segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

4815 - O RETORNO DO REI: A QUEDA E A ASCENSÃO DE ELVIS PRESLEY (2024)

 


O RETORNO DO REI: A ASCENSÃO E QUEDA DE ELVIS PRESLEY (RETURN OF THE KING: THE FALL AND RISE OF ELVIS PRESLEY, USA 2024) – O documentário gira em torno do especial de 1968, quando Elvis retorna à TV para uma apresentação exitosa, trazendo-o de volta ao sucesso adormecido durante quase toda a década de 60, quando ele fez inúmeros filmes fracos, somente para ganhar dinheiro, conforme mandava a figura mefistofélica de seu empresário, Coronel Tom Parker. O especial de 68 foi a primeira vez em que Elvis tomou as rédeas de sua carreira e de seu destino. Infelizmente, logo depois, o Coronel passou a agendar uma série de shows, geralmente com uma produção barata – à exceção da temporada no Hilton em Vegas -, que foram exaurindo Elvis, já totalmente dependente de uppers e downers, até o fim anunciado em 16 de agosto de 1977. The documentary revolves around the 1968 special, when Elvis returns to TV for a successful performance, bringing him back to the success dormant during almost the entire 60s, when he made numerous formulaic films, just to make money, as ordered by the Mephistophilic figure of his manager, Colonel Tom Parker. The '68 special was the first time Elvis took the reins of his career and his destiny. Unfortunately, soon after, the Colonel began to schedule a series of shows, usually with a cheap production – except for the season at the Hilton in Vegas – which were exhausting Elvis, already totally dependent on uppers and downers, until the announced end on August 16, 1977. Netflix.




sábado, 13 de dezembro de 2025

4814 - JAY KELLY (2025)


JAY KELLY (USA, 2025) – O filme de Noah Baumbach (HISTÓRIA DE UM CASAMENTO, com Scarlett, e BARBIE) se equilibra entre duas abordagens aparentemente opostas, mas que se enfeixam no seu sentido macro e microscópico de representação: a crise existencial de um ator famoso (George Clooney) e a frieza pragmática e industrial de Hollywood, onde personagens e seus intérpretes se fundem deleteriamente em função da expectativa do público cada vez mais ávido por heróis, imaginários ou não – a cena em que Jay corre atrás de um ladrão e recupera a bolsa de suma senhora encapsula essa premissa perfeitamente. O roteiro, à medida que o filme avança, vai se tornando mais intimista, orbitando tomada de consciência de Jay e o redimensionamento da vida de Ron, uma atuação realmente comovente de Adam Sandler, no que talvez seja seu melhor papel até agora. A incapacidade trágica de Jay de viver qualquer coisa sem transformá-la em performance vertebra suas ações até ao paroxismo de escolher, pela primeira vez, viver de modo autêntico. Noah Baumbach's film (MARRIAGE STORY, with Scarlett, and BARBIE) balances between two apparently opposite approaches, but which are bundled in their macro and microscopic sense of representation: the existential crisis of a famous actor (George Clooney) and the pragmatic and industrial coldness of Hollywood, where characters and their interpreters merge in a harmful way due to the expectation of the audience increasingly eager for heroes, imaginary or not – the scene where Jay runs after a thief and retrieves his lady's purse encapsulates this premise perfectly. The script, as the film progresses, becomes more intimate, orbiting Jay's awareness and the resizing of Ron's life, a really moving performance by Adam Sandler, in what is perhaps his best role so far. Jay's tragic inability to live anything without turning it into a performance vertebrates his actions to the paroxysm of choosing, for the first time, to live authentically. Netflix. 



quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

4813 - O ROUBO DAS CALCINHAS (1975)

 


O ROUBO DAS CALCINHAS (Brasil, 1975) - O filme é composto por dois episódios distintos: o homônimo "O Roubo das Calcinhas" (dirigido por Braz Chediak) e "I Love Bacalhau" (dirigido por Sindoval Aguiar). Sob alguns aspectos, o segundo episódio pode ser considerado aceitável, principalmente porque a atuação de Maurício do Valle em um papel cômico funciona bem na história. Uma análise um pouco mais profunda, pode descrever o filme como uma pletora de personagens estereotipados do submundo suburbano carioca, incluindo "malandros, marginais, mulatas, bicheiros, bichas, putas, sambistas, portugas e carcamanos". The film consists of two distinct episodes: the homonymous "O Roubo das Calcinhas" (directed by Braz Chediak) and "I Love Bacalhau" (directed by Sindoval Aguiar). In some ways, the second episode is acceptable, mainly because Maurício do Valle's performance in a comic role works well within the story. A slightly deeper analysis can describe the film as a plethora of stereotypical characters from the suburban underworld of Rio, including "scoundrels, outcasts, mulattos, bicheiros, queers, whores, samba dancers, portugas and carcamanos".


4812 - A INFIDELIDADE AO ALCANCE DE TODOS (1972)

 


A INFIDELIDADE AO ALCANCE DE TODOS (Brasil, 1972) - O filme é dividido em duas partes: a primeira ("A Tuba"), elogiada pelo uso de simbolismo e ambientação no interior, funciona como uma comédia erótica que satiriza a política local e a hipocrisia, enquanto a segunda parte ("A Transa") foca no erotismo e no swing entre casais de elite, mas é vista como mais trivial e focada em cenas de sexo, sendo um retrato da época e da pornochanchada brasileira. É um filme esquizofrênico, onde a primeira metade é mais elogiada pela crítica social e humor, e a segunda pela exploração do erotismo, sendo um marco da comédia erótica brasileira que hoje é apreciado mais como uma curiosidade histórica e de costumes.  The film is divided into two parts: the first ("The Tuba"), praised for its use of symbolism and interior setting, works as an erotic comedy that satirizes local politics and hypocrisy, while the second part ("A Transa") focuses on eroticism and swing between elite couples, but is seen as more trivial and focused on sex scenes, being a portrait of the time and of Brazilian pornochanchada. It is a schizophrenic film, where the first half is praised more for its social criticism and humor, and the second for its exploration of eroticism, being a landmark of Brazilian erotic comedy that is today appreciated more as a historical curiosity and a reflection of customs. Canal Brasil.



4811 - A COMPANHIA DOS LOBOS (1984)


 A COMPANHIA DOS LOBOS (THE COMPANY OF THE WOLVES, USA, 1984) – O diretor Neil Jordan (de ENTREVISTA COM O VAMPIRO) parece ter tido a intenção de fazer uma alegoria freudiana da história de Chapeuzinho Vermelho com, digamos, uma abordagem liberal de lobisomens com altos níveis de testosterona, dispostos a matar e, claro, assediar jovens adolescentes a caminho da casa de suas avós. O roteiro não funciona muito bem ao misturar simbolismo sexual, poesia bucólica e momento de horror gongórico em sequências meio forçadas. Aqueles que apreciam efeitos especiais da era pré-CGI e histórias meio bizarras vão adorar. Director Neil Jordan (of INTERVIEW WITH THE VAMPIRE) seems to have intended to make a Freudian allegory of the story of Little Red Riding Hood with, say, a liberal approach of werewolves with high testosterone levels, willing to kill and, of course, harass young teenagers on their way to their grandmother’s house. The script doesn't work very well by mixing sexual symbolism, bucolic poetry and a moment of gory horror in somewhat forced sequences. Those who appreciate special effects from the pre-CGI era and somewhat bizarre stories will love it. Oldflix.



quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

4810 - O ENVIADO (2004)

 


O ENVIADO (GODSENT, USA, 2004) – A presença de Robert De Niro no elenco dá credibilidade a qualquer filme, mesmo os que desperdiçam uma boa premissa, como a da discussão da clonagem humana sob o ponto de vista de Hollywood. Depois de perder o filho de seis anos num acidente, um casal (Greg Kinnear e Rebecca Romin Stamos) é abordado por um médico (De Niro) prometendo trazê-lo de volta através da clonagem, mesmo ultrapassando as barreiras legais. Depois de alguma relutância, eles aceitam a proposta e, anos mais tarde, passam a viver com o “novo” filho e a enfrentar seu comportamento estranho. A questão moral proposta pelo filme se resume a “só porque podemos fazer alguma coisa, isso significa que devemos?”, mas isso acaba se diluindo numa história de quase terror envolvendo um cientista louco e uma criança meio perturbada, apropriadamente chamada de Adam. The presence of Robert De Niro in the cast gives credibility to any film, even those that waste a good premise, such as the discussion of human cloning from the point of view of Hollywood. After losing their six-year-old son in an accident, a couple (Greg Kinnear and Rebecca Romin Stamos) is approached by a doctor (De Niro) promising to bring him back through cloning, even though they overcome legal barriers. After some reluctance, they accept the proposal and, years later, start living with the "new" son and facing his strange behavior. The moral question posed by the film boils down to "just because we can do something, does that mean we should?", but this ends up diluting into a quasi-horror story involving a mad scientist and a half-disturbed child, aptly named Adam. Oldflyx.



terça-feira, 9 de dezembro de 2025

4809 - TERRA DE GIGANTES - EPISÓDIO 1 (1968)

 


TERRA DE GIGANTES, EPISÓDIO 1 – THE CRASH – (LAND OF GIANTS, USA, 1968) – O piloto desta série criada por Irwin Allen é uma mistura de Gulliver com O INCRÍVEL HOMEM QUE ENCOLHEU (1957) e tem tudo no qual Allen foi especialista: efeitos especiais caprichados (para a época), uma espaçonave avariada e uma tripulação em apuros, lagartos e outros bichos gigantes, num planeta supostamente desconhecido, mas com habitantes curiosamente falando inglês fluente. Tudo isso faz parte do universo alleniano que tanto fascinou a infância dos anos 60 e 70. Embora a tripulação do Spindrift não siga o padrão família de Perdidos no Espaço, temos um personagem aos moldes do Dr. Smith – o Fitzhugh de Kurt Kasznar também tem, inicialmente, um perfil ameaçador, para, depois, ser mais um respiro cômico da série. O voo e a aterrisagem do Spindrift são bem realizados, especialmente quando a nave sobrevoa a cidade dos gigantes, e os personagens principais, Steve (Gary Conway) e Dan (Don Marshal – que também está em JULIA, com Diahann Carrroll) se dão conta de que não estão na Terra. Assim como em outras produções de Allen, os personagens femininos são relegados a um arco dramático secundário e derrisório, servindo apenas como interface estética em histórias basicamente centradas em abordagens masculinas. LOG foi uma série com o que havia de melhor na época e continua sendo um dos marcos da sci-fi televisiva dos anos 60. Numa leitura mais politizada, LOG poderia ser uma metáfora da Guerra Fria, algo comum nos programas da época, mostrando, sob a ótica americana, o mundo dos gigantes como uma velha república Marxista: pesada, reprimida, tecnologicamente atrasada e cidadãos malévolos, enquanto os pequeninos representavam os ianques criativos e superiores aos gigantes. The pilot of this series, created by Irwin Allen is a mix of Gulliver and THE INCREDIBLE SHRINKING MAN (1957) and has everything Allen was an expert in: neat special effects (for the time), a damaged spaceship and a crew in trouble, lizards and other giant animals, on a supposedly unknown planet, but with inhabitants curiously speaking fluent English. All of this is part of the Allenian universe that so fascinated the childhood of the 60s and 70s. Although the crew of the Spindrift does not follow the standard family of Lost in Space, we have a Dr.Smith-esque character – Kurt Kasznar's Fitzhugh also has, initially, a menacing profile, to later be another comic respite of the series. The flight and landing of the Spindrift are well done, especially when the ship flies over the city of giants, and the main characters, Steve (Gary Conway) and Dan (Don Marshal – who is also in JULIA, with Diahann Carrrol) realize that they are not on Earth. As in other Allen productions, the female characters are relegated to a secondary and derisory dramatic arc, serving only as an aesthetic interface in stories basically centered on male approaches. LOG was clearly on the cutting edge of its time and remains one of the landmarks of sci-fi television in the 60s.



segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

4808 - POR UM TRIZ (2003)

 


POR UM TRIZ (OUT OF TIME, USA, 2003) – A primeira sequência deste noir tropical, com Denzel Washington, todo cool como o chefe de polícia na escaldante Flórida, que, fingindo atender ao chamado de uma mulher (na realidade, sua amante), chega à casa dela e a interroga com o jeito mais malandro possível – cena estupenda, com um ator superlativo e obrigatório – já aponta para uma história irresistível, que exsuda sensualidade e mistério, com um roteiro bem estruturado e boas atuações do elenco de apoio, como Eva Mendes e John Billingsley (o Dr. Phlox, de STAR TREK: ENTERPRISE). Eva Mendes, apesar da boa atuação, não convence muito como uma policial de roupas justas e curvas perigosas... mas quem se importa? The first sequence of this tropical noir, with Denzel Washington, all cool as the police chief in scorching Florida, who, pretending to answer the call of a woman (in reality, his lover), arrives at her house and interrogates her in the most mischievous way possible – a stupendous scene, with a superlative and obligatory actor – already points to an irresistible story, that exudes sensuality and mystery, with a well-structured script and good performances by the supporting cast, such as Eva Mendes and John Billingsley (Dr. Phlox, from STAR TREK: ENTERPRISE). Eva Mendes, despite the good performance, does not convince much as a police officer with tight clothes and dangerous curves... But who cares?



sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

4807 - A INVOCAÇÃO DO MAL 4: O ÚLTIMO RITUAL (2025)

 


A INVOCAÇÃO DO MAL 4: O ÚLTIMO RITUAL (THE CONJURING: THE LAST RITES, USA, 2025) – A quadrilogia tem nos dois primeiros filmes seus melhores momentos, com um perfeito equilíbrio entre suspense e terror, baseado principalmente na edição ágil e criativa, além da boa atuação dos protagonistas, Patrick Wilson e Vera Farmiga. Deixando o terceiro filme de lado – ele é horrível, no pior sentido -, esta quarta edição procura retomar a atmosfera exitosa dos filmes iniciais, embora o roteiro se arraste em duas horas e 15 minutos, metade dos quais a ação se limita a explicações esotéricas e pouquíssimos sustos. Curiosamente, são os minutos finais, nos quais o casal Warren aparece dançando e projetando um futuro feliz para sua família, que inesperadamente nos emocionam, invocando perspectivas muito mais benignas, sem qualquer sombra do mal inserta nos títulos em português. The quadrilogy has its best moments in the first two films, with a perfect balance between suspense and horror, based mainly on agile and creative editing, in addition to the good performance of the protagonists, Patrick Wilson and Vera Farmiga. Leaving the third film aside – it is horrible, in the worst sense – this fourth installment seeks to resume the successful atmosphere of the initial films. However, the script drags on for two hours and 15 minutes, half of which the action is limited to esoteric explanations and very few scares. Curiously, it is the final minutes, in which the Warren couple appears dancing and projecting a happy future for their family, that unexpectedly move us, evoking more benign perspectives, without any shadow of the evil inscribed in the Portuguese titles. Prime.  



4806 - ADEMÃ - A VIDA E AS NOTAS DE IBRAHIM SUED (2022)


ADEMÃ – A VIDA E AS NOTAS DE IBRAHIM SUED (Brasil, 2022) – Documentário sobre Ibrahim Sued concebido por sua filha, Isabel Sued Perrin, que divide a direção do filme com Paulo Henrique Fontenelle. Mesmo tendo nascido no seio familiar, a obra não tenta edulcorar a trajetória do homem da comunicação nem esconde seus deslizes, como os erros de português. Se há algum exagero, eles são de responsabilidade dos amigos que contribuem com depoimentos, todos exaltando o alto poder de sedução de Ibrahim, a relevância de suas colunas (seja em jornal como na TV), sua dedicação às apurações e generosidade à toda prova. se beneficia de imagens de arquivo que recuperam os anos de glória do colunista, entre as décadas de 1950 e 1980, desde seus primeiros passos como fotógrafo até o ocaso, quando seus textos deixaram de ser diários e ficaram restritos aos domingos. Ainda que nutrisse um certo desprezo pelo jet set, ele se aproveitava de seu charme, de seu 1m90 de altura e de seus olhos verdes para criar laços com atrizes famosas que visitavam a cidade, presidentes daqui e de outros países e de celebridades como o estilista Pierre Cardin (1922-2020), que participa do documentário. Em determinado momento, é dito até que a atriz e musa americana Ava Gardner o levou para sua suíte, após nota-lo numa coletiva de imprensa. Documentary about Ibrahim Sued conceived by his daughter, Isabel Sued Perrin, who shares the direction of the film with Paulo Henrique Fontenelle. Even though he was born in the family, the work does not try to sweeten the trajectory of the man of communication nor does it hide his slips, such as the mistakes in Portuguese. If there is any exaggeration, they are the responsibility of the friends who contribute with testimonies, all extolling Ibrahim's high power of seduction, the relevance of his columns (whether in newspapers or on TV), his dedication to the investigations and generosity to the fullest. benefits from archival images that recover the columnist's glory years, between the 1950s and 1980s, from his first steps as a photographer to the sunset, when his texts ceased to be daily and were restricted to Sundays. Although he had a certain contempt for the jet set, he took advantage of its charm, its 1m90 height and its green eyes to create bonds with famous actresses who visited the city, presidents from here and other countries, and celebrities such as fashion designer Pierre Cardin (1922-2020), who participates in the documentary. At one point, it is even said that the American actress and muse Ava Gardner took him to her suite, after noticing him at a press conference. Canal Brasil.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

4805 - ADULTÉRIO À BRASILEIRA (1969)

 


ADULTÉRIO À BRASILEIRA (Brasil, 1969) - O filme é notável por ter ajudado a definir a pornochanchada, que floresceu nas décadas de 1970 e 1980. Ele aborda o adultério em diferentes classes sociais, utilizando um tom cômico e supostamente irreverente, contribuindo para a liberalização dos costumes da época. Apesar de seu impacto no estabelecimento do gênero, o filme não obteve um grande sucesso comercial imediato na época de seu lançamento, em 1969. No entanto, juntamente com o filme "Os Paqueras" (1969), marcou o início de uma nova fase do cinema brasileiro voltado para o público popular, Em análises retrospectivas, o filme é visto como uma produção que, bem ou mal, traduzia um modo de ver e uma maneira de se expressar marcadamente brasileiros, cumprindo o papel de ocupar o mercado cinematográfico nacional em um período dominado por filmes estrangeiros. O destaque é a romena Jaqueline Myrna, protagonista do último episódio. The film is notable for having helped define pornochanchada, which flourished in the 1970s and 1980s. He addresses adultery in different social classes, using a comic and supposedly irreverent tone, contributing to the liberalization of the customs of the time. Despite its impact on establishing the genre, the film did not achieve great immediate commercial success at the time of its release in 1969. However, together with the film "Os Paqueras" (1969), it marked the beginning of a new phase of Brazilian cinema aimed at the popular audience. In retrospective analyses, the film is seen as a production that, for better or worse, translated a way of seeing and a way of expressing oneself markedly Brazilian, fulfilling the role of occupying the national cinematographic market in a period dominated by foreign films. The highlight is the Romanian Jaqueline Myrna, protagonist of the last episode. Canal Brasil.



segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

4804 - MULHER TENTAÇÃO (1981)

 


MULHER TENTAÇÃO (BRASIL, 1981) – Seguindo a vertente de filmes de sexo explícito produzidos pela Boca do Lixo, que chegou ao ápice dois anos depois, MT já apresenta as características destas produções, como closes ginecológicos dando sustentação a roteiros pífios e atuações que beiram o desastre tespiano. O filme revela um caldo de perversões que começava a ferver de acordo com o afrouxamento da censura nos estertores da ditadura. É uma produção tacanha, desenxabida, quase adolescente na sua abordagem do sexo entre os personagens, todos estereotipados, no pior sentido do termo, mostrando um retrato de uma sociedade deprimente, neurótica e com valores questionáveis, segundo os quais, por exemplo, a mulher não é uma tentação, mas apenas um objeto descartável e manipulador. Following the strand of explicit sex films produced by Boca do Lixo, which reached its apex two years later, MT already presents the characteristics of these productions, such as gynecological close-ups supporting poor scripts and performances that border on the Thespian disaster. The film reveals a broth of perversions that was beginning to boil according to the loosening of censorship in the throes of the dictatorship. It is a narrow-minded, clumsy, almost adolescent production in its approach to sex between the characters, all stereotyped, in the worst sense of the term, showing a portrait of a depressing, neurotic society with questionable values, according to which, for example, the woman is not a temptation, but only a disposable and manipulative object. Canal Brasil.