domingo, 7 de setembro de 2025

4775 - MASSAGISTAS PROFISSIONAIS (1976)


 MASSAGISTAS PROFISSIONAIS (Brasil, 1976) – A pornochanchada no Brasil já era praticamente indefensável na época, mas essa produção (!), escrita e dirigida por Carlo Mossy, conseguiu chegar a níveis abissais de bizarrice e mau gosto. O fiapo de roteiro se perde sob o vazio de personagens que, certamente, não estão à procura de um autor nem se sustentam ao longo de cansativos 108 minutos, durante os quais se amontoam clichês desenxabidos e figuras caricatas, além do costumeiro desprezo que esse tipo de filme tinha pelas mulheres em geral. Não se nota, em momento algum, um esforço mínimo em alinhavar a cenas mal feitas, para dar à narrativa qualquer camada de compreensão e sentido, apesar da estereotipagem do mulherengo carioca, da ingenuidade oportunista dos oriundos dos interior para tentar a sorte na cidade grande, da visão preconceituosa em relação aos homossexuais e do falso moralismo já apontado com muito mais brilhantismo por Nelson Rodrigues. Até mesmo o cinema esteticamente decadente deste período já teve melhores exemplos de produções escapistas realizadas por pessoas mais talentosas e com um quantum de adesão aos padrões mínimos da arte cinematográfica. Pornochanchada in Brazil was already practically indefensible at the time, but this production (!), written and directed by Carlo Mossy, managed to reach abyssal levels of bizarreness and bad taste. The plot line is lost in the emptiness of characters who, certainly, are not looking for an author or sustain themselves over the course of a tiring 108 minutes, during which clumsy clichés and caricatured figures are piled up, in addition to the usual contempt that this type of film has for women in general. There is no notice, at any time, a minimal effort to stitch together poorly made scenes, to give the narrative any layer of understanding and meaning, despite the stereotyping of the womanizer from Rio de Janeiro, the opportunistic naivety of those from the countryside to try their luck in the big city, the prejudiced view of homosexuals and the false moralism already pointed out with much more talent by Nelson Rodrigues. Even the aesthetically decadent cinema of this period has had better examples of escapist productions made by more talented people and with a quantum of adherence to the minimum standards of cinematographic art.