SHIVA BABY (USA, 2020) – Como diria Sheldon, esse filme é uma cornucópia de constrangimento social: num funeral judaico, uma jovem universitária encontra com seu sugar daddy e com uma ex-namorada, gerando uma série de situações constrangedoras envolvendo essas duas situações. É basicamente um exercício de controle do caos, numa atmosfera claustrofóbica, na qual uma atitude acaba levando a embaraços inevitáveis. É uma comédia dramática, com uma inesperada protagonista bissexual, cujas posturas de poder confrontam os preconceitos e as expectativas de seus familiares e amigos. As Sheldon would say, this movie is a cornucopia of social constraint: during a Jewish funeral service, a college student runs into her sugar daddy and ex-girlfriend, putting in motion a series of awkward events involving these situations. It basically an exercise of controlled chaos, in a claustrophobic atmosphere in which one attitude leads to another embarrassing situation. It is a dramatic comedy with an unexpected bisexual protagonist, whose positions confront the bias and expectations of her relatives and friends. MUBI.
domingo, 12 de fevereiro de 2023
4285 - SHIVA BABY (2020)
SHIVA BABY (USA, 2020) – Como diria Sheldon, esse filme é uma cornucópia de constrangimento social: num funeral judaico, uma jovem universitária encontra com seu sugar daddy e com uma ex-namorada, gerando uma série de situações constrangedoras envolvendo essas duas situações. É basicamente um exercício de controle do caos, numa atmosfera claustrofóbica, na qual uma atitude acaba levando a embaraços inevitáveis. É uma comédia dramática, com uma inesperada protagonista bissexual, cujas posturas de poder confrontam os preconceitos e as expectativas de seus familiares e amigos. As Sheldon would say, this movie is a cornucopia of social constraint: during a Jewish funeral service, a college student runs into her sugar daddy and ex-girlfriend, putting in motion a series of awkward events involving these situations. It basically an exercise of controlled chaos, in a claustrophobic atmosphere in which one attitude leads to another embarrassing situation. It is a dramatic comedy with an unexpected bisexual protagonist, whose positions confront the bias and expectations of her relatives and friends. MUBI.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
4284 - STAR WARS - EPISÓDIO II - O ATAQUE DOS CLONES (2002)
STAR WARS – O ATAQUE DOS CLONES (STAR WARS, THE ATTACK OF THE CLONES, USA, 2002) – O pior neste filme é a total falta de química entre Hayden Christensen (Anakin) e Amidala (Natalie Portman). O romance entre eles simplesmente não engata em nenhum momento, e não por causa de Portman – ela está perfeita no papel, apesar de contracenar com um ator dramaticamente limitadíssimo. The film starts off interesting with some scenes of mystery and intrigue that hook the attention. Unfortunately, it slows down in the middle with some unnecessary sequences and others with too much static dialogue. When spectacle does occur it is mostly good but nothing interesting links them together other than characters blandly talking.
4283 - STAR WARS - EPISÓDIO 1 - A AMEAÇA FANTASMA (1999)
STAR WARS – EPISÓDIO 1 - A AMEAÇA FANTASMA (STAR WARS, THE PHANTOM MANACE, USA, 1999) – Este primeiro episódio tem uma linha narrativa frágil, apenas apresentando Anakin Skywalker e sua dupla de mentores, Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). First of all, the hair-raising attempt to explain what 'the force' is. Qui-Gon tries to explain to Anakin that there are Midi-Chlorianes which are the basis and the reason for everything. Anakin replies that he doesn't understand what Qui-Gon is trying to explain to him. Thereupon Qui-Gon lets it rest and the scene is over. Of course, you wonder what that was all about. So either you explain it correctly or you leave it completely. Disney Plus.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2023
4282 - UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL (1999)
UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL (NOTTING HILL, UK, 1999) – em Notting Hill, tudo dá certo: elenco, roteiro, locações e trilha sonora. É uma das melhores comédias românticas produzidas pela turma de Richard Curtis (SIMPLESMENTE AMOR, QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL, QUESTÃO DE TEMPO). Hugh Grant é William, um modesto livreiro em NH, apaixonado por uma estrela do cinema, Anna (Julia Roberts) – isso mostra como livros e amor podem se dar muito bem. In Notting Hill everything clicks togheter: cast, script, locations and soundtrack. It is one of the best romantic comedies produced by Richard Curtis’ team (LOVE, ACTUALLY, FOUR WEDDINGS AND A FUNERAL, ABOUT TIME). Hugh Grant is William, a modest bookshop owner in NH, in love with a movie star, Anna (Julia Roberts) – this shows how books and love can absolutely agree. DVD.
4281 - PAMELA: UMA HISTÓRIA DE AMOR (2023)
PAMELA ANDERSON, UMA HISTÓRIA DE AMOR (PAMELA ANDERSON, A LOVE STORY, USA, 2023) – A trajetória de PA se parece com muitas outras: capa da Playboy, sex-symbol, estrela de BAYWATCH, casamento com um astro do rock, o escândalo (para os anos 90) de uma sex tape roubada de sua casa. Revendo todos esses eventos, Pamela parece fazer um balanço honesto da sua carreira, aparentemente sem cair numa lamentação teatralizada. Sem dúvida, ela foi tratada cruelmente por uma mídia sensacionalista, capaz igualmente de construir como destruir os ídolos do showbiz. PA’s trajectory mirrors many others: Playboy cover, sex-symbol, BAYWATCH star, marriage to a rock star, the scandal (for the 90s) of a sex-tape stolen from her house. Putting all these events in perspective, Pamela seems to honestly review of her career, apparently avoiding a staged regret. Undoubtedly, she was cruelly treated by a sensationalist media, equally able to build and destroy the idols of showbiz. Netflix.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023
4280 - TREM-BALA (2022)
TREM BALA (BULLET TRAIN, USA, 2022) – Apesar das boas críticas, o filme de David Leitch (JOHN WICK e DEADPOOL 2) é apenas um amontoado de clichês, numa ação supostamente ininterrupta, dentro de um trem no Japão. Brad Pitt consegue a desconstrução desejada para seu personagem, mas isso não é suficiente para manter o filme nos trilhos. Entre brigas e tiros, o título é o grande acerto do filme. Despite the good reviews, David Leitch’s movie (JOHN WICK and DEADPOOL 2) is just a pile of clichés, in a supposedly unstoppable action inside a train in Japan. Brad Pitt succeeds in deconstructing his character, but this is not enough to keep the movie on the right track. Among fights and bullets, the title is the great asset of the film. HBO
4279 - BILLY WILDER, NINGUÉM É PERFEITO (2016)
BILLY WILDER, NINGUÉM É PERFEITO (BILLY WILDER, LA PERFECTION HOLLYWOODIENNE, França, 2016) - A decent documentary on Billy Wilder, one of the greatest movie directors and screenwriters in history. He made such classics as The Apartment, Sunset Boulevard, Stalag 17, Double Indemnity, Some Like It Hot, Witness for the Prosecution, The Seven Year Itch, Ace in the Hole and The Lost Weekend and won six Oscars. Gives a reasonably detailed description of his cinematic career. Globoplay.
4278 - POLAR (2019)
POLAR (USA, 2019) – Madds Mikkelsen é obrigatório. Graficamente estilizado, este filme não tem nada de original: um agente quase aposentado se vê diante de uma última missão, envolvendo, principalmente, vingança. A diferença está na persona dramática de Mikkelsen, capaz de dar autenticidade a um universo estereotipado, sem perder os fundamentos estruturais de seu personagem. Sim, claro, Katheryn Winnick torna tudo mais agradável, não importa a alta litragem de sangue, tão característica deste tipo de filme. Madds Mikkelsen is mandatory. Gaphically stylized, this movie nas nothing original: a veteran agent faces a final mission of revenge. The difference is in Mikkelsen’s dramatic persona that is able to certify a stereotyped universe, without losing the foundations of his character. Yes, of course, Katheryn Winnick makes everything more pleasant, no matter the amount of blood that is a trait of these kinf of movies. Amazon Prime.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023
4277 - SANSÃO E DALILA (1949)
SANSÃO E DALILA (SAMSON AND DELILAH, USA, 1949) – De fato, a grande atração do filme é Hedy Lammar, pioneira das transmissões bluetooth, diga-se de passagem. Ela é realmente uma das mulheres mais lindas do cinema, e Dalila é um personagem totalmente adequado à sua persona misteriosa: inteligente, poderosa, consciente de seu domínio sobre o homem mais forte da Terra. Por isso, ela está totalmente convincente no papel. O mesmo não pode ser dito de Victor Mature, como Sansão. Canastrão toda vida, sem brilho e fazendo biquinho em quase todas as cenas. Indeed, the great attraction in this movie is Hedy Lammar, pionneer of bluetooth transmissions, I must say. She is really one of the most beautiful women in the history of cinema, and her Delilah is a character that totally fits her mysterious persona: intelligent, powerful, and aware of her domain over the strongest man on Earth. The same can not be said about Victor Mature, as Samson. Hammy in extreme, dull, with his lips pouted in almost every scene. TC Cult.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
4276 - UNRELATED (2007)
| Kathryn Worth e Loki |
UNRELATED (UK, 2007) – A trama é simples: uma mulher infeliz no casamento, Anna (Kathryn Worth), se refugia, durante as férias, na casa de amigos na Toscana. Mais à vontade entre o grupo jovem (cujo líder é Tom Hiddleston, bem antes de Loki), Anna enfrenta suas contradições, enquanto procura lidar com suas nova expectativas. A não ação do roteiro é um reflexo do que se passa dentro de Anna, a partir dos seus questionamentos e frustrações. Não é uma experiência cinematográfica para todo mundo, mas é uma abordagem interessante sob o ponto de vista do enfrentamento das questões inevitáveis da vida. Kathryn Worth está totalmente identificada com o papel. The plot is simple: na unhappily married woman, Anna (Kathryn Worth) takes refuge, during holidays, with a freind1s family in Tuscany. More at ease among the younger group (whose leader is Tom Hiddleston, before Loki), Anna faces her contradictions, while tries to deal with her new expectations. The slow burn script mirrors what goes on inside Anna, according to her questioning and frustrations. It is not a cinematographic experience for everybody, but it is an interesting approach from the point of view of how the inevitable life issues are, or must be, faced. Kathryn Worth is totally identified with the role. Mubi.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023
4275 - THE LAST OF US - EPISÓDIO 3 (2022)
| Murray Barlett e Nick Offerman |
THE LAST OF US – EPISÓDIO 3 (USA, 2022) – Há uma razão simples e definitiva para registar um único epísódio de uma série: este, em particular, é um dos mais perfeitos já realizados, em termos de narrativa, edição, roteiro e atuações. No começo, Joel e Ellie estão caminhando por uma vasta área dizimada. Depois de um das mais impressionantes cortes narrativos dos últimos tempos, passamos a conhecer a história de Frank (Murray Barlett) e Bill (Nick Offerman), um dos mais belos arcos narrativos de uma side story para ficar para a eternidade. There is a good and definite reason to register a single episode of a TV series: this, in particular, is one of the most perfect ever made in terms of narrative, editing, script and performances. In the beginning, we see Joel and Ellie walking along a vast anihilated area. After one of the most impressive narrative shift, we are introduced to Frank (Murray Barlett) and Bill (Nick Offerman), one of the most beautiful and touching narrative arcs to remain to eternity. HBO.
4274 - AD ASTRA (2019)
AD ASTRA (USA, 2019) – Na mesma linha de INTERESTELAR e GRAVIDADE, este filme com Brad Pitt é raso e inconsistente. Há uma proposta de resgate afetivo – Pitt é um astronauta em busca do pai (Tommy Lee Jones) – mas o resultado é comprometido por um roteiro cheio de buracos negros, com nada que sugira um esforço para consertar as falhas e melhorar a narrativa (o que são aqueles babuínos espaciais???). A conversa final entre Pitt e seu pai deve ter sido escrita por um aluno da 5.a série com sérias limitações de imaginação. In the same line of INTERSTELAR and GRAVITY, this movie with Brad Pitt is shallow and inconsistent. There is a proposal of a emotional rescue – Pitt is an astronaut searching for his father (Tommy Lee Jones) – but the outcome is compromised by a weak script full of black holes, with nothing else in it that suggests there were efforts to bridge the gap or make it work better. The climatic conversation between Pitt and Jones must have been written by a 5th grade student with creative impairment. Netflix.
4273 - A GAROTA IDEAL (2007)
A GAROTA IDEAL (LARS AND THE REAL GIRL, USA, 2007) – Ryan Gosling é obrigatório. Neste filme, ele é Lars, um rapaz tímido, solitário, e motivo de preocupação do seu irmão e de sua cunhada (a doce Emily Mortmer). Até que apresenta sua nova namorada: Bianca, uma sex doll encomendada pela Internet, com quem ele vai a todos os eventos da cidade. A partir daí, Lars desenvolve uma relação (para ele real) com Bianca, até uma transição para a realidade, com a ajuda de uma médica (a excelente Patricia Clarkson). O filme aborda a mistura entre realidade e ficção, dentro da órbita afetiva, individual e coletiva, pois não seria maravilhoso ter uma comunidade assim tão calorosa, receptiva e protetora, simplesmente porque Lars é amado por essas pessoas e elas querem a felicidade dele? São várias as leituras psicanalíticas. Ryan Gosling is mandatory. In this film, he is Lars, a lonely and shy young man, with whom his brother and sister-in-law (the sweet Emily Mortimer) are permanently worried. One day, he brings home his new girlfriend: He orders a life-size and anatomically correct sex doll and proceeds to make a companion of her, taking her to parties, to church, to family dinners. From this point on, Lars develops an actual (for him, at least) relationship with her, until the final transition to reality, helped by a doctor (the great Patricia Clarkson). The movie approaches the mixture between reality and fiction, inside the affective orbit, both individual and collective, as it would be wonderful that a group of people could be this warm, kind and accepting, simply because they happen to like somebody and want to see him get better. The psychoanalytical layers are endless. Mubi.
terça-feira, 31 de janeiro de 2023
4272 - O DESTINO DE HAFFMANN (2020)
O DESTINO DE HAFFMANN (ADIEU, MONSIEUR HAFFMANN, França, 2021) – Em 1941, um joelheiro judeu, Joseph Haffmann (Daniel Auteiul), se vê obrigado a passar sua loja para seu empregado, François (Gilles Lellouche), por causa da ocupação nazista na França. Diante desta situação, os dois homens não têm escolha a não ser fazer acordos cujas consequências os afetarão profundamente. Destaque para Sara Giraudeau, como a esposa de François, num papel difícil, no qual ela passa soberbamente as emoções diante do comportamento alterado do marido na sua relação com o antigo patrão. In 1941, a talented jeweler, Joseph Haffmann (Daniel Auteiul) is obliged to sell his shop to his employee, François (Gilles Lellouche), because of the Nazi occupation in France. Facing the situation, the two men will have no other choice but to conclude an agreement whose consequences will upset the fate of the two men. Highlight to Sara Giraudeau, as François’ wife, on a difficult role, conveying the plethora of emotions in face of her husband’s altered behavior towards his former boss. Netflix.
4271 - PÁSSARO DO ORIENTE (2019)
PÁSSARO DO ORIENTE (EARTHQUAKE BIRD, USA, UK, Japan, 2019) – Curioso filme com Alicia Vikander, como uma tradutora trabalhando no Japão, Lucy, e se vê num triângulo amoroso com um fotógrafo e uma americana, Lily (Riley Keough, neta de Elvis). Apesar do roteiro previsível, a atuação da esposa de Michael Fassbender é perfeita – sutil, intensa, impressionante. Há uma referência à PERSONA, de Bergman, em algumas cenas com Lucy e Lily, quando seus rostos parecem se fundir, sugerindo uma conexão mais profunda entre os personagens. Curious movie with Alicia Vikander (Lucy) as a translator working in Japan, and is caught in a loving triangle with a photographer and an American, Lily (Riley Keough, Elvis’ granddaughter). Despite the predicable script, Michael Fassbender’s wife is flawless – subtle, intense, impressive. There is a reference to Bergman’s PERSONA, in some scenes with Lucy and Lily, when their faces appear to be merging into one face, implying that they are more connected than previously thought. Netflix.
4270 - O LIVRO DOS PRAZERES (2022)
Simone Spoladore e a solidão de Copacabana
LIVRO DOS PRAZERES(BRASIL, 2022) – Baseado na obra de Clarice Lispector, o filme
de Marcela Lordy é sobre a solidão cósmica de Lori (Simone Spoladore), uma
professora cuja esperança é preencher sua vida vazia e sem sentido com relacionamentos
passageiros. Essa angústia é amplificada pela cidade grande, suas ruas vazias
no meio da madrugada, pelas questões existenciais sem resposta. É aí que entra
o professor de Filosofia argentino (Javier Drolas, quase impossível de
entender) para, supostamente, mostrar o caminho dos verdadeiros sentimentos a
Lori. Simone Spoladore está perfeita no papel. Based on Clarice Lispector’s work, Marcela Lordy’s movie
is about Lori’s cosmic loneliness (Simone Spoladore), a teacher whose hope is
to fulfill her empty and senseless life with transient relationships. This anguish
is amplified by the big city, by its empty streets in the small hours, and by
the unanswered existential questions. Then comes the Argentinean Philosophy
teacher (Javier Drolas, almost impossible to understand) to supposedly show Lori
the path of true feelings. Simone Spoladore is perfect on the role. Canal Brasil.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2023
4269 - SHADES OF BLUE - TEMP 3 - 10 EPISÓDIOS (2018)
SHADES OF BLUE – TEMP 3 – 10 EPISÓDIOS (SHADES OF BLUE, USA, 2018) – Depois de 36 episódios, SOB, na sua terceira temporada, chega ao fim. Jennifer Lopez continua angustiada e lindamente descabelada, na sua luta para prender o vilão da vez, Ramsey (Bruce McGill, o Jack de MAGYVER) e encontrar Stahl (Warren Kole), o agente federal apaixonado por ela (e ele não pode ser culpado por isso, não?). Apesar do roteiro um pouco arrastado (seria melhor condensado em metade dos episódios), a saga de Harlee (J-Lo) termina com fechamentos muito coerentes. After 36 episodes, SOB, in its third season, comes to an end. Jennifer Lopez is still anguished and with a beautifull messed up hair, is fighting to arrest the villain of the time, Ramsey (Bruce McGill, Jack from MACGYVER) and find Stahl (Warren Kole), the federal agent in love for her (and he can not be blamed for this, can he?). Despite the slow-burn script (half episodes would do the trick), Harlee’s saga ends with proper closures. Amazon Prime.
4268 - DUETTO (2022)
DUETTO (BRASIL, 2022) – Em 1965, Cora (Luisa Arraes) vai para a Itália com sua avó (Marieta Severo), depois da morte de seu pai em um acidente de carro. As histórias passadas na Itália me fascinam, pelo cenário, pelo clima e pelas pessoas – os italianos sempre têm o coração grande. Luisa Arraes tem tudo para ser uma estrela: é bonita, suave, tem os olhos tristes e um sorriso com múltiplas leituras – ela leva o filme dignamente, mas falta uma dimensão dramática maior em algumas sequências, especialmente quando contracena com a grandíssima Marieta. In 1965, Cora (Luisa Arraes) goes to Italy with her grandmother (Marieta Severo), after losing her father in a tragic car accident. The stories in Italy mesmerize me, for the scenery, for the climate and for the people – the Italians have a huge heart, inevitably. Luisa Arraes has everything to be a star: beautiful, nice, with sad eyes and a smile with multiple readings – she dignifiedly carries the movie, but she still lacks a bigger dramatic dimension in some sequences, especially when she shares the scenes with the great Marieta. Amazon Prime.
4267 - OS TRÊS PATETAS EM ÓRBITA (1962)
OS TRÊS PATETAS EM ÓRBITA (THE THREE STOOGES IN ORBIT, USA, 1962) – A série de longas dos 3 Patetas, da qual este filme faz parte, ficou muito abaixo dos curtas que fizeram sua fama no mundo todo. Este filme tem seu valor afetivo para mim, mas o roteiro é fraco e os rapazes se esforçam para manter uma graça não mais existente. The series of Stooges movies, of which this edition is part, is way below the quality if the shorts that made their name. this movie has an emotional symbol for me, but the slow-paced humor and only a few good jokes aren't enough to sustain a 90 minutes film. The stooges try to do their best, but even the script doesn't help. DVD.
sábado, 28 de janeiro de 2023
4266 - AFTERSUN (2022)
AFTERSUN (USA, UK, 2022) – É difícil acreditar na ausência deste filme maravilhoso nas indicações do Oscar deste ano. A diretora e roteirista Charlotte Wells constrói uma visita lírica e emocionante às lembranças que Sophie (Frankie Corio) tem das férias passadas com seu pai, Calum (Paul Mescal), num hotel na Turquia, quando ela tinha 11 anos. Calum esconde seus segredos, talvez porque Sophie ainda é uma criança, a um passo da idade na qual ela começa a descobrir o mundo. Consciência tem várias leituras aqui – suas múltiplas camadas não estão nos diálogos, mas no sensível ritmo do filme, nas escolhas editoriais, na paciência e sensibilidade da abordagem de Wells. E, claro, na fantástica Frankie Corio – aos 11 anos, uma atriz perfeita, em todos os sentidos -, e em Paul Mescal, um ator superlativo, com um trabalho notável, na entrega e na composição de um pai amoroso diante do seu próprio abismo pessoal iminente. It is hard to believe that this movie is not nominated for this year’s Academy Awards. Director and writer Charlotte Wells builds a touching visit to the memories Sophie has of holidays spent with her father in a hotel in Turkey, with her father (Paul Mescal). There's something unknowable about Calum and maybe this is because Sophie is a child, and he's her dad, and she's just about coming to the age where she's separating herself and becoming her own person. Consciousness operates on multiple tracks and "Aftersun" understands this. The multi-level awareness is not in the dialogue, but it's there in the film's gentle rhythms, the editorial choices, the patience and sensitivity of Wells' approach. And, of course in Frankie Corio’s stunning performance – at 11, a perfect actress, in all senses -, and also in Paul Mescal, a superlative actor with a remarkable work in the delivery and composition of a loving father on the verge of his own personal abyss. Mubi.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2023
4265 - O PÁLIDO OLHO AZUL (2022)
O PÁLIDO OLHO AZUL (THE PALE BLUE EYE, USA, 2022) – Diretor dos ótimos CORAÇÃO LOUCO e OUT OF FURNACE, Scott Cooper realiza aqui um ótimo thriller policial, misturando suspense e literatura – afinal, não é sempre que Edgar Allan Poe é o personagem de uma trama na qual ele tem papel fundamental. Harry Melling (o Dudley Dursley, de HARRY POTTER) é a cara de Poe. E um filme com Christian Bale é quase impossível de dar errado. Além disso, a fotografia dos campos gelados de West Point é tão fascinante, que nem precisava de uma história para justificá-la. Bale é um detetive tentando desvendar a morte de um cadete de WP, e sua atuação, tão cheia de sofrimento, nos faz perguntar: cadê o Oscar desse sujeito? A propósito, o título vem de um dos versos do poema THE TELL-TALE HEART, de Poe. Director of the great CRAZY HEART and OUT OF FURNACE, Scott Cooper does a paramount job here with this cop thriller, mixing suspense and literature – after all, it is not common to see Edgar Allan Poe as a character of a plot in which he has a pivotal role. Harry Melling (Dudley Dursley from HARRY POTTER) is the spit image of Poe. Besides, a movie with Christian Bale van not go wrong. Moreover, the West Point icy fields photography is so mesmerizing that would not even require a story to justify it. Bale is a detective trying to investigate the murder of a West Point cadet, and his performance is so fraught with suffering that makes us ask: how is it possible that this guy has not an Oscar yet? By the way, the title comes from a line of Poe’s poem THE TELL-TALE HEART. Netflix.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2023
4264 - O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (2009)
| Darín e Soledad - o amor vencendo o tempo |
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (EL SECRETO DE SUS OJOS, Argentina, 2009) – Ricardo Darín é obrigatório. Neste filme do grande Juan José Campanella, Darín é um funcionário da justiça apaixonado por sua chefe (Soledad Villamil) e obcecado pela resolução de um filme acontecido 20 anos antes. Muito mais do que um thriller policial, OSDSO é um dos mais emocionantes filmes românticos do cinema argentino. Além disso, é também sobre a bela amizade entre Benjamin (Darín) e Sandoval (Guillermo Francella). Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Ricardo Darín is mandatory. In this movie directed by the great Juan José Campanella, Darín is a retired legal counselor in love with his superior (Soledad Villamil) and obsessed with the closure of a crime committed 20 years before. Much more than a mystery thriller, TSOYE is one of the most touching romantic movie of the Argentinean cinema. Besides, it is also about the friendship between Benjamin (Darín) and Sandoval (Guillermo Francella). Best Foreign Language Film Oscar. Blu-Ray.
4263 - OS INCOMPREENDIDOS (1957)
OS INCOMPREENDIDOS (LES QUATRE CENTS COUP, FRANÇA, 1959) – Clássico de Truffaut, OS INCOMPREENDIDOS, seu primeiro filme, é sobre um menino, Antoine, em Paris e seu caminho em direção ao crime. Considerado um problema para a família (mãe e padrasto) e a escola, há todo um simbolismo na trajetória de Antoine: sempre que ele tenta se expressar criativamente, ele é cerceado, representando as angústias artísticas de uma geração pós-guerra, da qual Truffaut faz parte (ele, inclusive, aparece em uma cena do filme, num parque de diversões). A fotografia em p&b é belíssima, mostrando uma Paris sem o glamour das cores e dos neons, mas muito mais real e impactante. Truffaut’s classic, LQCC is his first movie and it is primarily about a young boy growing up with his mother and stepfather in Paris and apparently heading into a life of crime. Considered a troublemaker, Antoine’s story has a huge symbolism: anytime he tries to express himself creatively or acts up in a playful way he is shot down and metaphorically forced back into line, like the post war generation of which Truffaut is part (he has a cameo in a sequence of the film). Truffaut's cinematography in 'The 400 Blows' is exquisite. We see a Paris that is not in Technicolor with colorful fountains but a much more authentic picture of the actual situation. TC Cult.
4262 - SELENA (1997)
SELENA (USA, 1997) – Biopic de Selena Quintanilha, com Jennifer Lopez no papel-título. J-Lo está perfeita no papel, mas é Edward James Olmos o pilar dramático do filme, como o pai de Selena e também seu empresário. De certa forma, esta relação familiar lembra um pouco a história de Michael Jackson. Jennifer Lopez brilha como protagonista em várias fases da sua curta vida – uma adolescente, a mulher apaixonada, filha, irmã e cantora adorada por seus fãs. Jennifer Lopez is stunning in every way as Selena. She hits all the right chords as a teenager, a woman in love, a dutiful daughter and sister, and a singer adored by legions of fans. Edward James Olmos is the dramatic pillar of the movie, as Serena’s father and manager, similar to Michael Jackson’s story. Amazon Prime.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
4261 - O CONFORMISTA (1970)
| Jean-Louis Trintignant |
O CONFORMISTA (IL CONFORMIST, Itália, 1970) – Com sua habitual junção de Marx e Freud, Bertolucci, neste filme, critica o fascismo e o capitalismo, inserindo questões da sexualidade, numa história sobre um homem que tenta provar que é heterossexual casando-se com uma mulher e aderindo ao movimento fascista na Itália de Mussolini. Apresentado com uma notável direção de fotografia de Vittorio Storaro, o filme explora as repressões sexuais da adolescência desse homem, acentuadas por movimentos ousados de câmara e planos meticulosamente elaborados, em cenários que viraram referência estética universal. É um clássico do pós-realismo italiano, fase que durou até o meio da década de 70. Linking Marx and Freud, Bertolucci, in this movie, criticizes fascism and capitalism, inserting sexual issues in a story about an man who tries to confirm his being heterosexual marrying a woman and joining Mussolini’s fascist movement. With a remarkable photography in charge of Vittorio Storaro, the movie explores the sexual repressions surrounded by bold camera movements and thoroughly elaborated sequences in sets that have become universal aesthetic reference. It is a classic from the Italian post realism movement, period that lasted until the mid 70s. Youtube.
4260 - OS REIS DA RUA (2008)
OS REIS DA RUA (STREET KINGS, USA, 2008) – John Wick e Capitão América saem às ruas para descobrir os assassinos de um policial e pôr fim a um esquema de corrupção policial. Keanu Reeves, Chris Evan e Forest Whitaker têm personagens estereotipados: Reeves é o policial insubordinado, Evans é o parceiro cumpridor das leis e Whitaker é o chefe da equipe. Thriller policial eficiente, mas previsível, cuja maior atração é ver Evans num papel anterior aos Vingadores. John Wick and Captain America team together to find the murderers of a cop and put an end in a corruption scheme. Keanu Reeves, Chris Evans and Forest Whitaker have stereotyped characters: Reeves is the maverick cop, Evans is the one who follows thee law and Whitaker is the boss. Efficient but predicable police thriller, whose interest is to see Evans on a role previous to THE AVENGERS. Amazon Prime.
4259 - GUERRA NAS ESTRELAS: EPISÓDIO VI - O RETORNO DE JEDI (1983)
GUERRA NAS ESTRELAS: EPISÓDIO VI – O RETORNO DE JEDI (STAR WARS: EPISODE VI – THE RETURN OF THE JEDI, USA, 1983) – Desta primeira trilogia, ORDJ é a edição mais fraca. Há cenas longas demais e uma certa infantilização da narrativa, especialmente nas sequências com os Ewoks, na floresta de Endor. Leia não tem mais a independência do primeiro filme e só se destaca numa inesperada sequência de biquini, como escrava de Jabba The Hutt, incorporando o estereótipo da garota bonita apenas, sem uma contribuição efetiva para o roteiro. Han Solo também perde espaço neste filme, e R2D2 e C3PO mais uma vez roubam as cenas. From the first trilogy, TROTJ is the weakest part: overlong scenes and a childish narrative, especially in the sequences with the Ewoks in the forest of Endor. Leia has lost her independence and is only noticed for the unexpected bikini sequence, as Jabba the Hutt’s slave, personifying the “hot girl” estereotype, without any actual contribution to the script. Han Solo is also missing here, and R2D2 and C3PO steal the scenes once more. Disney Plus.
4258 - GUERRA NAS ESTRELAS: EPISÓDIO IV - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980)
STAR WARS: EPISÓDIO V - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (THE EMPIRE STRIKES BACK, USA, 1980) – Comparado ao filme anterior, OICA é muito mais sombrio, revelando a conexão entre Luke e Darth Vader e aprofundando nossa percepção dos personagens e suas motivações. Isso fica evidente nas atuações – os personagens estão mais maduros, certamente marcados pelas vicissitudes ocorridas entre o primeiro e o segundo filme. Compared to the previous movie, TESB is much somber, revealing the connection between Luke and Darth Vader, deepening our perceptions of the characters and their motives. This is noticed in the performances – the actors embody this subtle shift in emphasis by simply looking older and acting more mature, certainly marked by the vicissitudes occurred between the first and the second movie.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2023
4257 - PELÉ ETERNO (2004)
PELÉ ETERNO (BRASIL, 2004) – Com a morte de Pelé, esse documentário assume um valor histórico mais amplo, baseado em uma detalhada narrativa da sua carreira e os depoimentos típicos de produções do gênero. Os gols e as jogadas de Pelé, mostradas sistematicamente, são tão mesmerizantes que ainda vale o velho clichê: é um balé entre ele e a bola, onde ela fica permanentemente dentro de uma espécie de campo de força de um jogador realmente inigualável. With Pelé’s death, this documentary regains a broader historical value, based on a detailed narrative about his career and typical testimonies of this kind of productions. The scored goals and his performance, systematically displayed, are so mesmerizing that the old cliché can be used: it is a ballet between him and the ball, in which it permanently remains inside a kind of the force field of a really incomparable soccer player. DVD.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
4256 - GUERRA NAS ESTRELAS: EPISÓDIO IV - UMA NOVA ESPERANÇA (1977)
GUERRA NAS ESTRELAS: EPISÓDIO IV – UMA NOVA ESPERANÇA (STAR WARS: EPISODE IV – A NEW HOPE, USA, 1977) – Mesmo depois de tanto tempo, SW ainda é um filme épico em todos os sentidos. A narrativa do herói (Luke), em oposição ao vilão (Darth Vader) traz elementos arquetípicos atemporais. Os heróis são imediatamente identificáveis: o jovem confiante, fortalecido pela tragédia e ansioso para aprender, o velho mentor, a aparentemente apático mercenário, sempre caçando recompensas, e o grande twist de George Lucas – a recriação de uma donzela totalmente diferente dos personagens anódinos anteriores. O roteiro é muito simples, e são os detalhes inseridos por Lucas os transformadores do filme em um sucesso galáctico: robôs mais humanos que outros personagens e, sobretudo, o visual desgastado da espaçonaves, tradicionalmente mostradas como pristinas em filmes anteriores – em Star Wars, tudo tem quinas desgastadas ou coladas com fita adesiva, como na vida real, criando um ambiente totalmente crível e identificado com os espectadores. E a música de John Williams é uma obra-prima à parte. Even after so much time, SW is still an epic movie in all senses. The hero’s narrative in opposition to the villain (Vader) brings timeless archetypical elements. The heroes are easily identifiable: the cocky young kid, strengthened by tragedy, eager to learn, the wise old mentor, once a great warrior, the seemingly apathetic mercenary, on the run from bounty hunters, and Lucas’ great twist – the recreation of the damsel in distress, totally different from the lifeless characters from previous movies. It was not so much the story, which is simplistic, but the details inserted by Lucas are the true key to SW success: robots more human than most of the characters, and, moreover, the “lived-in look”, according to which everything has worn edges, everything is patched together with spit and scotch tape, creating a a totally believable environment which audiences recognize. And John Williams’ musical score is a parallel masterpiece. Disney Plus.