terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

3400 - PARASITA


Resultado de imagem para parasita filme"
Atrás do wi-fi grátis
    PARASITA (GISAENGCHUNG, Coreia do Sul, 2019) – Vencedor do Festival de Cannes de 2019, o sensacional filme do diretor Joon-ho Bong é um retrato fiel dos efeitos do Pós-Liberalismo nas sociedades globais. Duas famílias – uma muito pobre, vivendo praticamente no subterrâneo da parte mais carente de Seul; e outra, rica, supostamente sofisticada, se deliciando em uma casa modernosa de um bairro impecavelmente limpo da mesma cidade. A metáfora do parasita é mais que evidente: o grupo pobre vai, literalmente, se alimentar do rico. Mas não é só isso. Gradativamente, o filme vai mudando de tessitura, os acontecimentos inesperados inundam (sim, há chuva, muita chuva), os personagens se transformam e tudo toma um novo rumo assustador, surpreendendo que está do outro lado da tela. A fluidez de PARASITA, com todos os seus contornos imagéticos magistralmente filmados, é tão inebriante que nos leva ao êxtase proporcionado pela arte, assim como nos obriga a refletir profundamente se é esse mesmo o mundo que desejamos para nós. Best  Motion Picture Awards in Cannes/2019, Joon-ho Bong’s outstanding movie is an actual portrait of the Post-Liberalism in the world. Two families – a very poor one, literally living in the Seoul underground; and a rich one, supposedly sophisticated, having the best time in an impeccably clean neighborhood in the same city. The parasite metaphor is more than evident: the poor group will feed on the rich one. But it is not just that. Gradually, the movie changes its tessiture, unexpected facts flood the story (yes, there is rain, a lot of rain), the characters are not the same anymore, and everything follows a creepy route, taking everyone by surprise. The fluidity of PARASITE, with all its imagistic contours, masterfully filmed, is so inebriant that it takes us to the ecstasy caused by arts as well as obliges us to think whether this is the world we want to live in or not.