terça-feira, 16 de setembro de 2014

2402 - ABRAÇOS PARTIDOS

(LOS ABRAZOS ROTOS, Espanha 2009) - Este filme de Almodóvar fala da paixão pelo cinema - a julgar, sobretudo, pela única redenção possível para o seu protagonista - mas termina sendo muito mais marcante como retrato da paixão do cineasta por sua musa, Penélope Cruz. A metalinguagem, também presente em outros filmes do diretor,  leva a narrativa para o uso das ficções dentro da ficção, sempre tecendo comentários sobre temas e estéticas do seu passado. O protagonista, o cineasta Mateo, com sua paixão arrebatadora por Lena (Cruz), e a tragédia que acompanha essa obsessão pela imagem e pelo som da musa, é a forma que Almodóvar encontra para espalhar elementos sensoriais que ecoam essa obsessão: ele faz o close-up até em chapas de raios-x para dar conta da necessidade de ir além nas coisas e nas pessoas que estão diante da sua lente. Em histórias assim, sempre há o desejo alucinante por uma mulher; e este desejo, sempiterno, atemporal, acaba por ter reverberações nas vidas das pessoas envolvidas neles, mesmo não diretamente. O desejo, aqui encapsulado nos lábios carnudos de Penélope Cruz, pode ser resumido como uma forma tantalizante dos ademanes femininos.