sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
1230 - PERDIDOS NA NOITE
PERDIDOS NA NOITE (MIDNIGHT
COWBOY, USA 1969) - Midnight Cowboy conta a história de dois
homens – Joe Buck (Jon Voight) e Rico “Ratso” Rizzo (Dustin Hoffman) – que ao
final da década de 1960 tentam manter vivas pequenas esperanças, frutos de
vidas que floresceram na marginalidade. Joe é um caubói estilizado e sonhador, além de
fã incondicional de John Wayne, um ícone do “macho man” americano da época.
Acompanhado por um simples rádio de pilha, sai do Texas e desembarca em Nova
Iorque com um sonho: ser gigolô de mulheres ricas. Mas, a cidade das
“oportunidades” não lhe oferece nada mais que dissabores. Em meio à decepção, conhece Ratso, um
vagabundo que lhe aplica um golpe e pega seu dinheiro. Mais tarde quando voltam
a se encontrar, Joe cobra a grana usurpada por Ratso. Porém, logo se compadece
desse sujeito tuberculoso e habitante de um prédio abandonado, que retrata as
condições sub-humanas que a grande metrópole esconde em suas vísceras. Surge,
daí, uma sólida amizade – o
único valor que sobra para os dois – e, unidos, perambulam entre os
arranha-céus sem dinheiro, comida e condições de higiene. Nesse território
nova-iorquino, Joe e Ratso se transformam em duas almas perdidas e errantes,
embora ainda crentes nos seus sonhos trincados. O filme mostra como a terra da “liberdade” pode
escravizar na miséria ingênuos sonhadores. Na qual a alternativa – escolhida em
desespero – é o roubo, a prostituição ou a penhora de um bem, mesmo que este
seja o simples rádio de pilha. As sequências dramáticas dirigidas por John
Schlesinger são surpreendentes e bem
criativas, tangenciando uma estética mais realista, na qual os dramas das
grandes cidades começavam a ser mostrados em cores cruas . Numa das cenas, por
exemplo, Joe e Ratso recebem um convite para uma festa. Nela, o final da década
de 1960, nos EUA, é mostrada como os primórdios da liberação sexual e da disseminação
das drogas. Midnight Cowboy, entretanto, não se baseia apenas
nas angústias de seus protagonistas. Apesar do sofrimento, ainda se é possível encontrar
um certo humor amargo. Joe, por exemplo, não abandona sua “pose” de John
Wayne, sendo motivo de risos para as pessoas. Não deixa de ser engraçado um
take em que Ratso sai mancando atrás de Joe pelas ruas da cidade, como a
mostrar a diferença nem tão profunda assim dos seus mundos. Mas há ainda os
planos que os mantêm vivos: Joe de conquistar sua primeira cliente. E Ratso por
uma nova vida em Miami. É exatamente isso que dá ao filme seu profundo grau de
dramaticidade.