CRIME E CASTIGO (Rússia, 1970) – Baseado na obra-prima de Dostoiévski, esta adaptação é considerada a mais fiel ao livro e, no caso da Rússia, a adoção do cânone literário pelo cinema teve uma função pedagógica: permitir a entrada da população iletrada na literatura e também ser um modo de manter coesos a linguagem, costumes e valores. A opção pela fotografia em preto e branco traduz as zonas de sombra da alma e a perturbação pela culpa do personagem principal. O formato Cinemascope amplifica a impressão de isolamento do personagem, preso a um cubículo onde vive ou vagando paranoico pelas ruas de São Petersburgo. Based on Dostoievski’s masterpiece, this version is considered the most faithful to the book and, in Russia’s case, this adoption of the literary canon had a pedagogic function: to allow the illiterate population to get in touch with literature as well as keep the cohesion of language, customs and values. The black and white photography shows the character’s gloomy soul zones and the his unconcealable guilt. The Cinemascope format amplifies the character’s isolation, trapped in a small room where he lives or wandering along the streets of Saint Petersburg.