sexta-feira, 15 de agosto de 2014

2378 - ELEFANTE

(ELEPHANT, USA 2003) - Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semiautomática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia. O filme tem como base uma história real que abalou o mundo inteiro, “Elefante” não é simplesmente um documentário como “TIROS EM COLUMBINE”, esse filme concentra suas energias no exame do cotidiano de uma juventude sem brilho e desprovida de perspectivas. Conforme a película avança, cresce a tensão da desgraça iminente, que explodirá em um verdadeiro banho de sangue como foi o de Columbine. Surpreendentemente, tudo é mostrado sem sensacionalismo, dramalhão ou pregação. Somos testemunhas neutras do massacre e parceiros de cada um dos personagens - todos vítimas, de acordo com Van Sant. As cenas são apresentadas de diversos ângulos diferentes e soltas no tempo. A sutil amarração entre as seqüências chega a retroceder minutos, horas ou até mesmo um dia inteiro, sem que o espectador se dê conta, até que a cena atual tenha uma intersecção com outra anterior. Assim, lentamente, o diretor constrói o palco para o massacre, sem qualquer intenção de terminá-lo. Nos últimos minutos ainda há personagens a serem apresentados e destinos a serem revelados. O título do filme tem uma dupla inspiração: é uma homenagem ao diretor inglês Alan Clarke (1935 - 1990), que fez um filme intitulado ELEFANTE, sobre a violência religiosa na Irlanda. O título é uma referência à expressão "um elefante na sala", que diz respeito a coisas que incomodam as pessoas, mas que elas fazem questão de ignorar. Comparativamente, Van Sant toca em diversos pontos que podem explicar arroubos de violência estudantil como o de Columbine. Entretanto, admite que sua visão do todo pode estar completamente equivocada. De qualquer forma, a resposta não está no filme e cabe ao público tentar encontrá-la fora da sala de projeção.