segunda-feira, 20 de outubro de 2025

4788 - POSSUÍDAS PELO PECADO (1976)

 


POSSUÍDAS PELO PECADO (Brasil, 1976) – Da série “trash made in Brazil”, este filme dirigido por Jean Garret tem o indefectível David Cardoso numa de suas não atuações já consabidas por mim e por Michaeeeel. A trama gira em torno de um milionário, suas amantes e seu desejo frustrado de ter um filho homem, fato que o afasta da esposa, amante do motorista (Cardoso). A partir daí, temos um empilhamento de cenas sem muito nexo nas quais, mais uma vez, a mulher é tratada como mero objeto de satisfação para os homens, todos, aliás, de péssimo caráter. Outros filmes da época, na mesma linha de abordagem, reproduzem uma sociedade inquestionavelmente misógina, em que as relações profissionais são perpassadas por chantagens e manipulações de baixo jaez. Não há nem a sutil crítica social (presente nas chanchadas da Atlântida) que daria uma pátina de credibilidade tanto à história como aos atores envolvidos neste crime hediondo contra a sétima arte. A cena inicial, num plano-sequência que restou ser a única coisa aproveitável do filme, procura retratar, assim mesmo com limitadíssima força dramática, o que seria uma das festas de arromba que teriam seu auge, no sentido da ilimitação total, na década seguinte. From the "trash made in Brazil" series, this film directed by Jean Garret has the indefectible David Cardoso in one of his non-performances already known by me and Michaeeeel. The plot revolves around a millionaire, his lovers and his frustrated desire to have a son, a fact that distances him from his wife, the driver's lover (Cardoso). From there, we have a pile of scenes without much nexus in which, once again, women are treated as a mere object of satisfaction for the men, all, by the way, of very bad character. Other films of the time, in the same line of approach, reproduce an unquestionably misogynistic society, in which professional relationships are permeated by blackmail and low-level manipulation. There is not even the subtle social criticism (present in the chanchadas of Atlântida) that would give a patina of credibility both to the story and to the actors involved in this heinous crime against the seventh art. The initial scene, in a sequence shot that remained to be the only usable thing in the film, seeks to portray, even with minimal dramatic force, what would be one of the wild parties that would have its peak, in the sense of total limitlessness, in the following decade. Canal Brasil.