quarta-feira, 30 de março de 2011
1063 - DRÁCULA, O PRÍNCIPE DAS TREVAS
1062 - OS RITOS SATÂNICOS DE DRÁCULA
1061 - A FORÇA DO AMOR
1060 - ENTERPRISE, THE BROKEN BOW
1059 - BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS
1058 - O MAGNATA GREGO
1057 - ZONA VERDE
1056 - ROBIN HOOD
1055 - VIAGEM AO CENTRO DA TERRA
1054 - O DISCURSO DO REI
segunda-feira, 28 de março de 2011
1053 - UM LUGAR AO SOL
UM LUGAR AO SOL (A PLACE IN THE SUN, USA 1951) – de George Stevens. O diretor vai fundo na desmistificação do “sonho americano”, construindo com sabedoria a história de George Eastman (Montegomery Cliff), um rapaz pobre que se deslumbra com a vida do Jet set e com o glamour dos milionários de Los Angeles. Apaixona-se pela socialite Angela Vickers (Elizabeth Taylor), mas, ao mesmo tempo enreda-se numa trama da qual tem extrema dificuldade para sair. Fica claro o desprezo que o diretor tinha pelos ricos que humilham a classe trabalhadora. O filme inova em vários elementos estéticos, como a cena do beijo entre George e Angela, e a superposição de imagens para evidenciar realidades contrastantes. A cena do lago (vejam) traz algo de Hitchcok.
1052 - O CORVO
quarta-feira, 9 de março de 2011
1051 - 127 HORAS
127 HORAS (127 HOURS, USA 2010) – é fantástico o que o diretor Danny Boyle fez com a história de Aron Ralston, um estudante montanhista que, em 2003, sai sozinho, sem avisar ninguém, para desbravar um cânion em Utah. No início, Aron é uma usina humana de energia: corre, pula, pedala, nada, em perfeita consonância com a natureza deslumbrante em sua volta (a fotografia e a montagem, juntamente com a trilha sonora são esplêndidas!). Até que, descendo uma garganta, solta uma rocha de cerca de meia tonelada, que prende seu braço contra a parede do desfiladeiro. Passa cinco dias assim preso, testando saídas infrutíferas, até tomar uma decisão radical, que todo mundo sabe qual é. O bacana nisso tudo é que Boyle faz do clichê da sobrevivência a qualquer custo algo que soa novo e eletrizante. Um filmaço!
1050 - AS AMAZONAS NA LUA
AS AMAZONAS NA LUA (AMAZON WOMEN ON THE MOON, USA 1986) – depois de tanto tempo, o filme continua uma delícia de ver, com seu roteiro surreal e repleto de críticas ao american way e aos hábitos da classe média. Dirigida por um time de feras (Joe Dante, John Landis, Carl Gottlieb, Peter Horton e Robert K. Weiss) e dividida em quadros que satirizavam o comportamento da sociedade norte-americana e, principalmente, comerciais e programas de televisão. Um dos momentos mais hilariantes dessa grande gozação era a exibição de um filme falso, supostamente uma ficção científica classe B da década de 50, chamada justamente "Amazon Women on the Moon". Essa parte, claro, ironizava os clichês, as interpretações canastronas e principalmente os defeitos técnicos das produções daquela época. O elenco é o máximo: Michelle Pfeiffer, Arsenio Hall, B.B. King, Griffin Dunne, Joe Pantoliano, Kelly Preston, Steve Forrest, Carrie Fisher, entre outros. Dê uma olhada nesta sequência inicial com Arsenio Hall.
segunda-feira, 7 de março de 2011
1049 - SANTUÁRIO
SANTUÁRIO (SANCTUM, USA, 2010) – o filme chega com as credencias de ter sido filmado com as mesmas lentes desenvolvidas por James Cameron para “Avatar”. E só. Pode muito bem ter funcionado, como espetáculo apenas visual, nos cinemas em 3D, mas em DVD, como vi, ficou chato e totalmente sem sentido. A trama gira em torno de uma expedição que fica presa numa gigantesca caverna, com rios internos e claustrofóbicas passagens exprimidas entre as rochas, para demonstrar, num argumento fraco, o quanto insignificante é o ser humano no cotejo com a natureza. No fundo (entendeu?), não dá nem para ser uma diversão escapista.