CRIME E CASTIGO (Rússia, 1970) –
Baseado na obra-prima de Dostoiévski, esta adaptação é considerada a mais fiel
ao livro e, no caso da Rússia, a adoção do cânone literário pelo cinema teve
uma função pedagógica: permitir a entrada da população iletrada na literatura e
também ser um modo de manter coesos a linguagem, costumes e valores. A opção
pela fotografia em preto e branco traduz as zonas de sombra da alma e a
perturbação pela culpa do personagem principal. O formato Cinemascope amplifica
a impressão de isolamento do personagem, preso a um cubículo onde vive ou
vagando paranoico pelas ruas de São Petersburgo. Based on Dostoievski’s masterpiece, this version is considered the
most faithful to the book and, in Russia’s case, this adoption of the literary
canon had a pedagogic function: to allow the illiterate population to get in
touch with literature as well as keep the cohesion of language, customs and
values. The black and white photography shows the character’s gloomy soul zones
and the his unconcealable guilt. The Cinemascope format amplifies the
character’s isolation, trapped in a small room where he lives or wandering
along the streets of Saint Petersburg.