A PONTE DO RIO KWAI (THE BRIDGE ON THE RIVER KWAI, USA 1957) – Obi-Wan Kenobi já teve seus maus momentos durante a WW2: Sir Alec Guinness foi último de uma geração de grandes atores britânicos, como Sir Laurence Olivier, Sir John Gielgud e Sir Ralph Richardson. Neste filme, ele é o Coronel Nicholson, prisioneiro, junto com seu batalhão num campo de POW japonês, durante a Segunda Guerra. Ele e seus soldados são obrigados a construir uma ponte para a passagem de um trem, numa rota vital para as forças japonesas. O maior conflito se instala entre Nicholson e o comandante do campo, Saito, quando os dois confrontam seus códigos de honra e patriotismo. A construção da ponte representa a culminância da ética e da cultura de dois povos distintos, num embate no qual a vaidade de ambos os comandantes vai muito além do pragmatismo militar, refletindo seus conceitos pessoais e o entorno dramático através do embate das suas vontades. A narrativa lenta e a complexa dinâmica dos personagens criam uma atmosfera de alta tensão entre os personagens principais. Obi-Wan Kenobi has already had his bad moments during WW2: Sir Alec Guinness was the last of a generation of great British actors, such as Sir Laurence Olivier, Sir John Gielgud and Sir Ralph Richardson. In this film, he is Colonel Nicholson, a prisoner, along with his battalion in a Japanese POW camp, during World War II. He and his soldiers are forced to build a bridge for a train to pass, a vital route for Japanese forces. The greatest conflict ensues between Nicholson and the camp commandant, Saito, when the two confront their codes of honor and patriotism. The construction of the bridge represents the culmination of the ethics and culture of two distinct peoples, in a clash in which the vanity of both commanders goes far beyond military pragmatism, reflecting their personal concepts and the dramatic environment through the clash of their wills. The slow narrative and complex character dynamics create an atmosphere of high tension between the main characters. TC Cult.