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O REGRESSO (THE
REVENANT, USA 2015) – Ok, Leonardo
DiCaprio
finalmente ganhou, merecidamente, o Oscar de Melhor Ator com este personagem, Hugh Glass - mutilado
por um urso e deixado à morte, sem armas nem provisões - mas a grande estrela
do filme é a Fotografia do virtuose Emmanuel Lubeski. Em tomadas longuíssimas,
sempre obtidas com luz natural, as cenas, tão imersas na vida primitiva e no
mundo crudelíssimo em que os personagens interagem (ou seria melhor dizer, se trucidam?),
vão tomando conta de nossa alma, à medida em que Glass se arrasta pelas planícies
geladas, agarrando-se ao mais tênue fio de vida que pode encontrar, a fim de realizar
um dos instintos mais básicos do ser humano: a vingança. Tirante a pouca originalidade
do roteiro (que, diga-se, não atrapalha em nada o filme como um todo), o que é
realmente admirável é o controle absoluto da técnica cinematográfica que Alejandro
G. Iñarritu demonstra, ao trazer a natureza de forma tão realista ao espectador
e manejar a câmera e seus múltiplos pontos de vista, reproduzindo o atordoamento
e a desorientação de quem está dentro de uma batalha ou atacado por um animal
selvagem. A maestria técnica deste mexicano (já exibida em BIRDMAN) impressiona
pela forma segura de contar uma história em perfeito equilíbrio com seus
personagens, mesmo que o principal deles seja a pura e simples manifestação dos
elementos da natureza.