segunda-feira, 22 de agosto de 2022

4122 - BOM DIA, VERÔNICA - TEMP 2 - 6 EPISÓDIOS (2022)

Tainá Müller afrontando a sociedade

BOM DIA, VERÔNICA – TEMP 2 – 6 EPISÓDIOS - (BRASIL, 2022)
– Se a primeira temporada de BDV foi muito boa, o mesmo não se pode dizer da segunda: o roteiro preguiçoso e cheio de buracos, espremidos em seis episódios, levou a história a um pastiche dos seriados policiais americanos, principalmente com a transformação forçada de Verônica (Tainá Müller) em uma vingadora, ao estilo de ATÔMICA, com Charlize Theron. O problema com os diálogos continua: tudo soa artificial e sem força. A energia dramática da série na sua primeira temporada se resumia a Camila Morgado e Eduardo Moscovis, dois nomes excepcionais. Agora, o núcleo da vilania foi entregue a um ator muito aquém do personagem: Reynaldo Gianecchini. Com clara referência a João de Deus, seu Matias Carneiro é desprovido do cinismo e da frieza característicos de uma figura deletéria disfarçada de curandeiro. É exatamente nas cenas com Gianechinni que a série cai nas suas pretenções dramáticas. No mais, as soluções equivocadas do roteiro resultam numa narrativa irregular e pouco crível, levando a trama para um lugar bem longe da discussão sobre o abuso sexual e psicológico sobre a mulher. If the first season of BDV was quite good, that’s not what happens with the second one: the lazy script, full of holes, squeezed into six episodes, takes the story to a simulacrum of the American thrillers, mainly because of Veronica’s forced transformation into Charlize Theron’s ATOMIC. The problem with the dialogues is still there: everything sounds fake and weak. The dramatic strenght of the first season had its highlight in Camila Morgado and Eduardo Moscovis’ outstanding performances. Now, the villany is in charge of a limited actor: Reynaldo Gianechinni. Clearly related to João de Deus, his Matias Carneiro is deprived of the cold cynicism of the healer’s devilish figure. It is exactly during Gianechinni’s scenes that the series has its worse moments. Moreover, the wrong solutions of the script result in an irregular and unbelievable narrative, which takes the plot away from the discussion about sexual and psychological abuse against women. Netflix.