Lewis pressionado pelos executivos |
O OTÁRIO (THE PATSY, USA,1964) – O interessante deste filme – além
de ter sido o último de Peter Lorre – é que Jerry Lewis faz uma crítica à
construção dos ídolo pelo showbiz sem que haja qualquer preocupação com parâmetros éticos.
Ele faz o papel de um funcionário de hotel que é escolhido por um grupo de
executivos de Hollywood para substituir um comediante famoso morto num desatre
de avião. A partir daí, o filme se ocupa de suas gags geniais, mas, ao mesmo
tempo, vão construindo uma narrativa sobre a forma artificial de que as
carreiras no showbiz são construídas, sempre objetivando o lucro a qualquer
custo – mesmo que seja a destruição da personalidade de um homem comum. O final
escolhido por Lewis – diretor e roteirista do filme – é uma jogada de mestre. O
elenco conta com várias estrelas da época. TC Cult. What
is interesting about this movie – besides being Peter Lorre’s last performance –
is that Jerry Lewis made a critical view of how the showbiz builds the idol
without any concern about ethics. In this movie, he is a hotel clerk who is
chosen by a group of Hollywood executives to replace a comedian who died in a
plane crash. From this point on. The movie is all about his ingenious gags. However,
at the same time, he builds a narrative about how artificial carrers on Hollywood
are made, always aiming at profit at any cost. The ending Lewis picked up, as
the director and screenwriter, is a master play. TC Cult.