quinta-feira, 22 de março de 2012
1297 - FESTIM DIABÓLICO
FESTIM DIABÓLICO (ROPE, USA
1948) – de
Alfred Hitchcock. Este é um filme diferente de todos – o mestre Hitch filma uma
sequência supostamente sem cortes (há-os, mas muito bem editados: é só prestar
atenção nas tomadas em que a câmera fecha nas costas dos personagens – é aí que
ele muda o rolo de filme), em que o crime acontece logo na primeira cena, com a
revelação do seu autor. Hitchcock também ousa ao mostrar um casal de
homossexuais, em cuja casa acontece o crime. O argumento faz referência ao
Super-Homem, de Nietzsche: Dois jovens brilhantes, Brandon (John Dall) e Phillip (Farley Granger), matam David (Dick Hogan), um colega de
escola, apenas para provar a si mesmos que podem cometer o crime perfeito. Para
desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no
apartamento deles, e servem a comida em cima de um baú onde está escondido o
corpo da vítima. A crença no “intelecto superior” é a justificativa para
o que consideravam o “crime perfeito”. A
característica dominante do super homem de Nietzsche seria o amor à luta
e ao perigo, deixando a felicidade para a maioria, os meros humanos normais,
pois ao super homem caberia o dever de elevar-se além dos limites estabelecidos
pela normalidade, pois nada mais terrível do que a supremacia das massas,
segundo Nietzsche.