o segredo de beethoven (copying beethoven, usa/alemanha 2006) – um dos aspectos interessantes deste filme é mostrar um lado mais humano de Beethoven, sempre estereotipado como irascível e temperamental. Isso Ed Harris (28 de novembro de 1950, New Jersey) faz bem, como protagonista que se deixa descobrir como alguém capaz de emoções, depois que Anna Holtz (Diane Kruger, 15 de julho de 1976, Alemanha) vai trabalhar para ele com copista de suas partituras. Felizmente, o filme não explora essa aproximação de forma carnal e sim através de uma metáfora inesperada e original – na estréia da Nona Sinfonia, durante a qual Anna passa o tempo todo como os olhos nos olhos do mestre, marcando o tempo para que ele pudesse reger a orquestra sem ouvi-la. O Beethoven de Harris soma tudo o que ele possa ter sido em vida: temperamental, rude, egoísta, e até divertido, e nos leva a considerar o conceito de que a beleza pode estar no tumulto, na mistura do vulgar e do sublime, no paradoxo humano de buscar uma arte livre através de regras rígidas. Direção de Agnieszka Holland.