segunda-feira, 19 de maio de 2025

4715 - O SOL É PARA TODOS (1962)


 O SOL É PARA TODOS (TO KILL A MOCKINGBIRD, USA, 1962) – Gregory Peck estava no auge quando interpretou um advogado defendendo um negro, acusado injustamente, em plena América dos anos 30. De fato, a segunda parte do filme de Robert Mulligan é bem mais interessante, se comparada à introdução, na qual Atticus Finch (Peck) precisa lidar com os filhos pequenos, órfãos de mãe. A cinematografia é lindamente trabalhada, com cortes dissolvidos, planos médios e médios-longos e uma montagem estabelecendo a localização do filme. A cinematografia em preto e branco cria uma sensação de tempo e lugar, aprimorando a narrativa e o impacto emocional. O uso de planos baixos e ângulos ascendentes enfatiza a perspectiva das crianças, adicionando profundidade à narrativa. O trabalho de câmera é elogiado por sua capacidade de capturar a essência do cenário dos anos 1930 e as emoções dos personagens, contribuindo para o impacto geral do filme. The cinematography is beautifully crafted, with dissolve cuts, medium and medium-long shots, and a montage establishing the film's location. The black-and-white cinematography creates a sense of time and place, enhancing the storytelling and emotional impact. The use of low shots and upward angles emphasizes the perspective of the children, adding depth to the narrative. The camera work is praised for its ability to capture the essence of the 1930s setting and the characters' emotions, contributing to the film's overall impact. Gregory Peck was at his peak when he played a lawyer defending a black man, wrongly accused, in the middle of America in the 30s. In fact, the second part of Robert Mulligan's film is much more interesting, compared to the introduction, in which Atticus Finch (Peck) has to deal with his young children, motherless.