Taissa Farmiga |
A FREIRA (THE NUN, USA, 2018) – O filme de Corin Hardy é uma tentativa de resgatar elementos do gênero de horror, cujos objetos artísticos são essencialmente ameaçadores e impuros. O ambiente religioso, com todas as suas interdições, é especialmente rico para a exploração desses aspectos por causa do contraste entre o profano e o divino. A freira monstruosa representa a criatura impura, e isso é a motivação básica da história. Uma das estruturas da composição de seres horrendos é a fusão. No nível físico mais simples, isso muitas vezes suscita a construção de criaturas que transgridem distinções categóricas como dentro/fora, vivo/morto, inseto/humano, corpo/máquina etc., todas, em certo sentido, vivas e mortas. A principal marca de uma figura de fusão é a mistura de categorias normalmente separadas e conflitantes num indivíduo integral, um espaço temporalmente unificado. É assim que o filme mostra a a tal freira ameaçadora, disforme, monstruosa, mesmo vestida pelo hábito religioso, cuja mensagem de santidade é inequívoca. Funciona em algumas cenas, mas deixa a desejar no conjunto narrativo. Taissa Farmiga (irmã mais nova de Vera) é o destaque como a noviça simbolizando o oposto do horror homiziado nas dependências proibidas da abadia. Corin Hardy’s movie is an attempt to rescue elements of the horror genre, whose artistic objects are essentially threatening and impure. The religious environment, with all its interdictions, is especially rich to exploit these aspects because of the opposition between profane and divine. The monstrous nun represents the impure creature, and this is the basic motivation of the story. One of the structures of the horrendous beings is fusion. On the simple physical level, this leads to the construction of creatures that transgresses categorical distinctions as in/out, live/dead, insect/human, body/machine etc, all, in a sense, living and dead. The main feature of a figure of fusion is the mixture of categories normally split and conflicted in am unabridged individual, a temporally unified space. That is how the movie displays the so-called threating nun, disform and monstrous, despite dressed with religious clothing, whose sanctity message is unmistaken. It eventually works, but leaves much to be desired in the narrative process. Taissa Farmiga (Vera’s younger sister) is the highlight as the novice symbolizing the opposite of the horror hidden in the forbidden abbey’s dependences. HBO.