terça-feira, 11 de março de 2014

2250 - FARRAPO HUMANO

(THE LOST WEEKEND, USA 1945) - Ray Milland realmente mereceu o Oscar de Melhor Ator por este drama dirigido por Billy Wilder sem a menor preocupação de amenizar nas tintas: tanto que o próprio Milland hesitou em aceitar o papel, receoso que sua carreira de astro das matinês terminasse por causa de um papel tão corajoso quando difícil. Como convinha à estética da época, FARRAPO HUMANO (um dos raros casos em que o título em português é bem melhor do que o original) conta a história de um escritor frustrado pelo fato de ter sido recusado por várias editoras, que passa a beber compulsivamente, apesar dos esforços da namorada e do irmão. O longa foi o primeiro a tratar o alcoolismo abertamente como um drama, deixando de lado a figura cômica do bêbado, que o cinema explorava até então. O realismo contundente da trama, reforçado pela atuação magistral de Ray Milland, que interpreta o personagem principal, tornariam o longa um dos retratos mais fiéis da degradação de um viciado. O brilhantismo do longa está em retratar esta realidade sem usar nenhum atenuante, a adaptação nos induz a mergulhar no fundo do poço junto com o personagem principal e provar cada uma das sensações que ele experimenta, iniciando assim um processo que caminha para a catarse. O filme também mostra como o processo ilusório da dependência da droga (a bebida) pode ser comparado à dependência afetiva das relações amorosas que se baseiam na fusão romântica.