quinta-feira, 22 de março de 2012

1297 - FESTIM DIABÓLICO

FESTIM DIABÓLICO (ROPE, USA 1948) – de Alfred Hitchcock. Este é um filme diferente de todos – o mestre Hitch filma uma sequência supostamente sem cortes (há-os, mas muito bem editados: é só prestar atenção nas tomadas em que a câmera fecha nas costas dos personagens – é aí que ele muda o rolo de filme), em que o crime acontece logo na primeira cena, com a revelação do seu autor. Hitchcock também ousa ao mostrar um casal de homossexuais, em cuja casa acontece o crime. O argumento faz referência ao Super-Homem, de Nietzsche: Dois jovens brilhantes, Brandon (John Dall) e Phillip (Farley Granger), matam David (Dick Hogan), um colega de escola, apenas para provar a si mesmos que podem cometer o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, e servem a comida em cima de um baú onde está escondido o corpo da vítima. A crença no “intelecto superior” é a justificativa para o que consideravam o “crime perfeito”. A característica dominante do super homem de Nietzsche seria o amor à  luta e ao perigo, deixando a felicidade para a maioria, os meros humanos normais, pois ao super homem caberia o dever de elevar-se além dos limites estabelecidos pela normalidade, pois nada mais terrível do que a supremacia das massas, segundo Nietzsche.