segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

4301 - MADEMOISELLE VINGANÇA (2018)


MADEMOISELLE
VINGANÇA (MADEMOISELLE DE JONCQUIÈRES, França, 2018) – O roteiro lembra LIGAÇÕES PERIGOSAS, sem Michelle Pffeifer, mas com Cécile de France, um impacto estético da mesma forma definitivo. Ela é a mademoiselle do título deste filme repleto de beleza, seja nos cenários quanto nos figurinos, transformando cada cena numa pintura clássica. A história reúne clichés da natureza humana, das complexidades das relações afetivas e das inerentes tensões envolvendo as injustiças sociais, vingança e as torpitudes morais. Assim como Cécile, a cinematografia é belíssima, composta de estilo e atenção aos detalhes, remetendo às pinturas barrocas.  This movie was filled with beautiful, over-the-top, ornate sets and costume design, with intricacies that made almost every scene fit to be painted. The movie has the cliches of its genre to touch on human nature, the complexities of relationships, and the inherent tensions and corruptions resulting from inequality (sex, age, financial, influence, religion) and self-centeredness (delusion, self-aggrandizement, callousness, vigilante justice, lack of introspection, pride). It is a sumptuous costume drama of court intrigue, revenge, and moral turpitude. Like Cécile, the cinematography is gorgeous, with natural landscapes and the interiors composed with style and attention to detail, reminiscent of late Baroque paintings. Netflix.