O ANJO AZUL (DER BLAUE ENGEL, Alemanha, 1930) – Um professor, Immanuel Rath (Emil Jannings) vê sua vida ruir, quando se apaixona por uma dançarina de cabaret, Lola (Marlene Dietrich). O filme de Joseph von Sternberg mostra uma sociedade alemã extremamente preconceituosa em relação à vida noturna das grandes cidades (isso também seria alvo da ira dos nazistas), ao escolher exatamente um professor para ilustrar como, na visão torta da época, a tal arte degenerada poderia arruinar a vida de qualquer pessoa. O roteiro trata de como um professor, durante a república de Weimar, podia tratar tiranicamente seus alunos, exercendo sobre eles um controle também de suas vidas particulares –Rath justifica sua ida ao bordel onde dança Lola, para admoestar seus alunos no horário livre deles. O roteiro foca exatamente neste aspecto de como a vida pode ser surpreendente: a ira de Rath, possivelmente provocada por sua vida reprimida, é dissolvida pela descoberta do seu encantamento por Lola, fazendo-o perder qualquer tipo de cautela, até sua total queda. Atenção para a presença em cena do palhaço, com uma expressão triste, presente em várias cenas dentro do camarim de Lola: não há explicação para esse personagem, e isso pode ser uma das surpresas do roteiro, sugerindo a sua melancolia devida a um passado possivelmente ligado a Lola. A teacher, Immanuel Rath (Emil Jannings) sees his life fall apart when he falls in love with a cabaret dancer, Lola (Marlene Dietrich). Joseph von Sternberg's film shows a German society extremely prejudiced against the nightlife of big cities (this would also be the target of the Nazis' wrath), by choosing exactly a teacher to illustrate how, in the crooked view of the time, such degenerate art could ruin anyone's life. The script deals with how a teacher, during the Weimar Republic, could tyrannically treat his students, exercising control over them also over their private lives – Rath justifies her going to the brothel where Lola dances, to admonish her students in their free time. The script focuses exactly on this aspect of how surprising life can be: Rath's anger, possibly provoked by his repressed life, is dissolved by the discovery of his enchantment with Lola, making him lose any kind of caution, until his total fall. Attention to the presence on stage of the clown, with a sad expression, present in several scenes inside Lola's dressing room: there is no explanation for this character, and this may be one of the surprises of the script, suggesting his melancholy due to a past possibly linked to Lola. TC Cult.