quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
838 - AVATAR
AVATAR (AVATAR, USA 2009) – de James Cameron. Avatar é o exemplo perfeito de um filme cuja forma se sobrepõe, em muito, ao conteúdo. Não que este seja ruim – longe disso. É decente, respeitável, politicamente correto. No entanto, perde feio no quesito originalidade, coisa que James Cameron soube injetar, de sobra, na forma exuberante com que conta a história de uma civilização invadida violentamente por gananciosos e poderosos estrangeiros. Soa familiar, não? Pois é, a história nos remete ao mito do bom selvagem e às inúmeras versões sobre a conquista do oeste americano, nas quais o homem branco mata e rouba, e o índio morre e é saqueado. Ou seja, Avatar segue a lógica do western. O neo-Oeste, agora, é Pandora, a terra dos alienígenas, rica em um minério que não existe na Terra e que vale uma fortuna. Se, nos tempos da carruagem, buscava-se ouro, agora, os invasores vão atrás do tal minério. Os personagens também são rasos, estereotipados, e deixam a sensação de que já os vimos em outros filmes. Claro que isso tudo é cerebralismo e que pode ser muito bem esquecido diante do espetáculo de tecnologia que produz cenas soberbas em profusão.
837 - NOITES DE TORMENTA
NOITES DE TORMENTA (NIGHTS IN RODANTHE, USA 2008) – de George C. Wolfe. Dr.Paul Flanner (Richard Gere) é um cirurgião de sucesso mas vive vários dramas: sua esposa o deixou, seu filho (James Franco, não creditado) não o respeita e perde um paciente na mesa de operação. Adrienne Willis (Diane Lane) tem dois filhos e descobre que seu marido a traiu. Acabam se conhecendo numa pousada à beira mar, aonde foram para tentar pensar nos últimos acontecimentos na vida de ambos. O roteiro previsível não impede as boas atuações de Gere e Lane, mas deixa a impressão de que o filme poderia ter rendido mais. As histórias de amor funcionam, ainda funcionam.
domingo, 27 de dezembro de 2009
836 - ENSINANDO A VIVER
ENSINANDO A VIVER (MARTIAN CHILD, USA 2007) – o escritor David Gordon (John Cusack), depois da morte da esposa, adota um menino que acredita ser de Marte, provocando com isso sua rejeição na sociedade. Os dois acabam descobrindo que se dão muito bem, pois possuem características semelhantes, o que facilita o entendimento entre eles. Sensível e profunda, a história será entendida por apenas aqueles que sabem como é angustiante ter a responsabilidade de criar uma criança que não se sente querida pelo mundo. A bela Amanda Peet faz um papel pequeno e termina como par de David, coisa que faria a felicidade de qualquer um. Oliver Platt também está no elenco. Os três estão juntos em 2012.
sábado, 19 de dezembro de 2009
835 - A EXPERIÊNCIA III
A EXPERIÊNCIA III (SPECIES III, USA 2004) – de Brad Tuner. Dos três filmes, este, certamente, é o pior, principalmente pela quase ausência de Natasha Henstridge, que só aparece numa cena rápida, pois seu personagem morre no final do filme anterior. Agora, a filha de Eve, Sara (Sunny Mabrey, que esteve no horroroso Serpente à Bordo) procura um companheiro, entre os híbridos, para acasalar e perpetuar a espécie (soa familiar?). Bem, nada de novo em relação à história. Os efeitos especiais são regulares, apesar das visíveis restrições orçamentárias. Pelo menos, capricharam nas alienígenas.
domingo, 13 de dezembro de 2009
834 - CONTROLE ABSOLUTO
CONTROLE ABSOLUTO (EAGLE EYE, USA 2008) – de D.J. Caruso. Muito bom thriller de ação com Shia LaBeouf e Michelle Monaghan. Os dois acabam se conhecendo depois de receberem misteriosas ligações de uma mulher (voz de Julianne Moore), orientando-os a fugir dos agentes do FBI. O roteiro é bem amarrado e as perseguições de carros, com direito a explosões e batidas, são feitas de acordo com o figurino, sem exageros de CGI. É mais uma versão do Big Brother de Orwell, com tintas patrióticas em nome da guerra contra o terrorismo. No elenco, Rosario Dawson e Billy Bob Thornton.
Assinar:
Postagens (Atom)