Até que ponto essa prisão é real...? |
O GOLPISTA DO TINDER (THE TINDER SWINDLER, USA, 2022) – O documentário sobre as mulheres enganadas pelo suposto bilionário playboy israelense, Simon alguma coisa, no final, fica mal para elas. A sensação é de uma produção bem feita, relevante no sentido de alertar para os riscos do Tinder, mas falha ao não apresentar uma abordagem psicanalítica das mulheres envolvidas e do próprio Simon. Há vários aspectos da pós-modernidade a serem observados: vaidade, carência afetiva, deslumbramento pelo consumo, misoginia, leniência do sistema penal, exibicionismo, manipulação e a impressionante incapacidade de as pessoas aceitarem a própria solidão, levando-as a acreditar que um aplicativo pode lhes indicar o caminho seguro para o amor. The documentary about the women deceived by an alleged Israeli billionaire, Simon something, puts these women on a delicate and unfavorable position. The well-made production is relevant in the sense of pointing out the risks of Tinder, but it fails in the attempt to show a psychoanalytic approach of those women and of Simon himself. There are several aspects of post-modernity to be observed: vanity, lack of affection, fascination of consumption, misogyny, tolerance of the penal system, exhibitionism, manipulation and the impressive incapacity of accepting their own loneliness, which leads them to believe in an app that may indicate the safe path to love. Netflix.