STALLONE COBRA (COBRA, USA, 1986) – Apesar da aura cult, o filme envelheceu mal, com altas doses de testosterona aplicadas em um roteiro violento que apenas exalta a figura de “bad boy” de Sylvester Stallone, como um policial que não respeita as leis e é um produto do seu tempo, uma caricatura que tangencia a autoparódia. Desta forma, deve-se entender que COBRA é um filme que estiliza a violência e, assim, pode ser entendido como uma crítica a ela e aos seus acólitos. Como retrato dos anos 80, o filme funciona, mas fica evidente que o protótipo do macho ilimitado vivido por Sly perdeu sua dinâmica com o tempo. ENGLISH: in spite of the cult aura, the movie aged badly, with its high doses of testosterone applied to a violent plot that only highlights the bad boy persona of Sylvester Stallone as a cop who doesn’t respect the law and is a product of his time, an impersonation that just scratches the self-parody. According to this understanding, COBRA is a movie that shows a stylized violence and thus can be viewed as a criticism of it and its followers. As a picture of the 80’s, the movie works, but it is clear that the prototype of the unlimited macho performed by Sly has lost its dynamics.