domingo, 4 de maio de 2025

4708 - MATCH POINT (2005)

O olhar enviesado de Scarlett

 MATCH POINT (UK, USA, 2005) – Scarlett Johansson é obrigatória. Especialmente aqui, ela parece ter exagerado no seu direito inalienável de ser mesmerizante. Dirigido por Woody Allen, este era, até então, o seu filme preferido. Há boas razões para isso, além, claro, de Scarlett Ingrid Johansson. A história trata, aparentemente, de uma discussão da existência da sorte como determinante na vida das pessoas. Há uma discussão sobre o livre-arbítrio, ao analisarmos o comportamento de Chris (Jonathan Rhys Meyers), e sua postura de alpinista social, sempre às favas com os escrúpulos, como diria mr. Bird. Chris podia ter recusado o convite de Tom (Matthew Goode, ótimo como Tom Armstrong-Jones, em THE CROWN) para uma ópera e, assim, conhecer Nola Rice (Scarlett, faiscando de sensualidade), encontro este sinalizando, desde o início, um desastre iminente. Mas não o faz. Chris escolhe racionalmente o caminho a seguir, sempre contando com o destino como parceiro. O roteiro é, no mínimo, perturbador, pois leva o espectador a uma ruptura emocional tão violenta quando inesperada. E, claro, há Scarlett. Scarlett Johansson is mandatory. Especially here, she seems to have exaggerated her inalienable right to be mesmerizing. Directed by Woody Allen, this was, until then, his favorite film. There are good reasons for this, besides, of course, Scarlett Ingrid Johansson. The story is apparently about a discussion of the existence of luck as a determinant in people's lives. There is an approach of free will, when we analyze Chris' (Jonathan Rhys Meyers) behavior, and his posture as a social climber, always on the verge of scruples, as Mr. Bird would say. Chris could have turned down Tom's (Matthew Goode, great as Tom Armstrong-Jones, in THE CROWN) invitation to an opera and thus met Nola Rice (Scarlett, sparkling with sensuality), an encounter that signaled, from the beginning, an imminent disaster. But he does not. Chris rationally chooses the path to follow, always counting on fate as a partner. The script is, to say the least, disturbing, as it leads the viewer to an emotional rupture as violent as it is unexpected. And, of course, there's Scarlett.Prime.