terça-feira, 26 de setembro de 2017

2941 - OS PÁSSAROS

     
 
Tippi Hedren e Suzanne Pleshette
OS PÁSSAROS (THE BIRDS, USA, 1963) – Pouco se fala da primeira sequência desta obra-prima do mestre Hitchcock: Melanie Daniels (Tippi Hedren) atravessa uma rua em São Francisco e entra numa “pet shop”, onde conhece Mitch Brenner (Rod Taylor, exalando carisma pelos poros). A conexão entre os dois vai se intensificando, num diálogo rápido que tateia os espaços de sedução que ambos se concedem parcimoniosamente. A conversa gira em torno de pássaros (que mais, né?) e, a partir daí, as aves passam a ser referência em todas as cenas, inclusive com uma identidade muito sutil, na forma de uma senhora, funcionária da loja, cujo perfil aquilino nos remete ao universo ornitológico. Outra coisa é a relevância dos sets – Hitch não gostava de externas – e, por isso, as cenas em estúdio são, por si só, tensas e perfeitamente sintonizadas com o clima de suspense. Um exemplo disso: mesmo um local supostamente ensolarado como Bodega Bay deixa o espectador com aquela sensação incômoda de que alguma coisa ruim vai acontecer, ainda mais porque é notável o fato de o medo aparecer exatamente quando não há qualquer pássaro em cena – a apreensão dos personagens, diante de mais um ataque, vai tomando, também, conta do espectador, resultado da genialidade do diretor britânico. Trívia de bastidor: Suzanne Pleshette fora a escolha inicial para ser a Mulher-Gato em BATMAN (1966), mas as negociações não se concretizaram, e o papel foi para Julie Newmar.