Bogart e Peter Lorre, à esquerda |
RELÍQUIA
MACABRA (THE MALTESE FALCON, USA, 1941) – Caso raro em que um
filme marca o início de um movimento na história do cinema, a estreia de RELÍQUIA
MACABRA, em Nova Iorque, em 3 de outubro de 1941, pode ser considerado o dia do
nascimento do filme noir. Marcando o lançamento de Huston como diretor e o
surgimento de Humphrey Bogart, o filme praticamente inventou uma forma peculiar
de contar histórias de detetives, além de apresentar mulheres de mau comportamento,
tipos sombrios e uma iluminação que se tornariam apanágios de um gênero mágico
que serviu de modelo para inúmeras produções até hoje. A rare case of a movie that marks the beginning of a
movement in the history of the cinema, the premiere of THE MALTESE FALCON, in
New York, on October 3rd, 1941, may be considered the birthday of the
noir genre. Featuring John Huston and Humphrey Bogart, the movie practically invented unusual detective storytelling and presented naughty women, somber types
and a kind of illumination that would become apanages of a magical gender and a pattern for a number of similar productions.