOBISOMEM (2025)


  O LOBISOMEN (THE WOLF MAN, USA, 2025) – O filme de Leigh Whannell começa bem, mas vai perdendo fôlego no seu terço final, tornando o roteiro bem menos inspirado e as atuações claramente inexpressivas, principalmente dos dois protagonistas, Christopher Abbott e Julia Garner, um casal sem qualquer química. Ou seja, um grande problema de LOBISOMEN é um elenco mal escalado – Julia, brilhante e inesquecível em OZARK, parece perdida como uma jornalista em ascensão tentando salvar seu casamento, enquanto Abbott parece não dar conta do arco dramático de seu personagem, como já fizera Lon Chaney Jr. e Benício Del Toro em versões anteriores. A licantropia é um processo doloroso, pois é o afastamento da condição humana, de maneira, por vezes, gradativa, mas sempre devastadora, principalmente para as pessoas ao redor do infectado. Havia esse gravitas na atuação dos atores das duas versões citadas, característica inexistente em Abbott. Isso, essencialmente, faz de O LOBISOMEN um filme pouco atraente para quem gosta do gênero e, mais especificamente, de um personagem tão marcante na galeria de monstros do cinema. Leigh Whannell's film starts well, but loses steam in its final third, making the script much less inspired and the performances clearly inexpressive, especially from the two protagonists, Christopher Abbott and Julia Garner, a couple without any chemistry. In other words, a big problem with WEREWOLF is a poorly cast cast – Julia, brilliant and unforgettable in OZARK, seems lost as a rising journalist trying to save her marriage, while Abbott seems not to be able to handle the dramatic arc of her character, as Lon Chaney Jr. and Benicio Del Toro had already done in previous versions. Lycanthropy is a painful process, as it is the removal from the human condition, sometimes gradually, but always devastating, especially for the people around the infected. There was this gravitas in the performance of the actors of the two versions mentioned, a characteristic that does not exist in Abbott. This, essentially, makes THE WEREWOLF an unattractive film for those who like the genre and, more specifically, such a striking character in the gallery of monsters in cinema.



quinta-feira, 17 de abril de 2025

4700 - O GANGSTER (2007)

 


O GANGSTER (AMERICAN GANGSTER, USA, 2007) – Denzel Washington e Russell Crowe são obrigatórios. Neste filme, só um adjetivo lhes faz justiça: perfeitos. Denzel e Crowe estão em lados opostos: enquanto aquele é o chefe de uma organização mafiosa em Nova York, este é um jornalista meio marginal, convencido de que pode levar o cabeça da organização criminosa para a cadeia. A direção de Ridley Scott cobre todos os aspectos da dinâmica da venda de drogas liderada por Frank Lucas (Washington), também responsável pela importação de heroína diretamente do Sudeste asiático. Algo que só os grandes atores são capazes: não há como não torcer pelo personagem de Denzel, mesmo ele estando do lado oposto à lei. Denzel Washington and Russell Crowe are a must. In this film, only one adjective does them justice: perfect. Denzel and Crowe are on opposite sides: while the former is the head of a mafia organization in New York, the latter is a somewhat marginal journalist, convinced that he can take the head of the criminal organization to jail. Ridley Scott's direction gets into every nook and cranny of the dynamics of drug sales led by Frank Lucas (Washington), also responsible for importing heroin directly from Southeast Asia. Something that only great actors are capable of: there is no way not to root for Denzel's character, even if he is on the side of the law. Prime.



4699 - CILADA - 6 EPISÓDIOS (2025)

 


CILADA – 6 EPISÓDIOS - (ATRAPADOS, Argentina, 2025) – Duas atrações logo chamam a atenção nesta produção: Soledad Villamil e as lindíssimas paisagens de Bariloche, onde a trama se inicia quando uma repórter investigativa (Soledad) começa a seguir as pistas de um assassinato de uma jovem de 16 anos. A história, coincidentemente, tem muitas conexões com ADOLESCÊNCIA, ao apontar os riscos provocados pela manipulação de jovens por pessoas inescrupulosas na internet. O roteiro também aborda questões ambientais, e isso tem tudo a ver com o cenário deslumbrante. As cenas são esplêndidas, com cenários de tirar o fôlego e cinematografia verdadeiramente imersiva, apesar do desfecho um tanto incompatível com a boa dinâmica do roteiro dos episódios anteriores. Two attractions immediately draw attention in this production: Soledad Villamil and the beautiful landscapes of Bariloche, where the plot begins when an investigative reporter (Soledad) begins to follow the clues of a murder of a 16-year-old girl. The story, coincidentally, has many connections with ADOLESCENCE, by pointing out the risks caused by the manipulation of young people by unscrupulous people on the internet. The script also addresses environmental issues, and this has everything to do with the stunning scenery. The visuals are splendid, with breathtaking landscapes and truly immersive cinematography, despite the somewhat incompatible outcome with the good dynamics of the script of the previous episodes. Netflix.



domingo, 13 de abril de 2025

4698 - SINDICATO DE LADRÕES (1954)

 


SINDICATO DOS LADRÕES (ON THE WATERFRONT, USA, 1954) – Dirigido por Elia Kazan, o filme é uma história pungente sobre os trabalhadores das docas de Nova York e da influência dos chefes corruptos dos sindicatos, num roteiro com cenas de intenso drama, diálogos memoráveis, atuações marcantes e uma trilha perfeita composta por Leonard Bernstein. E, claro, Marlon Brando, numa atuação visceral, capaz de capturar a atenção dos espectadores desde o início. Atenção para a cena dentro de um táxi, na qual ele improvisa sua fala, diante da expressão atônita de Rod Steiger – Kazan apenas deixou a câmera ligada e os dois atores dirigirem a si mesmos. Directed by Elia Kazan, the film is a poignant story about New York's dock workers and the influence of corrupt union bosses, in a script with scenes of intense drama, memorable dialogues, outstanding performances and a perfect score composed by Leonard Bernstein. And, of course, Marlon Brando, in a visceral performance, capable of capturing the attention of viewers from the beginning. Attention to the scene inside a taxi, in which he improvises his speech, in front of Rod Steiger's astonished expression – Kazan just left the camera on and the two actors drove themselves. TC Cult.



4697 - A HERANÇA DOS DEVASSOS (1979)

 


A HERANÇA DOS DEVASSOS (Brasil, 1979) – O filme com Sandra Bréa e Roberto Maya é uma tentativa de emular um drama psicológico envolvendo perversão, incesto e briga de família, sem qualquer cuidado com o roteiro e, principalmente, as atuações, todas bem abaixo do aceitável. O tema da decadência de uma família aristocrática é simbolizado pelo cenário permanente de um casarão tradicional, onde as ações acontecem de maneira tediosa, arrastada, culminando em situações bizarras e totalmente sem nexo. A explicação do mordomo é, no mínimo, uma forma preguiçosa e ineficaz de tentar dar um pouco de sentido a esta produção abaixo da linha do precário. The film with Sandra Bréa and Roberto Maya is an attempt to emulate a psychological drama involving perversion, incest and family quarrel, without any care for the script and, especially, the performances, all well below the acceptable. The theme of the decadence of an aristocratic family is symbolized by the permanent setting of a traditional mansion, where the actions take place in a tedious, dragged way, culminating in bizarre and totally meaningless situations. The butler's explanation is, at the very least, a lazy and ineffective way of trying to give a little sense to this production below the precarious line. Canal Brasil.


domingo, 6 de abril de 2025

4696 - COLATERAL (2004)


COLATERAL (COLLATERAL, USA, 2004) O misterioso Vincent (Tom Cruise) contrata um motorista de táxi, Max (Jamie Foxx), para levá-lo a uma série de compromissos no decorrer de uma noite. Quando Max descobre a verdade sobre esses compromissos – uma série de assassinatos – ele luta para escapar do compromisso e do confronto com Vincent. COLATERAL é um bom thriller psicológico, enriquecido pelas decisões artísticas de Michael Mann, da fotografia noturna ao perfil dos personagens principais. Aparte as mortes das pessoas da lista de Vincent, o roteiro consiste basicamente na interação entre Cruise e Foxx, em longos diálogos dentro do táxi, fazendo do relutante respeito mútuo inicial uma quase sugestão de amizade, beirando, em muitos momentos uma inevitável Síndrome de Estocolmo. Sob um olhar atual, podemos inferir uma discussão sobre as condições de um trabalho uberizado ainda nos seus primórdios, expondo motoristas aos mais diversos riscos imanentes a uma cidade como Los Angeles. Um dos raros filmes com Tom Cruise como vilão. The mysterious Vincent (Tom Cruise) hires a taxi driver, Max (Jamie Foxx), to take him to a series of appointments over the course of one night. When Max learns the truth about these commitments – a series of murders – he struggles to escape the engagement and confrontation with Vincent. Collateral is a good psychological thriller, enriched by Michael Mann's artistic decisions, from night photography to the profile of the main characters. Apart from the deaths of the people on Vincent's list, the script basically consists of the interaction between Cruise and Foxx, in long dialogues inside the taxi, making the initial reluctant mutual respect an almost suggestion of friendship, bordering, at times, on an inevitable Stockholm Syndrome. From a current perspective, we can infer a discussion about the conditions of uberized work still in its beginnings, exposing drivers to the most diverse risks immanent to a city like Los Angeles. One of the rare films with Tom Cruise as a villain. DVD. 



4695 - OPERAÇÃO VALQUÍRIA (2008)


OPERAÇÃO VALQUÍRIA (VALKYRIE, USA, 2008) – Em 20 de julho de 1944, um grupo de oficiais nazistas tentou matar Hitler, numa conspiração visando ao término da guerra e à salvação da integridade alemã restante. Liderados pelo coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise), os conspiradores planejaram um atentado à bomba em um dos esconderijos do Führer, mas Hitler sobrevive e ordena a execução de todos os envolvidos. Este episódio é um dos mais marcantes da WW2, porque evidenciou a existência de membros da Wehrmacht contrários aos delírios de um homem, àquela altura, consumido pelo ódio e vingança e infenso a qualquer argumentação contrária aos seus arroubou autoritários. On July 20, 1944, a group of Nazi officers attempted to kill Hitler in a conspiracy aimed at ending the war and saving the remaining German integrity. Led by Colonel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise), the conspirators planned a bomb attack on one of the Führer's hideouts, but Hitler survives and orders the execution of all involved. This episode is one of the most striking of WW2, because it highlighted the existence of members of the Wehrmacht opposed to the delusions of a man, at that time, consumed by hatred and revenge and defenseless to any argument against his authoritarian outbursts. Prime.