domingo, 28 de março de 2010

901 - O LIVRO DE ELI


O LIVRO DE ELI (THE BOOK OF ELI, USA 2010) – “the book is on the table”. Os diretores gêmeos Hughes acabaram por fazer um mix de Mad Max com A Última Esperança da Terra, cujo resultado não tem a força nem deste nem daquele. Uma guerra abriu um rombo na camada de ozônio, tornando a sobrevivência na Terra um suplício. Homicidas infernizam as estradas e só encontram resistência quando aparece Eli (Denzel Washington), um tipo misterioso capaz de aniquilar seus inimigos com a destreza de um ninja. Ele caminha há 30 anos com um livro sagrado e uma missão não revelada. A fantasia apocalípitica tem um capricho da fotografia digital, em tom meio sépia, mas resvala num tom a mais de violência e sadismo que obliteram o talento de Washington e Gary Oldman, este num papel de vilão que já virou a sua grife.

900 - SHERLOCK HOLMES


SHERLOCK HOLMES (USA, 2009) - de Guy Ritchie. Holmes (Robert Downey Jr) e Watson (Jude Law) prendem o serial killer Lorde Blackwood (Mark Strong). Tempos depois, o assassino ressurge misteriosamente, desafiando a dupla que, neste filme, mais parece campeões de vale-tudo, já quer Holmes parece preferir resolver os crimes mais na base dos músculos do que do intelecto. A fotografia é o ponto alto, além do carisma de Robert Downey Jr e da suave Rachel MacAdams.

sábado, 27 de março de 2010

899 - DINOSAURUS!


DINOSAURUS! (USA 1960) – este é um filme curioso, talvez a grande inspiração para que Spielberg fizesse seus bichinhos tão reais, com a ajuda luxuosa do computador. Bem, em 1960, o computador, tal qual o conhecemos hoje, era apenas uma abstração científica, mas mesmo sem ele, fizeram um filme bem legal, que conta a história de dois dinossauros e de um homem da caverna, descongelados, depois de atingidos por raios de uma tempestade, numa ilha tropical. Está relacionado no Creepy Classics, de 1987.

898 - ASSALTO A 13 DP


ASSALTO A 13 DP (ASSALT ON PRECINT 13, USA 2005) – Noite de Ano Novo. Em um distrito policial que está prestes a ser desativado, Jake Roenick (Ethan Hawke) precisa organizar os policiais em plantão, que vigiam os presos do local. Até que surge a ameaça de uma gangue, que pretende invadir o distrito policial para resgatar Marion Bishop (Laurence Fishburne), seu líder. A possível invasão faz com que policiais e bandidos tenham que se unir para enfrentá-los. A fotografia escura cansa um pouco e as ações são previsíveis. Fishburne está mal aproveitado, assim como Gabriel Byrne, em papéis engessados. Mas vale pela bela presença de Maria Bello, olhaí.

segunda-feira, 1 de março de 2010

897 - O HOMEM DAS CAVERNAS

O HOMEM DAS CAVERNAS (CAVEMAN, USA 1981) – de Carl Gottlieb, responsável por dois esquetes de As Amazonas na Lua (1987). A grande atração desta comédia é a presença de Ringo Starr (07 de julho de 1940), no papel do homem das cavernas do título. Apesar da aparente despretensão do roteiro, a história retrata vários momentos do desenvolvimento social e tecnológico da humanidade, sempre em tom de gozação. O fiapo de roteiro gira em torno da luta de Atouk (Starr) para se vingar de um rival muito mais forte e conquistar uma bela mulher das cavernas (a já então ex-bond girl Barbara Bach, com quem Ringo se casou logo após o lançamento do filme. Atenção para as curvas de Shelley Long, muito mais bonita aqui do que na primeira fase de Cheers. Também no elenco, um atlético e jovem Dennis Quaid já mostrava que não sabia atuar. Não percam os mimosos dinossauros do filme.

Quer saber como a música foi inventada? Veja: http://www.youtube.com/watch?v=tYBNoFcvcWI