O olhar enviesado de Scarlett
MATCH POINT (UK, USA, 2005) – Scarlett Johansson é obrigatória. Especialmente
aqui, ela parece ter exagerado no seu direito inalienável de ser mesmerizante. Dirigido
por Woody Allen, este era, até então, o seu filme preferido. Há boas razões
para isso, além, claro, de Scarlett Ingrid Johansson. A história trata,
aparentemente, de uma discussão da existência da sorte como determinante na
vida das pessoas. Há uma discussão sobre o livre-arbítrio, ao analisarmos o
comportamento de Chris (Jonathan Rhys Meyers), e sua postura de alpinista
social, sempre às favas com os escrúpulos, como diria mr. Bird. Chris podia ter
recusado o convite de Tom (Matthew Goode, ótimo como Tom Armstrong-Jones, em
THE CROWN) para uma ópera e, assim, conhecer Nola Rice (Scarlett, faiscando de
sensualidade), encontro este sinalizando, desde o início, um desastre iminente.
Mas não o faz. Chris escolhe racionalmente o caminho a seguir, sempre contando
com o destino como parceiro. O roteiro é, no mínimo, perturbador, pois leva o
espectador a uma ruptura emocional tão violenta quando inesperada. E, claro, há Scarlett. Scarlett Johansson is mandatory. Especially here, she seems to have exaggerated
her inalienable right to be mesmerizing. Directed by Woody Allen, this was, until
then, his favorite film. There are good reasons for this, besides, of course, Scarlett
Ingrid Johansson. The story is apparently about a discussion of the existence of
luck as a determinant in people's lives. There is an approach of free will, when
we analyze Chris' (Jonathan Rhys Meyers) behavior, and his posture as a social climber,
always on the verge of scruples, as Mr. Bird would say. Chris could have turned
down Tom's (Matthew Goode, great as Tom Armstrong-Jones, in THE CROWN) invitation
to an opera and thus met Nola Rice (Scarlett, sparkling with sensuality), an encounter
that signaled, from the beginning, an imminent disaster. But he does not. Chris
rationally chooses the path to follow, always counting on fate as a partner. The
script is, to say the least, disturbing, as it leads the viewer to an emotional
rupture as violent as it is unexpected. And, of course, there's Scarlett.Prime.