1. GIGANTE (GIANT, Uruguai, 2009) – Mais um belo exemplo do cinema sul-americano (o Brasil não entra nesta lista). Agora é o Uruguai que faz bonito: o diretor Adrian Biniez nos traz um sensível retrato da solidão encapsulada num processo obsessivo para lá de romântico. Jara (Horacio Camandule) é um guarda-noturno de um supermercado e, através das câmeras de monitoração interna, se apaixona por uma das encarregadas da limpeza, Julia (Leonor Svarcas). A partir daí, o lento tempo da paixão se instala, até a cena final, quando tudo parece ter sua razão de ser. Imperdível. Another nice edition of the Sout-American cinema (excluding Brazil). Now it is Uruguay’s turn: director Adrian Biniez bring us a sensituive portrait of loneliness encapsulated in a romantic and obsessive process. Jara (Horacio Camandule) is a security guard in a supermarket and monitoring the store via surveillance cameras falls in love for a janitor named Julia (Leonor Svarcas). From this point on, the slow rythym of passion is established, until the final scene when everything falls into place.