UM BOM ANO (A GOOD YEAR, UK, USA, 2006) – Este é um dos meus filmes favoritos, e a ele eu volto sempre, especialmente quando é domingo e há alguma coisa do ar provençal, por estranho que pareça, enquanto o céu vai se azulando entre nuvens insistentes. Há também algo de conforto em ver Max (Russell Crowe) às voltas com o chateau e o vinhedo deixado por seu tio Henry (o magnífico Albert Finney) no sul da França e conhecer Fanny Chenal (Marion Cotillard), um deslumbramento difícil de traduzir com o conjunto vocabular disponível no mundo atualmente. E a isso acrescente-se uma emocionante relação de afeto entre tio e sobrinho, constituída na infância deste e no ocaso existencial daquele, cujas cenas retroativas são intercaladas com a gradual humanização do Max adulto e egoísta, egresso do sistema financeiro e surpreso ao reencontrar a felicidade vivida em La Siroque. O filme de Ridley Scott é uma mistura de comédia e drama pessoal, daqueles em que o personagem principal se redescobre a partir das experiências inesperadas, envolvendo pessoas simples e a descoberta do amor na forma e no conteúdo de Marion Cotillard. This is one of my favorite films, and I always come back to it, especially when it's Sunday and there's something of the Provençal air, strange as it may seem, as the sky turns blue between insistent clouds. There is also something of comfort in seeing Max (Russell Crowe) dealing with the chateau and the vineyard left by his uncle Henry (the magnificent Albert Finney) in the south of France and meeting Fanny Chenal (Marion Cotillard), a dazzling woman difficult to translate with the vocabulary set available in the world today. And to this must be added an exciting relationship of affection between uncle and nephew, constituted in the latter's childhood and in the existential sunset of the former, whose retroactive scenes are interspersed with the gradual humanization of the adult and selfish Max, who has left the financial system and is surprised to rediscover the happiness experienced in La Siroque. Ridley Scott's film is a mix of comedy and personal drama, in which the main character rediscovers himself from unexpected experiences, involving simple people and the discovery of love in the form and content of Marion Cotillard. Disney Plus.
domingo, 7 de setembro de 2025
4774 - UM BOM ANO (2006)
UM BOM ANO (A GOOD YEAR, UK, USA, 2006) – Este é um dos meus filmes favoritos, e a ele eu volto sempre, especialmente quando é domingo e há alguma coisa do ar provençal, por estranho que pareça, enquanto o céu vai se azulando entre nuvens insistentes. Há também algo de conforto em ver Max (Russell Crowe) às voltas com o chateau e o vinhedo deixado por seu tio Henry (o magnífico Albert Finney) no sul da França e conhecer Fanny Chenal (Marion Cotillard), um deslumbramento difícil de traduzir com o conjunto vocabular disponível no mundo atualmente. E a isso acrescente-se uma emocionante relação de afeto entre tio e sobrinho, constituída na infância deste e no ocaso existencial daquele, cujas cenas retroativas são intercaladas com a gradual humanização do Max adulto e egoísta, egresso do sistema financeiro e surpreso ao reencontrar a felicidade vivida em La Siroque. O filme de Ridley Scott é uma mistura de comédia e drama pessoal, daqueles em que o personagem principal se redescobre a partir das experiências inesperadas, envolvendo pessoas simples e a descoberta do amor na forma e no conteúdo de Marion Cotillard. This is one of my favorite films, and I always come back to it, especially when it's Sunday and there's something of the Provençal air, strange as it may seem, as the sky turns blue between insistent clouds. There is also something of comfort in seeing Max (Russell Crowe) dealing with the chateau and the vineyard left by his uncle Henry (the magnificent Albert Finney) in the south of France and meeting Fanny Chenal (Marion Cotillard), a dazzling woman difficult to translate with the vocabulary set available in the world today. And to this must be added an exciting relationship of affection between uncle and nephew, constituted in the latter's childhood and in the existential sunset of the former, whose retroactive scenes are interspersed with the gradual humanization of the adult and selfish Max, who has left the financial system and is surprised to rediscover the happiness experienced in La Siroque. Ridley Scott's film is a mix of comedy and personal drama, in which the main character rediscovers himself from unexpected experiences, involving simple people and the discovery of love in the form and content of Marion Cotillard. Disney Plus.