segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

3407 - MATRIX RELOADED

Resultado de imagem para matrix reloaded monica bellucci
Monica Bellucci, no (nosso) primeiro plano, sempre...

     MATRIX RELOADED (USA, 2003) -  Se, no primeiro filme, a história se referia à dicotomia realidade e não realidade, em MR, o roteiro tem a ver com a possibilidade do livre arbítrio e com a discussão sobre a necessidade do ser humano de conviver com a sua própria imperfeição. É exatamente esta imperfeição que irrompe dentro do processo de recriação da realidade – as imperfeições se impõem naturalmente, e é isso que causa a “falha na Matrix”, que já tinha aparecido no primeiro filme. Aliás, MR mantém o estilo das narrativas distópicas, apostando numa história passada em um universo opressivo e totalitário, onde o indivíduo não tem liberdade nem controle sobre si mesmo. Carrie-Anne Moss continua linda, porém a entrada de Monica Bellucci, sempre estonteante em qualquer filme, é um elemento disruptivo no nosso esforço de acompanhar a trama sem perder o foco. If, in the previous movie, the plot referred to the dichotomy reality and no reality, in MR the story has to do to the capacity for applying free-will and for the discussion about the need to live with our imperfection. It is exactly this imperfection that pops from the inside of the reality recreation process – the flaws come naturally, and this is what causes the Matrix to fail. Moreover, MR keeps the style of the dystopian narratives, pointing to a story passed in an oppressive and totalitarian universe, in which the individual has no freedom or self-control. Carrie-Anne Moss is still gorgeous, but Monica Bellucci, always stunning in any movie she is in, is a disruptive element to prevent us from keeping the focus on the plot.