domingo, 1 de julho de 2018

3099 - O VAMPIRO DA NOITE

Van Helsing em ação
     O VAMPIRO DA NOITE (THE HORROR OF DRACULA, USA, 1957) – Clássico de horror que pôs a produtora inglesa Hammer como referência do gênero entre os anos 50 e 70, o filme traz o Drácula referencial, Christopher Lee, abusando do minimalismo: ele aparece em cena por apenas 7 minutos. O horror “campy” funciona, apesar da evidente limitação orçamentária do estúdio. Contudo, o diretor Terence Fisher retoma o quociente gótico do romance de Bram Stoker e adiciona uma dose de violência erótica sem precedência, revolucionando o horror. A atuação de Christopher Lee é eivada de intensidade passional, para qual a fleuma britânica do Van Helsing de Peter Cushing é antítese perfeita, ao expor o instinto animalesco em contrapartida com o racionalismo científico. O confronto final dos dois permanece como a cena mais icônica de qualquer filme do estúdio. Cushing, o mais emblemático ator do gênero, ainda é o melhor Van Helsing da tela. O Drácula de Lee é marcante e, de certa forma, modelou o perfil que ainda temos do Conde, misturando sofisticação com brutalidade, na dosagem certa, o que Lugosi não fez. ENGLISH: classic of horror that put the British studio Hammer as a reference of the genre from the 50’s to the 70’s, this movie brings the referential Dracula, Christopher Lee, exceeding minimalism: his screen time is only 7 minutes. The campy horror works, in spite of the evident short budget. However, the director Terence Fisher rescues the gore quotient of Bram Stoker’s novel and adds a dose of unprecedented erotic violence to which Peter Cushing’s British phlegm is the perfect antithesis, exposing the animal instinct versus the scientific rationalism. The final confrontation between the two remains the single most iconic scene in any Hammer film. Cushing, the most emblematic actor of the genre, is still the best Van Helsing on screen. Lee’s Dracula performance is gripping and modelled the outline we still have today of the Count, with some sophistication mixed with brutality, traits lacking in Lugosi’s performance.