segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
728 - O PREÇO DA CORAGEM
O PREÇO DA CORAGEM (A MIGHTY HEART, USA 2007 – filme baseado no relato de Mariane Pearl, cujo marido Danny Pearl, repórter do Wall Street Journal, foi seqüestrado e morto por extremistas islâmicos, depois de marcar uma entrevista com um líder fundamentalista. Angelina Jolie (04 de junho de 1975) faz o papel de Mariane, o filme, na realidade, é mais sobre as suas reações e ações subseqüentes à notícia do desaparecimento do marido do que sobre o seqüestro. Apesar da tensão, o filme é meio chato.
domingo, 28 de dezembro de 2008
727 - UM SONHO AMERICANO
UM SONHO AMERICANO (ARIZONA DREAM, USA 1993) – estranho filme do diretor iugoslavo Emir Kusterica, com elenco de peso: Johnny Depp, Jerry Lewis, Faye Dunaway e Vincent Gallo. Depp é Axel, um rapaz sonhador que é levado para o Arizona por seu amigo Paul (Gallo), para visitar o tio (Lewis). O filme tem uma abordagem psicodélica meio conceitual, o que pode não agradar ao grande público. De fato, não me agradou. O curioso é ver Depp e Lewis juntos. Deveriam ter feito mais coisas, pois a química entre os dois funciona.
726 - LENDA URBANA
LENDA URBANA (URBAN LEGEND, USA 1998) – de Jamie Blanks. Numa universidade americana, onde, estranhamente, há uma cadeira que estuda as lendas urbanas, uma aluna tem dificuldade de provar que há um assassino no campus que segue o mesmo padrão das tais lendas. Os mesmos clichês deste tipo de filme são suavizados pela presença de Rebecca Gayheart, cujo magnetismo em cena é impressionante. Não é dos piores do gênero, apesar da repetição dos clichês.
725 - O DIABO VESTE PRADA
O DIABO VESTE PRADA (THE DEVIL WEARS PRADA, USA 2006) – o filme é uma adaptação muito bem humorada e com nítido espírito de revanche por uma ex-assistente de Anna Wintour, editora da Vogue americana, na qual a personagem de Meryl Streep (22 de junho de 1949), Miranda Priestly, é evidentemente baseada. Assim como Wintour, Miranda é o cão chupando manga, dirigindo a revista Runaway com mão de ferro e insuportável autoritarismo. Andy Sachs (Anne Hathaway, 12 de novembro de 1982) vai trabalhar com ela e acaba virando seu saco de pancadas. Constata-se que só mesmo uma grandíssima atriz como Meryl Streep poderia fazer um papel assim e se tornar a grande – mas não única – atração do filme do diretor David Frankel. Anne Hathaway está excelente como a pobre moça nem tão indefesa assim que padece com os caprichos e ordens de Miranda. Ainda bem que não escalaram Sandra Bullock para o papel. Gisele Bündchen faz uma ponta. O ótimo Stanley Tucci tem um papel pequeno, infelizmente.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
724 - 007 - QUANTUM OF SOLACE
007 QUANTUM OF SOLACE (INGLATERRA, USA 2008) – neste filme, temos um James Bond mais magro. Não, o ator Daniel Craig (02 de março de 1968) não fez um regime radical num spa – o personagem, que já vinha mostrando sinais de mudança de filosofia já no longa passado (Cassino Royale), é que está livre das calorias que o imobilizavam nas situações-assinaturas da série: a suavidade quase cool, o humor, a característica do namorador-serial, o flerte com Moneypenny e as gracinhas com o engenheiro Q. Agora, Bond está mais agressivo, dúbio, rancoroso e incontrolável, justamente porque quer vingar a morte da namorada Vésper, que se sacrificou por ele no filme anterior. E, para isso, vira uma máquina de matar, o que não o impede de conferir as credenciais de Camille (a ucraniana Olga Kurylenko, 14 de novembro de 1979), uma agente de afiliação desconhecida, mas cujos atrativos a recomendam sem reservas.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
723 - ENTREATOS
ENTREATOS (BRASIL, 2002) – documentário de João Moreira Salles sobre a eleição presidencial de 2002, no melhor estilo Michael Moore, com a câmera, por vezes indiscreta, testemunhando as entranhas da campanha, documentando as reflexões proféticas do então candidato, a dificuldade com as gravatas e a espontaneidade do próprio Lula tanto nos compromissos oficiais, como nas conversas mais reservadas do seu staff. Interessante ver a gangue de José Dirceu, Pallocci, Gushiken, Silvinho e outros, desfilando em frente às câmeras antes dos escândalos que aconteceriam anos depois. Dirceu, inclusive, desempenha com autenticidade e indisfarçável prazer o papel de homem mau.
722 - U TURN
U TURN (U TURN, USA 1997) – excelente filme de Oliver Stone, misturando thriller de ação, comédia e drama, com total equilíbrio. Sean Penn (17 de agosto de 1960) é Bobby Cooper, um indivíduo meio suspeito que, chega a uma cidadezinha perdida no meio do deserto, depois que seu carro enguiça. Lá, ele acaba se envolvendo com Grace (Jennifer Lopez, linda, 24 de julho de 1969), casada com Jake (Nick Nolte, 08 de fevereiro de 1941). Bobby tem a Califórnia como destino, onde deve pagar uma dívida com uma gangue que, inclusive, já lhe cortara dois dedos da mão. A trama vai se desenrolando freneticamente e a gente fica ligado o tempo todo para saber o que vai acontecer. Jennifer está como sempre – uma coisa! Atenção para John Voigt, quase irreconhecível como um índio cego que é um personagem sem definição, e para Billy Bob Thornton (04 de agosto de 1955), excelente como um mecânico gordo. É um filme noir moderno, com twists geniais.
Assinar:
Postagens (Atom)