segunda-feira, 3 de setembro de 2018

3121 - REFÉM DA PAIXÃO

   
Josh Brolin e Kate Winslet
REFÉM DA PAIXÃO (LABOR DAY, USA, 2013) – Um fugitivo da polícia obriga uma mãe divorciada, Adele (Kate Winslet, comovente), e seu filho adolescente, Henry (Gattlin Griffith, impactante) a abrigá-lo em sua casa, enquanto aguarda o melhor momento de escapar. A princípio, ela e o filho se encolhem de medo, esperando sempre o pior. O homem, Frank (Josh Brolin, estupendo), calado, meio ameaçador, meio desamparado, se põe a fazer pequenos consertos na casa antiga: conserta um degrau quebrado, lubrifica velhas dobradiças, conserta o carro caindo aos pedaços, enquanto vai se transformando na figura parental que Henry tanto precisa, mas que, até então, não tinha se dado conta. Para completar, Frank cozinha magistralmente, e logo a casa se transforma no lar de uma família improvável, cujos membros vão se descobrindo e reencontrando a felicidadade que cada um julgava perdida para si. Eu já gostava de Brolin, porém é neste filme que ele mostra como é um grandíssimo ator, perfeito em seus silêncios intensos. Kate Winslet faz de sua Adele um monumento ao sofrimento resignado de uma mulher que havia perdido a esperança de amar novamente. E Gattlin Griffith surpreende com um total entendimento diante de uma situação inesperada que afeta profundamente a sua vida, bem como a da sua mãe. Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. A runaway from the police obliges a divorced mother, Adele (Kate Winslet, poignant), and her teenage son, Henry (Gattlin Griffith, amazing) to shelter him, while he waits for the best moment to flee. At first, she and her son get scared and expect the worse. The man, Frank (Josh Brolin, stupendous), quite, threatening and unprotected, starts doing little tasks in the old house: fixes a broken step, oils old hinges, repair the family car, while becomes the father figure that Henry yearns, without realizing it. And more: Frank cooks masterfully, and soon the unexpected group thrives on a family, whose members start recovering bits of their lost happiness. I have always admired Brolin, but it was in this movie that he shows how great he is as an actor, perfect in his intense silence. Kate Winslet makes Adele a monument to the submissive suffering of a woman who had lost her hope to love again. And Gattlin Griffith is a nice surprise with his total understanding of an unforeseen situation that deeply affects his and his mother’s lives. LABOR DAY is one of my favorites of all time!