segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1185 - O CASTELO ASSOMBRADO

O CASTELO ASSOMBRADO (HAUNTED PALACE, USA 1963) – de Roger Cormam. Em uma pequena vila, Charles, um sereno cidadão, é condenado por bruxaria. Antes de morrer, ele roga uma profecia, dizendo que retornaria dos mortos para assassinar todos aqueles que o levaram à fogueira. Mais de cem anos se passam, até que toda a rotina do pacato, mas sombrio lugar é mudada pela chegada do tataraneto de Charles, querendo retomar a propriedade herdada de seu ancestral, um castelo, onde se concentra todo o mal que aflige a cidade. Mais um exemplar da parceria Corman-Poe-Vincent Price, realizado com poucos recursos e muita boa vontade, embora, este, em particular, não tenha muito ver com a obra de Poe.

1184 - A BATALHA DE LOS ANGELES

A BATALHA DE LOS ANGELES (THE BATTLE OF LOS ANGELES, USA 2010) - Ter suas metrópoles destruídas por ataques alienígenas só pode ser um fetiche dos norte-americanos. E a cidade-símbolo de Hollywood parece ser o alvo preferido dos realizadores de filmes-catástrofe e seus extraterrestres animalescos. Apenas três meses depois de vir abaixo de forma vergonhosa em “Skyline – A Invasão”, L.A volta a ser devastada por agressivas máquinas de outro planeta neste “Invasão do Mundo: A Batalha de Los Angeles”. Dispensando atores de segundo escalão, luzes abdutoras e relacionamentos afetivos inconvenientes, mas dono de um roteiro extremamente irregular, o longa até que se sai melhor do que o colega de gênero, mas ainda fica longe de um resultado minimamente satisfatório.

1183 - O ESCRITOR FANTASMA

O ESCRITOR FANTASMA (THE GHOST WRITER, USA 2010) – de Roman Polanski. Numa era de espetáculos visuais, 3D e afins, Polanski prefere o implícito, a interiorização. O Escritor Fantasma é um suspense político recheado de traições e mistério. Ewan McGregor é o personagem título, contratado para continuar escrevendo as memórias de Adam Lang (Pierce Brosnan), um ex primeiro ministro britânico, após a misteriosa morte de seu escritor fantasma. Quando o político é acusado de envolvimento com crimes de guerra, o trabalho, que já era perigoso, passa a tomar enormes e perigosas proporções, a ponto de colocar a vida de ambos em risco. The Ghost descobre, a duras penas, que para se escrever a história, é preciso estar vivo. Além disso, há o peso de se escolher o que vai entrar e o que vai ser deixado de fora, assim como a importante ordem das palavras. Grande parte do filme se passa em uma ilha, o que lembra o ambiente claustrofóbico de Ilha do Medo (2010), que, por sua vez, parece ter pitadas de Polanski. 

1182 - INCONTROLÁVEL

A nova parceria de Tony Scott com Denzel Washington, é tão divertida que dá a impressão de que o filme anterior dele, O SEQUESTRO DO METRÔ 123 (2009), foi apenas um ensaio para o que ele faria com mais este filme envolvendo trens. No caso do novo trabalho, em vez de um ladrão terrorista, temos um trem desgovernado por um erro humano. Erro do maquinista bobalhão vivido por Ethan Suplee, que até já tem cara de bobão – e deve ser por isso que só pega esse tipo de papel.

1181 - O LUTADOR

Randy Carneiro Robinson (Mickey Rourke) é um solitário e famoso lutador de wrestler que se sustenta através das lutas e também de bicos que faz em um mercado local. Após um intenso combate, Randy sofre um infarto e, depois de uma cirurgia, é informado que corre risco de morte se voltar a praticar atividades físicas. Assustado, ele procura dividir sua angústia com uma stripper (Marisa Tomei), por quem nutre um desejo e, que o ajuda a retomar o contato com Stephanie (Evan Rachel Wood), a filha abandonada por ele. Dividido entre um passado de glória e um futuro incerto, Randy se vê pressionado a retornar ao ringue para uma importante revanche que pode mudar a sua vida.

1180 - O FIM DA ESCURIDÃO


O FIM DA ESCURIDÃO (EDGE OF DARKNESS, 2010) O detetive Thomas Craven (Mel Gibson) é um experiente policial da divisão de homicídios em Boston, porém será obrigado a solucionar seu caso mais difícil. Viúvo, pai da jovem Emma, de 24 anos, Craven vê sua filha ser assassinada na porta de sua casa, sem poder fazer nada por ela. Em pouco tempo, seus colegas já começam a supor que aquele tiro se destinava ao detetive. Para descobrir a verdade, Thomas decide investigar a fundo este crime, independente das consequências que possam advir de tal ato e ousadia. Logo o policial percebe que há muito por trás daquele assassinato do que poderiam supor. Aos poucos, ele nota que Emma estava envolvida em um perigoso universo de poderosos que têm muito a esconder. A presença de Darius, um funcionário do governo que se apressa em limpar qualquer evidência do crime, deixa claro que a jovem era mesmo o alvo daquele tiro. Agora, mais do que apenas descobrir quem matou Emma e os motivos do assassinato, Thomas Craven quer saber quem era, na verdade, a sua filha. O Fim da Escuridão é a adaptação para o cinema da famosa série de televisão da BBC de 1985. Dirigida por Martim Campbell, a minissérie de seis episódios foi considerada um dos melhores e mais influentes programas de televisão já realizados. Para a versão cinematográfica, foi convocado o mesmo diretor do original, Campbell, que fez sucesso recentemente com Cassino Royale, que marcou a volta de James Bond aos cinemas. Para o papel de Craven, foi convocado o ator Mel Gibson, que não protagonizava um filme desde Sinais, de 2002.

1178 - FRIENDS 4A TEMPORADA

FRIENDS 4ª. TEMPORADA (FRIENDS, USA) - Na estréia da quarta temporada, Ross e Rachel se reconciliam brevemente. Phoebe torna-se uma mãe de aluguel para o meio-irmão e sua esposa Alice (Debra Jo Rupp). Monica e Rachel são forçados a mudar de apartamentos com Joey e Chandler, depois de perder uma aposta, mas conseguem voltar subornando-os com ingressos para a temporada dos Knicks e um beijo de um minuto (fora da tela) entre as meninas. Ross começa a namorar uma mulher britânica chamada Emily (Helen Baxendale) e ao final da temporada organiza seu casamento em Londres. Chandler e Monica dormem juntos, e Rachel decide participar do casamento de Ross e Emily. Enquanto diz seus votos, Ross utiliza o nome de Rachel no altar, ao invés do da sua noiva, para o choque de sua noiva e dos convidados.

1177 - ESCALADO PARA MORRER


ESCALADO PARA MORRER (THE EIDGER SANCTION, USA 1075) - Professor de arte e colecionador de obras de arte, Jonathan Hemlock financia seu hobby fazendo "eliminação" para um obscuro orgão do governo. Apesar de estar aposentado, ele é forçado, através de chantagem, a fazer um último trabalho. Segundo a organização, a vítima é um dos três alpinistas que tentarão escalar o Eiger pela face norte. Trata-se de uma empreitada bem difícil, tanto que o próprio Hemlock já fracassou duas vezes ao tentar escalá-lo. Para ajudá-lo no seu preparo Jonathan conta com Ben Bowman, de quem é amigo há vários anos.

1176 - APRENDIZ DE FEITICEIRO

APRENDIZ DE FEITICEIRO (THE SORCERER’S APPRENTICE, USA 2010) – A cada 100 anos, a feiticeira Morgana, retorna para tentar se apossar do poderoso talismã de Merlin, o Mago, com o qual pretende destruir o mundo. Sem saber, o jovem Ben Clark, é arremessado no meio dessa antiga batalha, quando sua família se muda para uma nova cidade e ele se torna amigo de Milner, um vizinho com poderes mágicos. Ben também tem alguns talentos mágicos e quer aprender mais com seu amigo. Milner e Morgana percebem que desta vez, este é um sinal que a batalha entre o bem e o mal será maior e mais cruel que todas as outras vezes. E Ben precisa fazer sua escolha entre o bem e o mal enquanto mergulha em uma emocionante aventura cheia de magias, lutas e feitiçarias. Desperdício, mais uma vez de Nicolas Cage. 

1175 - LUGOSI, HOLLYWOOD'S DRACULA

LUGOSI, HOLLYWOOD’S DRACULA (USA 1997)Lugosi: Hollywood's Dracula uncovers the life and career of legendary actor Bela Lugosi, examining his early life in Hungary and Germany through his Hollywood successes and eventual decline. The film features a vast array of never-before-seen footage of the actor, ranging from remains of his 1918 film Struggle for Life to behind-the-scenes home movies on the set of RKO Studios. Lugosi is peppered with dozens of rare films clips and photographs, with the story itself coming to life thanks to the vast array of on-camera interviewees.Legendary directors Robert Wise and Joseph H. Lewis, producer Howard W. Koch, makeup man Harry Thomas, and actors like Louise Currie, Loretta King, Helen Richman, David Durston, etc. bring to life the film career of Lugosi. And his close friends Richard Sheffield, Ruth Sheffield, Bob Shomer and others explain the personal life of the screen's Dracula. Lugosi's final wife Hope Lininger also appears in what would be the only filmed interview she ever gave. Lugosi costar Robert Clarke synthesizes all of these parts into a coherent sixty-minute documentary with his voiceover narration.

1174 - ATRAÍDOS PELO CRIME

ATRAÍDOS PELO CRIME (BROOKLYN’S FINEST, USA 2009) – Em Brooklyn´s Finest os protagonistas são três policiais do bairro do Brooklyn. Interpretados por Richard Gere, Ethan Hawke e Don Cheadle os três trabalham na delegacia mais bem preparada, no bairro mais violento. Um policial desesperado para ajudar a sua família. Um policial tentando se despedir. Um policial tentando recuperar sua vida. Na trama, os policias que sempre percorreram caminhos diferentes, têm seus destinos amarrados por uma intrigante cena de crime. Juntos, devem solucionar o caso, mas para isso serão testadas a lealdade e a moral. O filme conta também com a participação de Wesley Snipes.

1173 - O SANTO

O SANTO (THE SAINT, USA 1997) - Ladrão é conhecido como "O Santo" por usar nomes falsos ligados aos santos católicos. Sempre disfarçado, ele deixa a polícia para trás a cada nova investida. Quando ele é contratado pela máfia russa para roubar uma fórmula de fusão de energia, uma bela cientista entra em cena e o faz rever seus pecados. Val Kilmer faz com competência o papel que Roger Moore fez na série de TV e tem a sorte de contracenar com Elizabeth Shue, no auge da beleza – não há santo que resista. A história é fraca.

1172 - CAÇA ÀS BRUXAS

CAÇA ÀS BRUXAS (SEASON OF THE WITCH, USA, 2011) - Behmen (Nicolas Cage) é um cavaleiro que, depois de vários anos lutando nas Cruzadas, perdeu algumas batalhas, muitos amigos e até a fé. De volta à sua terra natal, ele encontra uma Europa devastada pela fome e a peste negra. Neste cenário de destruição ele se une a um grupo de guerreiros encarregados de levar uma garota, suspeita de ser bruxa, para um monastério distante. Não leva muito tempo até que o grupo perceber que a jovem possui forças sobrenaturais, e que eles estão prestes a enfrentar um mal além da nossa compreensão. Quase mais uma furada de Cage, mas até dá para acompanhar a história, principalmente pela presença de Ron Pearlman, como o companheiro de Behmen. Mais uma vez excessos de CGI.

1171 - CORRA QUE A POLÍCIA VEM AI, 33 1/2

CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ, 33 1/3, O INSULTO FINAL (USA, 1994) - Frank Drebin (Leslie Nielsen) está aposentado e enfrentando problemas sexuais com Jane (Priscilla Presley). É quando surge uma nova ameaça, de um terrorista preso que pretende escapar e executar um plano maligno. Frank decide então se disfarçar e tentar evitar esse novo perigo. Apesar de a série já demonstrar um certo desgaste, não há quem resista as caras de Nielsen, mesmo que em cenas repetidas.

1170 - A REDE SOCIAL

A REDE SOCIAL (THE SOCIAL NETWORK, USA) – mesmo para que não gosta de redes sociais (meu caso), o filme agrada, principalmente pela forma como conta a criação do Facebook e o profundo paradoxo que se insere nesta invenção: seu criador, Mark Zuckerberg, quase não se dava com ninguém. Mark Zuckerberg não era um empresário querendo ganhar dinheiro às custas de usuários. Ele era um jovem pouco relacionado, mas com uma capacidade incrível de observação. O filme começa de forma linear, apresentando os personagens. A partir de determinado ponto, a narrativa se divide em três tempos. A continuação da história com a criação do site. E dois pontos no futuro, os dois julgamentos que Mark Zuckerberg teve que encarar. Um contra os irmãos Winklevoss, que alegavam o roubo da idéia. E outra contra Eduardo Saverin, melhor amigo de Mark e primeiro sócio no Facebook que foi traído de uma forma mesquinha. Isso dá uma dinâmica extra a história. Se fossemos ver tudo acontecer e depois vir o julgamento, poderia ficar maçante. Mas a construção em paralelo dá mais vida aos acontecimentos.

1169 - VÍTIMAS DA GUERRA

VÍTIMAS DA GUERRA (TRANSIT, USA 2007) – Na Rússia, em 1946, um campo de concentração comandado por mulheres recebe um grupo de prisioneiros de guerra alemães. Há elementos dramáticos que poderiam resultar numa boa trama, mas parece que o diretor Tom Roberts se perdeu em algum momento, causando uma impressão de que os personagens não se desenvolvem plenamente. Apenas a belíssima Vera Farmiga, que faz a médica do campo, se sobressai, numa atuação de alto nível. John Malkovich interpreta um personagem previsível e um pouco caricato: um coronel malvado, temido por todos. A cenografia é bem feita.

1168 - O MENSAGEIRO

O MENSAGEIRO (THE MESSENGER, USA 2009) - O filme segue dois oficiais do exército (Ben Foster e Woody Harrelson) confrontados com a tarefa nada agradável de notificar os entes queridos dos soldados caídos. Os dois homens formam um improvável vínculo que é ameaçado quendo um dos oficiais se sente atraído por uma jovem viúva (Samantha Morton), desencadeando um dilema ético que se desenvolve de forma comovente e surpreendente, que examina a redenção, esperança e a resistência do espírito humano.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1167 - A MARCA DO VAMPIRO

A MARCA DO VAMPIRO (THE MARK OF THE VAMPIRE, USA 1935) – de Tod Browing. Bela Lugosi volta aqui como o vampiro Count Mora (é uma brasa, mora?) e, como era de se esperar, quase não tem nenhuma fala – só murmura alguma coisa no finzinho do filme. No todo, a produção é bem legal, embora fique claro que houve um excesso de edição, o que deixou o roteiro meio perdido. No entanto, é uma curtição ver Lugosi à vontade no que faz de melhor – um vampiro mudo – e o lendário Lionel Barrymore como um genérico de Van Helsing. O final é surpreendente, tanto para o bem quanto para o mal. Browing estava sem muito cartaz com a MGM, em função do fracasso de “Freaks”, seu filme anterior, e isso explica o roteiro picado e mal explicado.