O SEGREDO DE BERLIM (THE GOOD GERMAN, USA 2006) -se Steven Soderbergh queria fazer uma homenagem aos filmes noir da década de 40, mais especificamente, a Casablanca, a sensação que fica é que alguma coisa não se encaixou nesta produção em que George Clooney encabeça o elenco interpretando o capitão-jornalista americano Jake Geismer, que vai à Berlim por ocasião da reunião dos líderes aliados a fim de deliberar sobre a situação do mundo depois da guerra. Seu motorista, o oficial bad-boy Patrick Tully (Tobey Maguire) é assassinado em Potsdamer (região de Berlim fechada pelo exército americano para a realização do evento) pouco depois que Geismer descobre que este mantinha relacionamento com um antigo caso seu, a judia alemã Lena Brandt (Cate Blanchett). A partir daí, deflagra-se a ação do filme, pontuando elementos como corrupção, adultério, mentiras, horrores de guerra, SS, tudo numa fotografia em preto e branco, caprichada, sim, mas que acaba ficando um pouco artificial. Como proposta estética, o filme me parece meio manco, incompleto e prejudicado por um roteiro ruim, que envolve o resgate de um amor do passado, um tema que suscita interesse, mas tratado com clichês evitáveis. Soderbergh é um diretor que gosta de experimentar, o que é válido, mas, neste caso, não acertou a mão.