quarta-feira, 3 de maio de 2017

2948 - NEGÓCIO DAS ARÁBIAS

    

NEGÓCIO DAS ARÁBIAS (A HOLOGRAM FOR THE KING, USA, Inglaterra, França, Alemanha, México, 2016) Acho que quase todo mundo concorda que Tom Hanks é obrigatório. No entanto, este filme não parece estar à altura de sua exitosa carreira, embora seja uma história simpática cujo interesse se deve muito às oníricas paisagens do Oriente Médio. Hanks é Alan Clay, representante de uma empresa americana que pretende vender um sistema holográfico de conferências a distância para o rei saudita. Um pouco desorientado por causa do choque cultural inevitável para um ocidental num país tão diferente, Alan acaba conhecendo a doutora Zahra (Sarita Choudhury), que o encanta com seu jeito direto e, ao mesmo tempo, melancólico. Hanks continua com seu carisma, aquela delicadeza incorruptível que ele passa com a certeza de quem viveu altos e baixos e que só conta com o otimismo para acordar e tocar o dia. Ele dá ao papel uma dignidade que excede a própria narrativa que, a meu ver, acaba muito abruptamente, como se o diretor Tom Tykwer (do fabuloso CORRA, LOLA, CORRA) quisesse dar um desfecho feliz a uma história apenas bonitinha.