quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

3702 - A CORRIDA DO SÉCULO (1965)

The Great Race. 1965. Directed by Blake Edwards | MoMA
Um dos filmes do século

  A CORRIDA DO SÉCULO (THE GREAT RACE, USA, 1965) Um dos meus filmes de estimação, A CORRIDA DO SÉCULO ainda é um espetáculo para os olhos e uma emoção sem fim para quem ainda lembra do deslumbre desta obra na tela grande. Jack Lemmon, sempre tão sério e comedido em seus papéis, não tem limites aqui: leva às fímbrias do ser sua histrionice no papel do Professor Fate, inimigo do grande Leslie (Tony Curtis), numa corrida maluca entre Nova Iorque e Paris. Sim, o filme foi a inspiração para o desenho CORRIDA MALUCA: Dick Vigarista e seu parceiro Mutley foram baseados no Professor Fate e seu ajudante Max (Peter Falk), Penelope Charmosa é a Maggie Dubois de Natalie Wood e Peter Perfeito é a cara de Tony Curtis. Há passagens antológicas: a mais longa cena de pastelão do cinema (4 minutos), as geringonças de Fate, Curtis pendurado de cabeça para baixo num balão e as pernas de Natalie Wood. Blake Edwards sempre foi conhecido por sua inclinação à comédia pastelão e ao humor físico do vaudeville – esta característica perpassa todo o filme. É alguma coisa que deveria ser vista sempre, um testemunho de como o cinema americano da década de 60 encantava os espectadores para a vida inteira. One of my pet movies, THE GREAT RACE is still a spectacle for the eyes and an endless thrill for those who watched it on the big screen. Jack Lemmon, always reserved about his roles, has no limits here: he reaches the boundaries of his histrionics on the role of Professor Fate, enemy of the great Leslie (Tony Curtis), in a crazy race between New York and Paris. Yes, the movie was the inspiration for the cartoon show WACKY RACES (1968): Dick Dastardly and his sidekick Mutley were based on Fate and Max (Peter Falk), Penelope Pitstop is Natalie Wood’s Maggie DuBois, and Peter Perfect is Tony Curtis. There are anthological passages: the longest pie fight sequence in movie history (4 minutes), Fate’s contraptions, Curtis dangling upside down from a balloon, and of course Natalie Wood’s legs. Blake Edwards was known for his penchant for slapstick physical humor and Vaudevillian visual gags. The movie is to be always seen as a testimony of how the American cinema of the 60s had a permanent effect on people.