sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

1230 - PERDIDOS NA NOITE

PERDIDOS NA NOITE (MIDNIGHT COWBOY, USA 1969) - Midnight Cowboy conta a história de dois homens – Joe Buck (Jon Voight) e Rico “Ratso” Rizzo (Dustin Hoffman) – que ao final da década de 1960 tentam manter vivas pequenas esperanças, frutos de vidas que floresceram na marginalidade. Joe é um caubói estilizado e sonhador, além de fã incondicional de John Wayne, um ícone do “macho man” americano da época. Acompanhado por um simples rádio de pilha, sai do Texas e desembarca em Nova Iorque com um sonho: ser gigolô de mulheres ricas. Mas, a cidade das “oportunidades” não lhe oferece nada mais que dissabores. Em meio à decepção, conhece Ratso, um vagabundo que lhe aplica um golpe e pega seu dinheiro. Mais tarde quando voltam a se encontrar, Joe cobra a grana usurpada por Ratso. Porém, logo se compadece desse sujeito tuberculoso e habitante de um prédio abandonado, que retrata as condições sub-humanas que a grande metrópole esconde em suas vísceras. Surge, daí, uma sólida amizade  – o único valor que sobra para os dois – e, unidos, perambulam entre os arranha-céus sem dinheiro, comida e condições de higiene. Nesse território nova-iorquino, Joe e Ratso se transformam em duas almas perdidas e errantes, embora ainda crentes nos seus sonhos trincados. O filme mostra como a terra da “liberdade” pode escravizar na miséria ingênuos sonhadores. Na qual a alternativa – escolhida em desespero – é o roubo, a prostituição ou a penhora de um bem, mesmo que este seja o simples rádio de pilha. As sequências dramáticas dirigidas por John Schlesinger  são surpreendentes e bem criativas, tangenciando uma estética mais realista, na qual os dramas das grandes cidades começavam a ser mostrados em cores cruas . Numa das cenas, por exemplo, Joe e Ratso recebem um convite para uma festa. Nela, o final da década de 1960, nos EUA, é mostrada como os primórdios da liberação sexual e da disseminação das drogas. Midnight Cowboy, entretanto, não se baseia apenas nas angústias de seus protagonistas. Apesar do sofrimento, ainda se é possível encontrar um certo humor amargo.  Joe, por exemplo, não abandona sua “pose” de John Wayne, sendo motivo de risos para as pessoas. Não deixa de ser engraçado um take em que Ratso sai mancando atrás de Joe pelas ruas da cidade, como a mostrar a diferença nem tão profunda assim dos seus mundos. Mas há ainda os planos que os mantêm vivos: Joe de conquistar sua primeira cliente. E Ratso por uma nova vida em Miami. É exatamente isso que dá ao filme seu profundo grau de dramaticidade.