NOSSAS NOITES (OUR SOULS AT NIGHT, USA, 2017) – Por causa da morte de Robert Redford, semana passada, rever este filme é, no mínimo, uma homenagem à vida e à obra de um dos atores/diretores mais importantes do cinema. Reunindo Redford e Jane Fonda, 50 anos depois de DESCALÇOS NO PARQUE (1967), NS é uma história repleta de delicadezas, a começar pela atuação contida e profunda de Redford, como Louis, um viúvo que recebe a visita de Addie (Fonda), outra viúva e sua vizinha, com o singelo convite para dormirem juntos, porque, segundo ela, é à noite que a sensação de solidão se redimensiona. O roteiro segue alinhavando a crescente aproximação dos dois, de modo lento e irreversível, focando na simplicidade das intenções, nos conflitos com filhos e netos, na aceitação dos limites e na reconexão com a própria natureza, não raro negligenciada na solidão da velhice. Redford está perfeito e transforma cada cena num convite de reflexão para todo mundo, até mesmo para quem ainda acha que não envelheceu. Because of Robert Redford’s death, last week, reviewing this film is, at the very least, a tribute to the life and work of one of the most important actors/directors in cinema. Bringing together Redford and Jane Fonda, 50 years after BEFOOT IN THE PARK (1967), OSAN is a story full of delicacies, starting with Redford's restrained and profound performance, as Louis, a widower who receives a visit from Addie (Fonda), another widow and her neighbor, with the simple invitation to sleep together, because, according to her, it is at night that the feeling of loneliness is stronger. The script continues to align the growing approximation of the two, slowly and irreversibly, focusing on the simplicity of intentions, conflicts with children and grandchildren, acceptance of limits, and reconnection with one's own nature, often neglected in the loneliness of old age. Redford is perfect and transforms each scene into an invitation to reflection for everyone, even for those who still think they haven't aged. Netflix.
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
4782 - NOSSAS NOITES (2017)
NOSSAS NOITES (OUR SOULS AT NIGHT, USA, 2017) – Por causa da morte de Robert Redford, semana passada, rever este filme é, no mínimo, uma homenagem à vida e à obra de um dos atores/diretores mais importantes do cinema. Reunindo Redford e Jane Fonda, 50 anos depois de DESCALÇOS NO PARQUE (1967), NS é uma história repleta de delicadezas, a começar pela atuação contida e profunda de Redford, como Louis, um viúvo que recebe a visita de Addie (Fonda), outra viúva e sua vizinha, com o singelo convite para dormirem juntos, porque, segundo ela, é à noite que a sensação de solidão se redimensiona. O roteiro segue alinhavando a crescente aproximação dos dois, de modo lento e irreversível, focando na simplicidade das intenções, nos conflitos com filhos e netos, na aceitação dos limites e na reconexão com a própria natureza, não raro negligenciada na solidão da velhice. Redford está perfeito e transforma cada cena num convite de reflexão para todo mundo, até mesmo para quem ainda acha que não envelheceu. Because of Robert Redford’s death, last week, reviewing this film is, at the very least, a tribute to the life and work of one of the most important actors/directors in cinema. Bringing together Redford and Jane Fonda, 50 years after BEFOOT IN THE PARK (1967), OSAN is a story full of delicacies, starting with Redford's restrained and profound performance, as Louis, a widower who receives a visit from Addie (Fonda), another widow and her neighbor, with the simple invitation to sleep together, because, according to her, it is at night that the feeling of loneliness is stronger. The script continues to align the growing approximation of the two, slowly and irreversibly, focusing on the simplicity of intentions, conflicts with children and grandchildren, acceptance of limits, and reconnection with one's own nature, often neglected in the loneliness of old age. Redford is perfect and transforms each scene into an invitation to reflection for everyone, even for those who still think they haven't aged. Netflix.